quinta-feira, 22 de maio de 2008

Grupo de Teatro Persona da Escola Secundária de Moimenta da Beira - festival Panos

Festival PANOS
De Sexta-Feira, 23 de Maio de 2008 a Domingo, 25 de Maio de 2008

O projecto PANOS, palcos novos palavras novas, produzido pela Culturgest, pretende aliar o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa NT Connections do National Theatre de Londres.
Pela primeira vez, o evento estará em cena no Teatro Viriato, com quatro autores, dois novos textos portugueses de Luísa Costa Gomes e Patrícia Portela.

Na terceira edição do Festival PANOS apresentam-se cinco grupos de participantes como o Grupo de Jovens do Teatro Viriato, Na Xina Lua, de Tondela, Escola Secundária Almeida Garrett, Grupo de Teatro Persona da Escola Secundária de Moimenta da Beira e a Escola de Teatro da Arte Viva.

Para além de todo este espectáculo haverá uma conversa entre encenadores e participantes PANOS, intitulada «O que vale um homem que não sabe Lutar? O que vale um cínico sem contraproposta? Eu acredito num caminho melhor».
Fonte: Fábricadeconteudos.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Este grupo de teatro é excelente!
Afinal Moimenta não é só Futebol e Andebol!
Parabéns ao Blogue por permitir um "debate" alargado de todas as actividades culturais e desportivas de Moimenta.

Abraço

Anónimo disse...

é smpre bom havere estas coisas em MOimenta da Beira...
Continuem

João PM Dias disse...

Mais alguma informção:

A partir de hoje e até domingo decorre em Viseu (Teatro Viriato) e Tondela (Teatro Acert) a III edição do Festival Regional PANOS - Palcos Novos/Palavras Novas. Um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar e juvenil às novas dramaturgias. O programa vai desenvolver-se quase por inteiro no Teatro Viriato. A começar já hoje, pelas 15.30 horas, com a apresentação em palco (estreia PANOS) da peça "Escudos Humanos" pelo Grupo de Jovens do Teatro Viriato. A única apresentação em Tondela acontecerá também hoje, pelas 21.30 horas, com a subida ao palco de "Fim de Linha", por Na Xina Lua, do Grupo de Tondela/Acert. Amanhã, sábado, o Viriato apresenta três espectáculos "ADN", pela Escola Secundária Almeida Garret de Vila Nova de Gaia (15.30 horas); "A Vida em Vénus" pelo Grupo de Teatro Persona da Escola Secundária 3 de Moimenta da Beira (18.30 horas), e novamente "Escudos Humanos", pelas 21.30 horas. No domingo, às 11 horas, terá lugar no Viriato um encontro/conversa entre encenadores e participantes do Festival Regional PANOS. Um momento que pretende propiciar a troca de experiências entre parceiros. Ainda neste dia, pelas 16 horas, é apresentado o espectáculo "Fim de Linha" pela Turma da Continuidade da Escola de Teatro Arte Viva - Companhia de Teatro do Barreiro. A peça "Escudos Humanos", em estreia no PANOS, é construída a partir de um texto de Patrícia Portela, com encenação de Graeme Pulleyn e de rapazes e raparigas de Viseu. "Um grupo de jovens oferece-se como escudos humanos, imbuído da convicção de impedir um conflito bélico. Corajosos e idealistas, embarcam numa longa e perigosa viagem para um país distante na esperança de pararem uma guerra que consideram injusta e que foi declarada pelo seu próprio país de origem". O espectáculo é acompanhado ao vivo por elementos da Banda Filarmónica do Lar de Santo António, em Viseu.

Fonte: JN

odeusdamaquina disse...

Quero dar os parabéns às encenadoras e aos actores do grupo persona. Fui um espectador atento de todas os espectáculos (porque sou actor e professor de Expressão Dramática, no Porto) e digo-vos que adorei o vosso espectáculo. Gostei do texto divertido, mas que nos fala de coisas sérias como o consumismo, a falta de amor, de sensibilidade. E é em Vénus que ainda existe uma réstia de esperança, de sonho, de emoção. Pelo contrário, aquele mundo frio, maquinal, cinzento (muito bem explorado pela cenografia e figurinos), causa-nos perplexidade. E se isso acontecer um dia? Com uma sociedade cada vez mais individualista, competitiva, virtual e tecnicizada, resta-nos talvez dizer: Muda!
Parabéns mais uma vez pelo trabalho efectuado e mostrar que Moimenta da Beira ( e outros Concelhos do interior) não é só a paisagem nem a província que muitos nos querem fazer acreditar.
Existem trabalho, dedicação, seriedade, alunos com vontade, professores com entusiasmo e criatividade, em suma, "Há vida na Terra".
Abraço a tod@s!

Anónimo disse...

Viva o INTERIOR!
Viva Moimenta da Beira!

João PM Dias disse...

Se as capacidades do interior fossem bem exploradas, o país não estava nesta "podridão" económica e social!

abraço,
joaomd