domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sabiam que....

...a barragem do vilar já tem 43 anos?
Sabiam também que a Faia de hoje não se encontra no mesmo sítio que a Faia de há 43 anos?


A "grandiosa" barragem do vilar, projecto de 1958 e obra finalizada em 1965, sendo na altura considerada uma das maiores barragens do país, tem quase 5 km de comprimento.
A albufeira do Vilar represou o Távora para fins agrícolas, produção de energia e protecção contra cheias (foi mais um afluente do Douro a ficar "controlado" quanto a descargas).
Esta magnífica obra transformou as povoações ribeirinhas em zonas de lazer e zonas bastante ricas para a agricultura, uma vez que a escassez de água na agricultura sempre foi um grave problema nas épocas mais secas.
Quanto à área submersa pela barragem, "relatos antigos" contam que a velha aldeia da Faia teve de ser "transportada" para cotas mais altas, onde se encontrava a capela que ainda hoje existe e que está bem próxima das águas da albufeira. Com a construção da barragem, várias casas ficaram submersas, assim como, muitos terrenos agrícolas que se estendiam entre a Faia e o Vilar. Esses terrenos ainda hoje se reconhecem quando as águas descem, deixando bem visíveis os perigos que a albufeira comporta, pois ainda existem poços, muros e grande penedos que provocaram, ao longos destes anos, tantos afogamentos.

Em jeito de aparte, dizem os mais "antigos" que desde que a barragem foi construída (desde o crescimento da albufeira mais propriamente dito) que em Moimenta e nos vales próximos, há muito mais formação de nevoeiros, sendo muitas vezes nevoeiros que perduram vários dias, isto devido à proximidade das águas da barragem.

Para mais informações sobre as características da barragem visitem: http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/FICHAS/Vilarficha.htm

Para a visualização de desenhos da planta da barragem http://cnpgb.inag.pt/gr_barragens/gbportugal/Vilardes.htm

Acham que a barragem devia ser mais bem aproveitada na época balnear?
Comentem....

Este post foi baseado em relatos de pessoas mais idosas, que viveram o pré e pos contrução da barragem e que ainda hoje têm histórias fantasticas para nos contar.

8 comentários:

João PM Dias disse...

Boas,

Deveriam começar por demarcar uma zona segura para banhos, e criar mais alguns pontos, distintos, onde fosse possivel a concentraçao de pessoas, sem afectar o descanso das mesmas e o "silêncio" da natureza .
;)

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

eu penso q a camara podia aproveitar uma epoca de "seca" e "alisar" varios sitios e fazer daquilo zonas balneares seguras....

era mto fixe
as aguas da barragem ate sao razoavelmente quentes....ia ser bom

Abç

Anónimo disse...

Concordo com a opinião do hugão viana..Apoveitarem e fazerem tpo ali um pouco de praia segura tapando buracos, fazendo algo em que não pusese em risco a segurança de que lá mergulha e nada...O espaço que engloba a barragem devia ser mais bem aproveitado na minha opinião.

Anónimo disse...

A câmara vizinha(Sernancelhe)fez um trabalho excelente na FAIA!
Limpou e retirou toda a rocha do rio, fez um bar como deve ser, arborizou e empedrou o caminho.
Está um mimo!

Hugo Santos disse...

Pois eu sei...
é isso q falta no nosso "lado"....:(

Podia-se tornar aquilo numa zona balnear mto fixe....

João PM Dias disse...

Boas,

Não há dinheiro...(risos)

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

ohhh...
Eu tenho "defendido" mtas vezes a camara, tento ver o ponto de vista de quem gere pois sei q de finanças n anda bem em lado nenhum....mas...também às vezes parece que não querem é melhorar certas coisas...

Sera que fazer uma zona balnear na barragem era assim tao caro???

Sera que a medio prazo não era "compensado" o gasto na dita zona (atraves de turistas, do parque da barragem que de certeza q ia aumentar o nr de campistas etc)???

É uma barragem "linda", paisagem espectacular, aguas razoavelmente quentes, clima fantastico no verao...e n estamos a aproveitar, talvez por medo, pois os afogamentos sao constantes devido à perigosidade do terreno que composto (qnd estiver mais vazia...ou arranjar tecnicas de compor mesmo debaixo de agua) daria uma zona fantastica com mtos visitantes em pleno verao.

(já ouviram falar que mais ano menos ano a barragem vai ter de ser despejada pra ser "restaurada"?? É que ela ja "perde" mta àgua. Já aconteceu isto...por volta de 1985/1986 esteve algum tempo vazia pois teve a ser "melhorada".

Porque nao a camara falar com a EDP, q é quem gere aquilo e decidirem uma data pra fazerem isso tudo??

como diz o SCOLARI, "E O BURRO SOU EU??? NHEEEEEEE")

looooooooool

Abraço a tds aqui do defensor da independencia unilateral de moimenta. loooooooooooooool

Anónimo disse...

Boas!

Belíssimo post! Excelente!

Cumprimentos,

Sérgio Matos Dias