quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

INOVAÇÃO - Projecto energético que junta sol e água

Não ter "contas de luz" para pagar é o sonho de muitos portugueses, que um empresário do concelho de Moimenta da Beira conseguiu concretizar, instalando no seu empreendimento turístico um sistema que alia as energias solar e hídrica.
Eduardo Rocha aproveitou os três moinhos que atravessaram várias gerações da sua família, em Leomil (classificados de interesse municipal), e criou um empreendimento turístico completamente autónomo do ponto de vista energético.
A força das águas da Ribeira de Valongo, outrora usada para rodar as mós e transformar os grãos em farinha, vai agora alimentar uma turbina, de onde saem 2,5 kW/hora. Os painéis solares (seis térmicos e 42 foto-voltaicos) que complementam o sistema produzem mais 6kW/hora.
Mesmo com os seus sete quartos ocupados, o que poderá significar cerca de 20 pessoas e respectivos gastos energéticos, os "Moinhos da Tia Antoninha" não terão de se socorrer do gerador, a não ser em situações muito extraordinárias.
Para mais informações sobre este empreendimento de turismo rural do concelho de Moimenta visitem http://www.moinhostiaantoninha.com/


O que é que acham deste empreendimento inovador?
Será este o começo de uma nova era de energias renováveis em Moimenta?
Têm sugestões em termos de energias renováveis e problemas relacionados com o ambiente?

Comentem...

5 comentários:

Hugo Santos disse...

Sabiam que este empreendimento esta quase sempre cheio????

E depois ainda votaram neste blog a dizer q n ha turismo em moimenta. looool.

Uma coisa é não ser divulgado ou nao ser do conhecimento da população, outra é NAO HAVER.

Mas concordo que andamos mal informados.

Abraço

Anónimo disse...

Pois...de facto até pode haver algum...mas nao é divulgado!
não existem acçoes de divulgaçao das nossas potencialidades!
Como nos concelhos vizinhos, deviamos ter uma revista(do tipo trimestral) feita pela camara, a divilgugar accoes culturais, desportivas, e a divulgar tudo o que temos de bom...era uma boa forma de dar tb algum trabalho ao pessoal da camara!(risos)
mas acima de tudo, dar mais informaçao!
boas festas e bom natal

Hugo Santos disse...

"boas festas e bom natal"????

LOOL

Teve piada essa.

Alexandre disse...

Boas Tardes! Este projecto Turístico é de grande relevo para o nosso concelho.Mas existem outras unidades Hoteleiras como o Solar dos Correia Alves, a Casa do Legião no Sarzedo e o Hotel Verdeal(http://solardoscorreiaalves.home.sapo.pt)(http://casadalegiao.no.sapo.pt/)http://www.hotelverdeal.net/
Divulgação existe através da internet e panfletos cedidos pelo Posto de Turismo de Moimenta da Beira.Na minha opinião a forma mais eficaz será através da Comunicação Social. O Canal 2; Sic Noticias e RTPN,têm programas dedicados exclusivamente ao turismo.

Um grande abraço e bom fim - de semana
Alexandre Monteiro

João PM Dias disse...

No que toca à questao da divulgaçao concordo plenamente com o comentário do Alexandre!
Agora...sinceramente, nao percebo para que serve o site cm-moimenta.pt!!!
Para alem de estar sempre desactualizado(entao no que toca à orquestra---akilo devem ser fotos de 2001?? p´ra aí?!?!?!)...nao é fácil encontrar o que realmente desejamos...ou entao, aparece-nos a tipica frase "brevemente disponivel"!!
->>falta um topico com os sites dos hoteis....pelo menos, eu nao os encontro?!...se alguem cnseguir...avise!

abraço