segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Agricultura: Ministro faz balanço positivo de visita ao Norte

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, mostrou-se na semana passada satisfeito por verificar que agricultores, associações e autarcas no Norte do país estão empenhados na modernização do sector.
«Foi gratificante verificar no Norte do país, Trás-os-Montes e Entre o Douro e Minho, que temos já dezenas e dezenas de projectos de investimento» no sector agrícola, afirmou o governante à Agência Lusa, no final da visita que na semana passada terminou em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.
Durante o périplo de vários dias, Jaime Silva contactou com agricultores, associações e autarquias, com o objectivo de conhecer a realidade da região Norte «antes de assinar as portarias de implementação do Quadro Comunitário de Apoio».
«São portarias que levam ao apoio ao investimento«, adiantou, assumindo que »esta é a grande oportunidade para dar a volta, para desenvolvermos o interior do país«.
Disse que na sua deslocação ficou a par de projectos de investimento »que criam postos de trabalho«.
«Foi gratificante para mim, ver o profissionalismo das organizações de Entre-o-Douro-e-Minho e de Trás-os- Montes, ver que temos agricultores que querem ser empresários agrícolas», evidenciou.
«Ver que temos associações fortes, que querem ganhar escala para ganhar dinheiro no mercado e criar empregos na sua região e ver que há autarcas que querem envolver-se e contribuir para essa dinamização, para podermos utilizar bem os dinheiros públicos«, foram outras situações assinaladas pela positiva pelo titular da pasta da Agricultura.
Jaime Silva adiantou que as próximas visitas serão realizadas ao Alentejo e à Região Centro, no mês de Fevereiro.
O périplo pelo Norte do país terminou com deslocações aos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Guarda, onde visitou o Centro de Formação Técnico- Profissional Agrícola local, e a Moimenta da Beira, Viseu, com passagem pela Cooperativa Agrícola e um almoço com autarcas e dirigentes associativos da fileira da maçã e fruticultura local.

Colaborador Hugo Santos

1 comentário:

Nuno25 disse...

São todos iguais. Comem todos na mesma pia. Começando no Primeiro e acabando no da Saúde.