quarta-feira, 23 de abril de 2008

Orientação para o êxito... ARTENAVE

ARTENAVE, Atelier – Associação de Solidariedade
Orientação para o êxito
As organizações sociais são também cada vez mais medidas pela sua capacidade de resposta célere aos desafios sociais e pela agilidade demonstrada na aplicação das estratégias. Constituem-se como marcas da Artenave o investimento na rapidez e qualidade de respostas, na gestão equilibrada dos recursos e na visibilidade dos resultados alcançados.

A Artenave nasceu do sonho de uma pessoa. Carlos Caixas foi “o mentor da instituição”, conseguindo contagiar um grupo de pessoas entusiastas com os princípios inerentes à iniciativa, tornando o sonho em realidade. Com um histórico profissional intimamente ligado à solidariedade e à integração dos desfavorecidos, Carlos Caixas comprovou que um espaço de expressão plástica e um acompanhamento personalizado revertia, efectivamente, em benefício pedagógico das crianças.
Comprovada a influência social no apoio às minorias marginalizadas, a ideia foi transportada para Moimenta da Beira, resultando na instalação da instituição. Inicialmente, a Artenave definiu os seus objectivos num projecto de animação assente num espaço bipartido. Um consultório de psicologia para atendimento individual e um atelier de cerâmica, onde as crianças faziam modelagem e passavam os tempos livres de forma criativa. A influência crescente em Moimenta da Beira despertou o interesse das entidades locais para a problemática. Os propósitos que transpareciam da iniciativa encaminharam Carlos Caixas a um ciclo de ideias debatidas em prol dos problemas da educação das crianças e dos jovens em geral, resultando no ponto-chave da formação de um “grupo persistente, lutador e muito crédulo”, em associação profissional com a professora Elvira Bernardino.
“A dada altura o projecto passou a ser de muita gente. As pessoas aderiram porque estavam de certa forma ligadas a esta problemática, provocando um grande entusiasmo e uma adesão crescente à medida que as solicitações aumentavam”. Numa primeira fase, o projecto estava inserido na Associação Cultural e Recreativa de Moimenta da Beira, “beneficiando, desde o primeiro momento, da colaboração da Câmara Municipal, que cedeu as instalações”. Com uma valorização crescente dentro da comunidade, Carlos Caixas confirma que “a adesão foi de tal ordem interessante, que entendemos que seria mais pertinente criar uma instituição de solidariedade social”, nascendo em Novembro de 1994 a Artenave Atelier – Associação de Solidariedade. Fonte:onortedesportivo.com

Sem comentários: