sábado, 12 de julho de 2008

Campanha de prevenção do cancro da mama

A Residouro SA, empresa responsável pela gestão do sistema de tratamento e valorização de resíduos do Vale do Douro sul, associa-se à campanha de prevenção do cancro da mama, promovida pela Sociedade Ponto Verde e a Associação Laço.
"2 Causas por 1 causa", assim se designa a campanha, visa aliar as causas ambientais e sociais.

O objectivo é sensibilizar as pessoas para a correcta recolha selectiva das embalagens de vidro, plástico, metal, papel e cartão e que dessa acção de reciclagem resulte um contributo para a implementação de acções de rastreio do cancro da mama. Segundo o presidente da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, a campanha direcciona-se para as mulheres uma vez que são elas que demonstram mais preocupação em relação aos problemas ambientais e são directamente visadas na prevenção do cancro da mama. A iniciativa "2 Causas por 1 Causa" consiste em doar 1,5 euros por cada tonelada de embalagens recicladas durante o ano de 2008. O valor angariado destina-se à aquisição de duas novas unidades de rastreio móvel, no valor de 390 mil euros. As novas infra-estruturas vão permitir que mais 20 mil mulheres consigam efectuar o rastreio anual.

O cancro da mama é o cancro com maior taxa de incidência em Portugal, com cerca de quatro mil novos casos por ano. Cerca de 90 mil casos de cancro da mama são curáveis, se forem detectados a tempo, pelo que o rastreio desempenha um papel fundamental.

A campanha resulta de uma parceria entre a Sociedade Ponto Verde, a associação Laço e os Sistemas Municipais gestores dos resíduos urbanos. Com a adesão da Residouro, passam a integrar esta acção 33 concelhos. Do distrito de Viseu, participam Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

Fonte: Jornal do Centro

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que na terça-feira esteve parada um carrinha com este fim, no "largo do tribunal", não foi?