sábado, 9 de fevereiro de 2008

BOMBEIROS - Moimenta com Equipa Permanente!!!

Só um terço dos concelhos do nosso distrito assinaram o protocolo para a criação das Equipas de Intervenção Permanente, nos quartéis dos bombeiros voluntários.

A federação distrital de bombeiros acha pouco. São oito, num total de 24, os concelhos do distrito de Viseu que assinaram, até agora, o protocolo para a criação, nos quartéis dos bombeiros voluntários, das Equipas de Intervenção Permanente (EIP). Mortágua, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca, juntaram-se a Vila Nova de Paiva, que foi o primeiro concelho do distrito a constituir a EPI, há já vários anos.

Segundo o protocolo, assinado entres as autarquias a ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, e as associações de bombeiros, as remunerações dos cinco elementos, que vão formar as equipas são suportadas em 50% pelas câmaras municipais e pela ANPC. Número ainda reduzido para o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Rebelo Marinho, “oito é um número insuficiente”. Ressalvando que não pretende introduzir-se numa área que diz respeitos aos autarcas confessa que, tinha para esta altura uma expectativa maior. “Para aí metade dos 24 concelhos”, referiu, tendo em conta “que este é o único programa capaz de dar solidez ao voluntariado”, e porque estamos “num dos distritos com um dos maiores riscos de incêndios florestais, muitos riscos rodoviários e onde existem muitas emergências”, acredita que mais municípios vão aderir ao programa, “havendo um papel fundamental a desempenhar pelos comandantes e presidentes das corporações na sensibilização dos autarcas”. Viseu que é o terceiro distrito no número de bombeiros no país, “seria bom que também tivesse alguma liderança na constituição das EPI”, referiu.

Fonte: Diário as Beiras Online (http://www.asbeiras.pt/)

(Informam-se os mais desconhecidos desta matéria que Equipas de Intervenção Permanente sao equipas de 5 elementos cuja exclusiva missão é a de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações.)

Concordam com este "investimento" por parte da Câmara Municipal? O concelho passará a estar mais seguro ou já era bem "acompanhado" pelos Bombeiros Voluntários?

Têm elogios ou reclamações a fazer em relação aos BV de Moimenta da Beira??

Comentem....

6 comentários:

Anónimo disse...

Boas!
Na minha opinião, o apoio financeiro dado pela Câmara Municipal é justo. Contudo, penso que seria muito positivo se as iniciativas privadas, nomeadamente empresas locais, também existissem. Seria uma acção nobilíssima e uma óptima publicidade, embora este último factor seja, neste caso, secundário.
Quanto aos "nossos" bombeiros, a grandeza e coragem da sua disponibilidade e acção praticamente não deixa espaço para críticas negativas.

Cumprimentos

Sérgio Matos Dias

Hugo Santos disse...

Nao é por nada mas gostei da parte final do coment....looool.

Nao sou nada suspeito pois nao???loool

Abraço sergio

Anónimo disse...

Quem quiser que enfie a carapuça! LOL

Abraço

Alexandre disse...

Boas Noites! É um facto,que esta Entidade tem um óptimo funcionamento em prol dos cidadãos.Vejo a equipa de intervenção permanente como um reforço o que é positivo.


Um grande abraço e boa semana
Alexandre Monteiro

Anónimo disse...

Concordo!!

abraço,
joaopmd

Carlos Soeiro disse...

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira tem que ser vista (apesar de muita população do concelho não ter a noção exacta disto!) como uma REFERÊNCIA NO DISTRITO E A NÍVEL NACIONAL, tendo em conta outros concelhos do mesmo nível socio-economico de Moimenta da Beira.
Podem questionar o que digo, mas vamos a factos:
1º Tem diariamente a fazer turnos nocturnos das 21h00 até às 7h00 da manhã, uma equipa de 3 elementos, totalmente voluntária (sem qualquer tipo de remuneração!)
...Tentem saber o que se passa nos municipios ao redor de Moimenta da Beira!
2º Tem diariamente no quartel 2 TAS (Tripulantes de Ambulância de Socorro - vulgarmente chamados de tripulantes de Inem, embora nao seja correcto) que prestam unicamente assistência pré-hospitalar, ou seja, a sua missão não é conduzir ambulancias e fazer "transportes" a Viseu ou Lamego!
- A este nível somos poucos no distrito de Viseu com este dispositivo.
3º Aos fins de semana temos, além dos funcionários dos Bombeiros, quarteleiras e motoristas, equipas de Voluntários, com 3 bombeiros e 2 bombeiras, tudo em regime de puro voluntariado (sem qualquer tipo de remuneração!).

Poderia ainda enumerar mais um sem nº de coisas que comprovam o que disse no inicio, mas tornava-se fastidioso.

Gostaria ainda de dizer que a criação das EIP será uma mais valia para todos os Corpos de Bombeiros. Basta pensar que teremos 5 homens, com formação, e que podem a qualquer momento intervir com rapidez e eficácia, algo de essencial quando falamos de vidas humanas em risco.
Se me perguntarem se concordo completamente com a forma e numero de elementos das EIP, digo que não, acho que já é alguma coisa, mas sabe a pouco!, por exemplo, uma EIP de 9 elementos daria para fazer 3 equipas de 3 homens por turnos, mas tenho que aceitar que mais vale isto, e pensar que é o inicio de algo grando, do que andar toda a vida a ouvir falar nas equipas e nunca mais surgirem!
Abraço a todos os Bombeiros e população em geral.