sábado, 27 de setembro de 2008

«Educação-Sociedade» - Família Almeida: Pai vai trabalhar para França

É A VINDIMA QUE PAGA A DESPESA DA ESCOLA

A vida da família de José da Silva Almeida, de 49 anos, nunca foi fácil, mas as dificuldades acentuam-se bruscamente a cada mês de Setembro, no início do ano lectivo. Porque "ter quatro filhos a estudar não é para toda a gente", ainda para mais quando os rendimentos da família são quase sempre incertos.

A residir numa modesta casa do bairro da Formiga, em Moimenta da Beira, José Almeida queixa-se da incerteza de ter de viver dos biscates que lhe vão aparecendo, sabendo que todos os meses tem de levar dinheiro para casa para sustentar a mulher e os seis filhos, todos menores. Quatro – Ana (14 anos), Catarina (13), André (10) e João (6) – frequentam a escola e este mês vão precisar de mil euros para gastar em livros, mochilas, outro material escolar e transportes. "É sempre uma dor de cabeça nesta altura, mas vou conseguir dar-lhes o mínimo que eles precisam", garante José de Almeida, que para não pedir dinheiro emprestado vai partir para as vindimas em França. "Grande parte do dinheiro que lá vou ganhar é para lhes pagar as despesas da escola. Mas merece a pena, prefiro vê-los na escola do que para aí ao Deus-dará", acrescenta o único sustento da família – a esposa "está muito doente e também precisa de cuidados". A mulher recebe um subsídio social de 305 euros que "mal chega para pagar as despesas com os medicamentos". Os filhos entendem que os pais não têm possibilidades de lhes poder dar tudo aquilo que mais anseiam, mas revelam que nunca faltou dinheiro para comer na escola e para os livros. "Nunca nos faltou nada, temos o mínimo que é necessário para frequentar a escola", refere Catarina Almeida, lamentando que agora os livros "não passem dos irmãos mais velhos para os mais novos". (Fonte: Correio da Manhã - 10 Setembro)

Ler mais em: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=E57CD593-FEA4-490A-837D-25D8A5EC274A&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

19 comentários:

Carlos Soeiro disse...

Todos conhecemos a realidade desta noticia que saiu no correio da manha!
O jornalista que introduziu esta noticia na 1ª página prestou um mau serviço à sua instituição e mentiu descaradamente aos Portugueses!
Corrijam se for mentira: Estas pessoas, apesar de ter idade e "fisico" para trabalhar vivem do rendimento de inserção social, e ainda usufruem do apoio social, escalão A, na escola pelo que não pagam nada!

Só um paragrafo que, em minha opinião retrata tudo isto:

"Tenham vergonha, jornalistas e visados na noticia! Este país precisa de gente que trabalhe! Acabem com essa palhaçada do rendimento de inserção social!"
Isto é uma vergonha! Os responsáveis pelo Concelho deviam exigir um nota ao jornal para exigirem que seja reposta A VERDADE!

Anónimo disse...

Parabens carlos.

Teve Coragem pra dizer o que 95% da população da vila q conhecem o caso PENSAM mas n DIZEM nem reclamam...

parabéns por essa atitude

João PM Dias disse...

Concordo com o Sr. Carlos!!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Infelizmente, no nosso concelho há muitos "Zés de Almeidas", famílias numerosas e muitos votos.O Zé de Almeida é uma caso que todos conhecemos, e concordo que esta peça foi um mau serviço para a classe de jornalistas( do correio da Manhã tudo se espera), mas temos de por o dedo na ferida, as nossas entidades locais têm responsabilidade por tipos como este, pois o Zé de Almeida não é o único no concelho, mas estas famílias são numerosas e retiram-se vantagens políticas.Os seviços sociais não podem trabalhar no gabinete, têm de ir para o terreno.

Anónimo disse...

Tenham mas é um pouco de vergonha quem publicou está noticia quer no Correio da Manhã quer aqui no blog.
Em relação a esse José Almeida "Zé das Cadelas", toda a gente sabe que esse homem não precisa de pagar mochilas nem canetas nem lapis nada, porque pelo que me disseram têm um subsidio que lhe dão.
O J.Almeida não paga consultas no C.Saudé, não paga renda de Casa etc...
Um certo dia contaram-me que a Junta de Freguesia ou a Camara Municipal ofereçeu um trabalho ao J.Almeida, e no dia seguinte a mulher pergunta-lhe então não vais trabalhar???
E na qual o marido responde " dizem que o trabalho da saude, e tu é que tas doente por isso vai tu que a mim não me apanham por lá"
Será que isto é de gente que t~em que ir para a França para as vindimas?
HAVERA alguem que seja responsavel que ponha estas pessoas a trabalhar pela vida que levam que não pagam nda recebem o rendimento, ainda se acham vaidosos enfim,triste mundo este.

