segunda-feira, 10 de março de 2008

Um pouco da história do concelho...

Nunca é demais relembrar as nossas origens...

"Situada numa zona granítica de transição e paisagem tipicamente beiraltina, o concelho de Moimenta da Beira confronta a norte com Armamar e Tabuaço, a sul com Sátão, Sernancelhe a leste e, a poente, Tarouca e Vila Nova de Paiva.
O concelho estende-se por uma área aproximada de 219 quilómetros quadrados e engloba vinte freguesias: Aldeia de Nacomba, Alvite, Arcozelos, Ariz, Baldos, Cabaços, Caria, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, Nagosa, Paradinha, Paçô, Pera Velha, Peva, Rua, Sarzedo, Segões, Sever e Vilar.
É relativamente recente a história da municipalidade moimentense mas não as origens do território que constitui o actual concelho. Vestígios pré-históricos são abundantes e dispersos: dólmen no planalto da Nave, castro de Caria (desaparecidos), castro lusitano--romano de Sanfins (Paçô), sobranceiro a Mondim da Beira, e outros, como os restos do castro amuralhado de Peravelha, a sudoeste da sede do município.
Nos fins do séc. X, Almansor arrasou a região e os seus exércitos destruíram a povoação e o Castelo de Caria que a dama goda D. Chama deixara ao Mosteiro de Guimarães. De acordo com documento do Mosteiro de S. João de Tarouca, o convento pré-nacional das Arcas (lugar da freguesia de Sever) foi destruído e as monjas (beneditinas) degoladas, incluindo a abadessa Comba Osores. A extensa e importante honra de Caria, com papel decisivo (a par do couto de Leomil) no repovoamento da região, foi doado — por D. Afonso Henriques — a Egas Moniz e a Mem Moniz.
Caria, no tempo dos godos, foi uma das seis igrejas matriz do episcopado lamecense.
Caria e Leomil elevaram-se, então, em importância, podendo atribuir-se-lhes, com segurança, as origens de Moimenta que, ou não existia, ou seria povoação insignificante nessa altura. Aliás, tinham municipalidade própria no séc. XIII, embora com subordinação ao julgado de Castro Rei (Hoje Tarouca).
Mais tarde, a vila da Rua herdou a sede do concelho de Caria, aparecendo Moimenta, com município próprio, desligado deste último no século XV.
Refira-se, a propósito da freguesia de Rua, que aqui existiu um convento de S. Francisco onde reza a tradição que S. Francisco de Assis parou na vinda de Assis, Itália, e em honra do qual se mandou construir tal mosteiro.
No liberalismo, o concelho englobava a sede, Baldos, Cabaços e Paradinha. Havia, para além dele, mais sete municípios na área do actual, eliminados a favor de Moimenta, que deve às reformas de 1834 a promoção, em desfavor de outras cabeças de concelho bem mais antigas e reduzidas à categoria de freguesias."
Fonte: http://www.minhaterra.com.pt

Sem comentários: