quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Poluição no Paiva preocupa cidadãos

Um manifesto, subscrito por 600 pessoas, alerta as autarquias e o Instituto de Conservação da Natutreza e Biodiversidade para os perigos que espreitam o Paiva. Um rio há anos apontado como "o menos poluído da Europa".

Designado "Manifesto SOS Paiva", o documento que dá conta da preocupação de um grupo de cidadãos, já seguiu para os responsáveis pelos municípios atravessados por aquele recurso hídrico: Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Sátão, Sernancelhe e Moimenta da Beira. E foi entregue em mão, pelos subscritores, na sede do ICNB em Lisboa.
"Estamos preocupados com os níveis de poluição que o rio apresenta. Não sabemos qual a sua origem, essa é uma competência das autoridades, mas suspeitamos que tenha a ver com a existência e eventual mau funcionamento de algumas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)", explicou ao Jornal de Notícias Sérgio Caetano, um dos dinamizadores do movimento.
O mesmo responsável recorda que o Paiva, classificado como um Sítio de Importância Comunitária (SIC) da Rede Natura 2000, não tem sido preservado e defendido como tal.
"É um problema antigo que, na nossa perspectiva, pode retirar ao Paiva o título de menos poluído da Europa", avisa Sérgio Caetano. Natural de Castelo de Paiva, a residir no Porto, o cidadão confirma que as suas preocupações ambientais já vêm de 1999. Altura em que o movimento cívico, que agora subscreve o manifesto, ganhou forma.
"Houve um grupo de pessoas com preocupações ambientais que se juntaram, naquele ano, para contestar a construção de uma barragem no rio Paiva. O projecto era da responsabilidade da empresa Águas do Douro e Paiva e tinha como objectivo abastecer o Grande Porto", recorda Sérgio Caetano.
O projecto abortou e, hoje, as preocupações são outras. "Este manifesto é um grito de alerta para a necessidade urgente da preservação dos habitats da bacia hidrográfica do rio".
"Defendemos a relação harmoniosa e sustentada entre o homem e o Paiva e seus afluentes, com respeito pela riqueza cultural e natural deste grandioso vale, encaixado entre as serras de Leomil, Montemuro e Freita, onde podem ser encontradas várias espécies raras, algumas das quais em vias de extinção", explica.

Até que avancem medidas de conservação e protecção adequadas, a par de intensa fiscalização, o movimento cívico apela ao Governo para que inviabilize todos os projectos turísticos e industriais. Tudo para neutralizar "a pressão exercida pelo homem neste frágil ecossistema que é já bastante grande". (Fonte:JornaldeNoticias)

Sem comentários: