terça-feira, 29 de julho de 2008

Arranjos na EN 229 até à obra definitiva


No início de 2009 arranca a requalificação da Estrada Nacional 229 entre Viseu e Sátão. Trabalhos de 4,7 milhões de euros a concluir até 2010. A ligação definitiva, em perfil de auto-estrada, está em fase de estudo.

A intervenção que irá corrigir o actual traçado daquela movimentada via, ao longo de 15 quilómetros, foi ontem lançada, em Sátão, na presença de Paulo Campos, secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e da Comunicações. A empreitada inclui a rectificação do traçado do Fojo, a construção de cinco rotundas e o reforço do pavimento.

O governante anunciou ainda que a variante à EN229, entre Viseu (IP5/A25) e Sátão, também com cerca de 15 quilómetros e um investimento estimado de 15 milhões de euros, com quatro faixas de rodagem, entrou em fase de estudo prévio. O documento deverá ficar concluído apenas no terceiro trimestre de 2009.

Manuel Trindade, da Estradas de Portugal, lembrou que a intervenção na EN 229, importante para Viseu e Sátão, vai ainda beneficiar o acesso à capital de distrito de concelhos vizinhos como Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono.

O presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, saudou o investimento que vai acabar com "os muitos pontos negros" existentes ao longo do actual traçado.
A EN 229 é percorrida diariamente, em média, por 9500 viaturas. Desde o início do ano, segundo números avançados por Alexandre Vaz, já se registaram no troço Viseu/Sátão, um total de 44 acidentes dos quais resultaram 21 feridos, seis deles em estado grave e um morto.

O autarca mostrou satisfação pela anunciada melhoria da estrada, mas avisou que a solução definitiva passará pela construção da variante.
"Podemos ter uma boa zona industrial, boa habitação, um ambiente saudável, proximidade de uma cidade em desenvolvimento, mas se não tivermos uma boa via de ligação, as pessoas não se fixam", avisou o autarca.

O secretário de Estado das Obras Públicas sublinhou que dos 1300 quilómetros de estradas a construir no país, 1200 são no interior, sobretudo na região centro, Trás-os Montes e Alentejo.

Fonte: Jornal de Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero ver a obra começar

Anónimo disse...

"Porquê dar conhecimento das nossas opiniões? Amanhã, podemos ter outras"