Oh Zé tem um pouco de vergonha na forma como fazes as coisas, tens bom cabedal vai trabalhar.

Anónimo disse...

Ponham o Z.A. no CDR ou na EPA como director sempre fazia algo de útil!

João PM Dias disse...

"Tenham mas é um pouco de vergonha quem publicou está noticia quer no Correio da Manhã quer aqui no blog."

Meu amigo,

esta noticia foi colocado no blogue, exactamente, para ser discutida por todos!
Se chama a isso "vergonha", quem somos nós para o julgar. Cada um dá-lhe o nome que quiser!


abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

"Tenham mas é um pouco de vergonha quem publicou está noticia quer no Correio da Manhã quer aqui no blog."

A "notícia" apenas foi publicada no blog para, quem não leu no CM, ler aqui e dar a sua opinião, nada mais. Quando colocamos aqui coisas não quer dizer que achamos bem o que estamos a colocar, que concordamos etc, colocamos porque falam de MOIMENTA.

Afinão não é assim tão vergonhoso ter sido publicado isto no blog. É que se não tivesse sido publicado voce não teria dado a sua opinião, digo eu, não sei...

Mas opiniões são opiniões ( respeito a sua mas também tenho o direito de não concordar).

Abraço.

Hugo Santos disse...

Peço desculpa Joaopmd, não tinha reparado que já tinhas "respondido" ao anónimo.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Ainda bem que a noticia apareceu aqui no Blog, assim pode ser discutida e acreditem que chega e "toca" em quem tem responsabilidades nisto tudo!
Mau seria se a noticia fosse do blog, mas não é uma noticia do correio da manhã e compreendeu-se a intenção dela aqui vir para.
Já agora gostava de ver outro tema polémico e que é transversal a este, os "Apoios Sociais na Escola" ...
Carlos Soeiro

Anónimo disse...

Ainda bem que a noticia apareceu aqui no Blog, assim pode ser discutida e acreditem que chega e "toca" em quem tem responsabilidades nisto tudo!
Mau seria se a noticia fosse do blog, mas não é uma noticia do correio da manhã e compreendeu-se a intenção dela aqui vir para.
Já agora gostava de ver outro tema polémico e que é transversal a este, os "Apoios Sociais na Escola" ...
Carlos Soeiro

Anónimo disse...

"Apoios Sociais na Escola" ...

Concordo.

E já agora "Subsídios" aos Clubes e afins, que tb se podem englobar na rúbrica "Apoios Sociais indirectos".

Anónimo disse...

Leiam o Jornal Público!

Anónimo disse...

Para que???????

Anónimo disse...

Interessante, Brasil e Portugal são unidos até nos problemas. Aqui também há um contigente enorme de pessoas que, entre arrumar um emprego, preferem viver de "bolsas" do Governo (bolsa escola, bolsa família, etc...) sem nada produzirem para a sociedade. Na escola os filhos ganham tudo: uniforme, livros, caderno, lapis e merenda. Desta forma os país podem viver tranquilos com o dinheiro recebido do Governo brasileiro!!

Mas, que interessante meu avô era da Vila de Moimenta da Beira, meu Bisavô se chamava José de Almeida, será que este José citado é meu parente ? É uma pena não ter como entar em contato, pois gostaria muito de ter notícias de minha família em Moimenta.

Anónimo disse...

Meu e-mail para contato: cronos.1@globo.com

Omar/RJ

Hugo Santos disse...

Boa noite Omar.

Forneça aqui no blog (pode ser mesmo neste post) todos os dados que conheça da sua familia...pode ser que alguém o consiga ajudar.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Hugo, muito obrigado pela oportunidade!
Como não tenho como colocar um post diretmaente no blog (acredito que só o dono do blog possa fazer esta publicação) usarei este espaço, como sugerido.

Mais uma vez, obrigado por ceder este espaço!

Anónimo disse...

PROCURO FAMILIARES:

Procuro os descendentes de meu avô Manoel de Almeida, imigrado para o Brasil, por volta de 1920.

Meus bisavós se chamavam: José de Almeida (José tamanqueiro)e Anna de Jesus.
Um dos meus trisavôs era conhecido como João da Rabeca (João de Almeida).
Meu avô deixou uma irmã em Moimenta da Beira, chamada Candida, minha tia-avó, e são os familiares dela que procuro.

E-mail para contato: cronos.1@globo.com

Gostaria muito de qualquer notícia ou informação!
Obrigado,
Omar de Almeida/Rio de Janeiro