sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Curiosidade - Sabiam que....

...entre 2001 e 2004 (ano até ao qual há dados disponíveis)
a população residente no concelho de Moimenta da Beira aumentou?
É certo que aumentou ligeiramente mas a verdade é que aumentou, dando a sensação que Moimenta está a fugir ao flagelo da “desertificação do interior”.
A população com menos de 15 anos, essa tem vindo a diminuir muito ligeiramente, o que indica que a população do concelho está a “envelhecer”, uma vez que aumenta a população residente mas diminui a população dita jovem.
2001 População Residente: 10 877 População com menos de 15 anos: 1 798
2002 População Residente: 10 981 População com menos de 15 anos: 1 782
2003 População Residente: 11 031 População com menos de 15 anos: 1 768
2004 População Residente: 11 053 População com menos de 15 anos: 1 747

Para comparações entre concelhos do distrito e para mais informações em relação a outros anos: http://www.anmp.pt/munp/mun/mun101w3.php?cod=M3620

Fonte: Associação Nacional de Municípios (http://www.anmp.pt/)

Acham que Moimenta está a evoluir bem em termos populacionais?
Tem o município “fugido” à desertificação?
Que devem fazer as autoridades competentes para que a população jovem volte a crescer? (Incentivos à natalidade p.e.???!!!)

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas como é visivel...a populaçao com menos de 15 anos, decresceu de uma maneira que a longo prazo será algo preocupante!
apesar de tudo, a vila não está a evoluir de forma convincente...na minha humilde opiniao, claro!!
Não há emprego "real" -> que dê bem estar e satisfaçao pessoal!! e isso é preocupante...

Este blog....está a dar para sentir e perceber o que realmente a populaçao de moimenta vale...

abraço,
joaopmd

Anónimo disse...

Boas!
É certo que a população residente em Moimenta aumentou, mas nem por isso contraria a vaga de desertificação no interior do país. As pessoas que contribuíram para este aumento demográfico, contribuiram, também, para a desertificação das suas terras, maioritariamente aldeias do concelho e de concelhos vizinhos. Ora, isto, obviamente, não é um fenómeno exclusivo de moimenta. É uma tendência global - locais mais habitados "absorvem" cada vez mais pessoas provenientes de locais menos povoados.
Mas, naturalmente, estes dados são animadores para a vila. É uma prova de que há condições suficientemente atractivas. Contudo, este dados positivos não devem servir para nos acomodarmos. Devemos procurar melhorar ainda mais. O pontencial existe, mas é necessário explorá-lo.
Estou certo de que as entidades municipais têm conhecimento destes dados demográficos e procurarão fazer o melhor possível por Moimenta da Beira.

Cumprimentos

Sérgio Matos Dias

Anónimo disse...

Ainda era pequeno já meu pai dizia
Tem cuidado filho com as raparigas
Não te deixes nunca, nunca enganar
Que elas dão-te a volta e deixam-te a chorar
As suas palavras nunca esqueci
Ficaram gravadas para sempre em mim
E agora vejo que tinha razão
A mulheres bonitas nunca se diz não

E o meu pai dizia assim, tantas mulheres por aí
Porque vais meu filho entregar-te só uma
Eu não esquecerei jamais os conselhos de meu pai
Por isso agora sou de todas e nenhuma

Se há tantas mulheres que não têm par
Até é pecado um homem casar
Fiel e certinho não consigo ser
Dou a volta ao mundo por uma mulher

e assim vai a natalidade!!

Carlos Soeiro disse...

Gostaria de deixar só esta questão no ar:
Serão os nºs dos censos 2001 fiáveis? será realmente esta a população residente?
NAO ACREDITO! só a vila de Moimenta tem muitos mais residentes do que os que aparecem nos censos!
Vejam:
Nº de eleitores no Concelho para as eleições presidenciais de 2001: 10.597
População residente no Concelho em 2001: 10.990
Ora vejamos, só havia em 2001,393 pessoas no concelho com menos de 18 anos (não eleitores)???
Impossivel, mais do que isso tinha o ensino básico so em Moimenta da Beira
dados retirados do site:
http://www.dgaa.pt/livro/pdf/cap_02_01.pdf

Gostaria que o Joao pudesse trazer de novo este assunto com um novo post no blog porque parece-me que é sério e grave aquilo que facilmente se constata!

Hugo Santos disse...

Boas Adj Carlos....
Fui eu que fiz e coloquei este post.
Os dados foram retirados, por mim, do site da ANMP.
Eu nao inventei nada, apenas confiei nos numeros que aparecem.
Limitei-me a fazer uma analise (pessoal, e correcta, acho eu) aos dados que retirei.

Uma coisa é certa, os censos sao de 10 em 10 anos...os ultimos foram em 2001 e os prox serao em 2011...

Serão estes dados dos anos que publiquei fiáveis???
Talvez não, podem ser projeções ou estimativas.

Uma coisa que penso é que os dados dos censos sao correctos...ESPERO EU, porque senao andamos a ser enganados pelas estatisticas que deveriam ser as mais correctas...

Agora, analizando bem os dados disponibilizados por si...algo ta mal. Estarao certos os dados colocados nessa tabela??? Serão diferentes os dados dos censos e estao errados nessas tabelas???
Vou pesquisar e comparar.

Ate lá, fica esta GRANDE duvida no ar.

Obrigado por ter dado essa informação preciosa.

Abraço

Anónimo disse...

Pois é meus caros, os dados estatisticos não mentem. eu andei no terreno e posso garantir-vos que são de uma realidade dura e crua.
Emigração, deslocação para centros urbanos com melhores condições de empregabilidade, deslocados em formaçao académica nas universidades que não voltam NUNCA, abandono de escolaridade... tudo isto é contabilizado para a realidade das populações que como nós se debatem com situações como as nossas.
Posso dizer a titulo de curiosidade que já existem mais fogos em Moimenta da Beira do que pessoas para habitá-los.É esta a realidade que temos que assumir, e já agora pensem que se a população aumentou porque será?...
Deixo umas pequenas dicas; emigração de leste, viajantes ocasionais, mão-de-obra de serviços de empresas que se mantem por um periodo de tempo esporádico no terreno onde estas mesmas obras se desenvolvem, tempo de férias, etc...
Pensem nisto!

Hugo Santos disse...

Tem toda a razao...

Infelizmente os fogos ja são mais do que a população residente...a construção vai ter de parar porque...não vai haver habitentes pra isso tudo.

Abraço