quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Atenção - Alerta

Uma mulher de 84 anos perdeu a vida num acidente ocorrido ontem que fez ainda um ferido grave e dois ligeiros, perto de S. Miguel do Mato, Vouzela. Os sinistrados pertenciam à mesma família. A velocidade excessiva e o piso escorregadio terão estado na origem do desastre.
A viatura, um Audi 80, seguia na Estrada Nacional n.º 16 (EN16), no sentido Viseu-São Pedro do Sul, quando entrou em despiste, à saída de uma curva à direita. Segundo os Bombeiros Voluntários de Vouzela, estava a chover com intensidade e o piso apresentava-se bastante escorregadio. O condutor, um jovem de 24 anos, perdeu o controlo do veículo e foi embater de frente numa árvore de grandes dimensões, às 16h58, junto ao cruzamento de Moçamedes/S. Miguel do Mato.Com a violência do choque, a avó do condutor teve morte imediata. A idosa seguia no banco de trás, na companhia de uma rapariga, de 22 anos, que se presume ser a namorada do condutor e que sofreu apenas ferimentos ligeiros. O pai do automobilista, de 43 anos, ocupava o banco do pendura e ficou encarcerado nos destroços. Os bombeiros retiraram-no em estado grave. Tal como os restantes feridos, foi transportado para o Serviço de Urgências do Hospital de Viseu.O trânsito esteve condicionado mais de uma hora devido ao socorro às vítimas e à limpeza do pavimento. Estas intervenções foram garantidas por 35 elementos, auxiliados por 13 viaturas, dos bombeiros voluntários de Vouzela e de S. Pedro do Sul, os Bombeiros Municipais de Viseu e da Corporação de Salvação Pública de S. Pedro do Sul.

- "UMA DAS VIAS MAIS PERIGOSAS " -
No distrito de Viseu não existe qualquer ponto negro (um espaço de 200 metros onde num ano acontecem cinco acidentes com vítimas, mortais ou não) na área da GNR, mas há estradas que preocupam mais as autoridades. É o caso da EN16, que liga Viseu a São Pedro do Sul, onde ontem aconteceu mais um acidente. É uma via com cruzamentos e muito trânsito, com locais propícios à acumulação de geadas. A estrada antiga entre Viseu a Mangualde e a EN234, em especial na ligação entre Canas de Senhorim e Mangualde também regista vários acidentes. O mesmo sucede com a EN229, entre Viseu e Aguiar da Beira, e a EN226, entre Moimenta da Beira e Lamego. - Fonte: Correio da Manhã - Colaborador Hugo Santos

17 comentários:

Hugo Santos disse...

E triste mas é assim....costumamos usar dessas 2 estradas consideradas perigosas....a EN 226 (Moimenta - Lamego e Moimenta - Trancoso) assim como a EN 229 (Satão - Viseu). Precaução acima de tudo, mas uma coisa também é certa, s sao perigosas porque nao melhora-las, requalifica-las, criar alternativas????????? Lembro que a estrada Viseu - Satão é a nacional mais movimentada do distrito....e encontra-se no estado q todos sabemos....

Abraço

Anónimo disse...

É verdade!!!
mas parece k pelo menos, ja estao a ser executadas as melhorias dos troços...
-> em pekena escala no troço Viseu-Satao (apenas em pontos criticos)
-> lamego-Moimenta-trancoso estao a avançar bem, mas a ultima camada ainda nao foi colocada(camada de desgaste)o k provoca algum desconforto, e insegurança, visto k, a ultima camada é que dá a aderencia á estrada!portanto temos k circular devegar...

é pena existirem poucas alternativas aki na nossa zona... e kando sao feitas, nao respeitam alguns pormenores de construção necessários á segurança e conforto indispensaveis!!
é assim o nosso portugal!!
é tudo para lisboa...nada para o resto...

abraço,
joaopmd

Hugo Santos disse...

Mas mesmo assim esse ultimo piso ta a demorar mto a ser colocado....ha mais de 3 meses que começaram em leomil e chegaram à granjinha em 2/3 dias....desde ai nunca mais fizeram nada....devem ter metido ferias só pode.

Anónimo disse...

do meu ponto de vista, e como tou a estudar essa matéria(numa cadeira de curso)(lool), eles tiveram de parar de pôr essa camada, pois começou o inverno, e essa mistura betuminosa final tem k ser colocoda com condiçoes climatéricas favoraveis, sem grandes chuvas e com pouco frio, e como as temperaturas na regiao são baixas, nao se deve colocar ´para já!!


abraços,
joaopmd

Hugo Santos disse...

