quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

ANTENA DE INFORMAÇÃO EUROPEIA em MOIMENTA DA BEIRA

Apresentação e Caracterização
A "Antena de Informação Europeia" em Moimenta da Beira, com sede na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, surgiu da resposta positiva do Município de Moimenta da Beira à auscultação feita pelo Centro de Informação Europe Direct de Bragança da possibilidade de criação de uma "Antena" neste município em 2006. Foi manifestado, desde logo, por parte deste Município, o propósito de poder criar uma "Antena de Informação Europeia" para poder dispor de informação sobre a União e a poder facultar aos seus munícipes.
Entre o Município de Moimenta da Beira e o Centro de Informação Europe Direct de Bragança foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, que celebra a criação da “Antena de Informação Europeia" em Moimenta da Beira.
O espaço adstrito pelo Município de Moimenta da Beira, sedeado na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, permite aos cidadãos uma maior proximidade com informação sobre a União Europeia. Aí, estão disponíveis alguns materiais informativos (livros, brochuras, folhetos, mapas, cartazes, etc.) facultados pelo Centro de Informação Europe Direct de Bragança que abarcam variadíssimos temas e os técnicos aí presentes, poderão responder às questões dos cidadãos, apoiá-los e esclarecê-los sobre a execução de políticas e programas comunitários.
Os materiais informativos disponíveis, tornam-se úteis no apoio aos jovens, em idade escolar, bem como no desenvolvimento de actividades profissionais, como por exemplo, Ensino/Educação, Formação Profissional, Estágios Curriculares e Profissionais, Trabalho de Investigação, etc.

Estabelecimento do Protocolo de Cooperação
Entre o Município de Moimenta da Beira e o Centro de Informação Europe Direct de Bragança foi estabelecido um Protocolo de Cooperação, que deu origem à criação da “Antena de Informação Europeia" em Moimenta da Beira. Este Protocolo de Cooperação foi celebrado aquando da Cerimónia de Inauguração Oficial da referida "Antena", a 3 de Outubro de 2007, entre o Município de Moimenta da Beira, representado pelo Presidente Dr. José Agostinho Gomes Correia e pelo Centro de Informação Europe Direct de Bragança, representado pelo Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Bragança Prof. Doutor Orlando Isidoro Afonso Rodrigues e pela sua Gestora Profª Adjunta Sílvia de Freitas Moreira Nobre. - Fonte Europe Direct - Colaboradora RCMG

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas tardes!No artigo "opinião pública", frizei que a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro tem promovido vários eventos culturais, mas esqueci-me de referenciar a "Antena de Informação Europeia", confesso-vos que como curioso que sou, ainda não explorei este mecanismo que nos transmite informação sobre a União Europeia, apesar de já ter levado comigo livros, brochuras, folhetos, mapas, cartazes, que são gratuitos.Mas segunda - feira vou - me dirigir ao Centro Histórico - Terreiro das Freiras e subir as escadas até ao 1º andar.Quero eu dizer com isto que esta Instituição é aberta a TODOS.Também a nível cultural temos o cinema, espaço que não frequentei pelo facto de me encontrar em Moimenta da Beira recentemente e também ainda não se proporcionou.Para mais informações o site www.cm-moimenta.pt. disponibiliza informação.

Bom fim - de - semana e um grande abraço
Alexandre Monteiro

João PM Dias disse...

Assim é que é falar...tem de se "viver" moimenta...
há mtas coisas boas!!
em relaçao a isto da Antena europeia...tb tenho k me informar melhor, mas parece-me bastante interessante!!
Força aí!

abr e bom fds,
joaopmd