quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sensibilizar as familias para uma vivência de fé em sociedade

Sensibilizar as famílias para os problemas das vivências com fé e para o papel das famílias na sociedade, gerando um apoio comum. Foi com este objectivo que decorreu a IV Assembleia de Famílias de Lamego, em Moimenta da Beira.
A Assembleia diocesana de Famílias reúne anualmente. “De ano para ano registamos um aumento de participação” explica à Agência ECCLESIA o Cónego José Manuel Pereira de Melo, Director do Departamento da Pastoral Familiar de Lamego.
Um dinamismo que pretende chegar a todos os cantos da diocese para que a partir da realização deste encontro, “os grupos familiares possam ganhar vitalidade e desenvolver projectos a partir do entusiasmo gerado pela Assembleia diocesana”, envolvendo as famílias mas também os próprios párocos.
Os casais são os principais intervenientes nesta Assembleia, onde se pretende “que os filhos tomem parte, também”. Porque a pastoral familiar não é isolada, “queremos integrar também os dinamismos da catequese, da pastoral juvenil, entre outros”, manifesta o Cónego José Melo. O tema do encontro, «Do Baptismo à Confirmação – Um percurso em Família», visava precisamente a envolvência familiar.

O Cónego José Melo dá conta que Lamego sente também a falta de apoio às famílias. As Assembleias “têm também por objectivo alertar as consciências para esse contexto social que pretende dissolver os laços familiares”, explica.
As famílias cristãs “querem unir esforços e a partir das leis pouco benéficas à família acabam por produzir dinamismo e união a favor da estabilidade”, expressa o responsável.

Se a nível nacional o Cónego José Melo denuncia pouca atenção às famílias, explica que a autarquia de Lamego “está sensível às políticas sociais”, nomeadamente no apoio a famílias carenciadas. Fonte:agencia.ecclesia.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

o conego preocupa-se muito coma familia...pois claro. A religiao ha mto qyue deixou os pobres a mao de bestas como o belmiro de azevedo, ha mto k gerem os milhoes de fatima e seus dizimos proveniientes de crentes miseraveis que dao o ktem e nao tem um busca de um milagre...a religiao e um dos motivos +para a pobreza de espirito critico da nossa regiao. Sempre de maos dadas aos poderosos, e predispostos a condenar e ordenhar as "ovelhas"...bastva o ouro do vaticano para acabar com a fome no mundo, bastava as imagens de ouro e os milhares gastos em santos...

Anónimo disse...

o padre de moimenta é que já devia ter ido daqui para fora à muito tempo.
O "bispo" abel é que devia tomar conta disto e por o coro a cantar umas Rockalhadas no parque cmdant requeijo.



Oh happy day, oh happy day
Oh happy day, oh happy day

When Jesus washed
Oh when he washed
When Jesus washed
He washed my sins away!
Oh happy day, oh happy day