Ok sr engenheiro civil....peço desculpa. Ainda n cheguei a esse nivel.loooooooooool

Mas agora a serio, entao é mto estranho terem começado as obras no outono...é que assim nem sinalização vertical nem marcação no pavimento...assim é o chamado "conduzir às escuras" pra quem não conhece a estrada.

Mas mesmo assim ficam aqui as minhas desculpas sr engenheiro civil.looooooool

Grande abraço

Anónimo disse...

loooooooool
era so uma justificaçao teorica!!!
nao tou dentro do assunto, e depende muito do materiall k estao a usar!!
Na prática, a nao continuadade do trabalho pode ser por mta coisa!!
falta de dinheiro, obras que neste momento dao mais dinheiro que esta, fase de testes, mudanças de estaleiros, etc, etc , etc...

quanto à questao da nao colocaçao de sinalizaçao vertical nem horizontal, isso nao sei, mas deve ser por poupança ou entao os gajos(empreiteiros, eng , etc) nao devem ser desta zona....pk se soubesses o k é conduzir as escuras(como dixes), faziam logo isso!!!looooooooooooooooooooooooooooool


abraço,
joaopmd

Carlos Soeiro disse...

Gostava de ver os responsáveis por tais obras a conduzirem uma ambulância em marcha de urgência numa noite escura de chuva nestas estradas sem marcações! Depois aparecem os "inteligentes" da BT que dizem sempre na TV: "...o acidente foi provocado por excesso de velocidade..." nunca é culpa da via, da falta de sinalização, traçados incorrectos, sinais trocados, etc, etc. Nunca vi um politico ou engenheiro ser culpado dum acidente, ainda que todos saibam que as vias e sua sinalização foram a causa! (lembram-se do IP5, do IP3, etc)???

Hugo Santos disse...

Concordo Plenamente!!!

Quem vai com calma/devagar, é facil. Agora quem anda em emergencias como "nós" bombeiros e outras emergencias é muito complicado.

Abraço

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
mas nunca se vê ninguém a defender os interesses das pessoas(como presidentes da camara, etc)...esse é o problema.
aquando, da pausa das obras devia ser exigido a colocação de medidas de segurança.

Anónimo disse...

Concordo com o Carlos. Bonito vai ser andar a 40Km/Hora!

Anónimo disse...

Com a nova legislação (40 Km/H)daqui a Viseu 2 horas. É só Localidades!

Anónimo disse...

já repararam,que na estrada Moimenta - Pera velha, não há um único traço contínuo!!! foi para poupar tinta?
Carlos gomes

Anónimo disse...

(risos)
é bem capaz de ter sido isso!
è uma vergonha!ainda no outro dia estava a comentar isso com alguèm...é um perigo!
e tb há esquinas de casas e muros k são um perigo, se uma pessoa não anda devagar.
e nakelas lombas (da recta) entre carapito e pera velha...tb são um perigo!já lá assisti a episodios k poderiam ter sido trágicos...È uma palhaçada essa estrada!
mas pontos...

Hugo Santos disse...

Têm razao no que dizem...

Esse estrada é uma estrada municipal logo penso que essas lacunas sao da responsabilidade da camara mas tb temos de pensar que essa estrada nao foi feita inicialmente para o volume de trafego que hoje se efectua nela, apesar de isto nao ser desculpa para nada.

Mtas vezes tb falamos das estradas, mas eu nessa propria estrada ja assisti a casos estupidos que o problema n é da via mas sim dos condutores...ha pessoas sem o minimo de cuidado e dps....."ahhh e tal a culpa é toda da via"!!!!

Mas concordo convosco, ha casos nessa via que deveriam ser corrigidos a curto prazo.

Abraços

Anónimo disse...

pois, falta o ic26 e assim temos que nos meter em atalhos...
mas por ser uma estrada municipal, não deixa de ser uma vergonha a sua sinalização.
carlos gomes

Hugo Santos disse...

Ate ai estamos de acordo...eu disse logo quer nao era desculpa para nada mas mesmo assim....nos vamos por atalhos mas uma coisa tb é certa, podemos ir pra viseu sempre por estradas nacionais, so vai por essa municipal quem quer ou necessita mto (e nao é muito mais longe). Mas pronto, estamos de acordo que a estrada nao ta mto bem concebida..,principalmente para o volume de trafego que nela circula actualmente.

abraço

João PM Dias disse...

De facto, a estrada não foi feita para tanto tráfego!Mas, mesmo sendo uma estrada municipal...ela deve respeitar as regras de segurança e comodidade necessárias à boa circulação!!!o k nao se verifica!
Não se compreende como é k se gasta o dinheiro sem o minimo de qualidade...

abraço,
joaopmd