segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Praça Pública - Semanal
























Cliquem na imagem, leiam e opinem!! (Fonte:Visão)

15 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém tem opinão.
Se fosse sobre o cdr isto ja estava cheio.
Por aqui se vê qual a mentalidade do interior.

Anónimo disse...

Os professores em Portugal segundo os estudos da OCDE a todos os níveis são os bem mais pagos.
Não poderemos ignorar o indiscutível papel no processo educativo mas o que realmente querem é chegar a tudo custo, os bons e os maus, ao ultimo nível do escalão.
O problema é o corporativismo instalado neste e outros sectores sem ter em conta o interesse geral.

formatted error free disse...

o povo tem d se expressar nas urnas..este governo esta la pq alguem (mts alguens) votaram neles. se so agr acordaram e nao estao satizfeitos têm mais uma opurtunidade no proximo ano pra mudar a situação. n se podem é acomodar. se esta mal tem de se mudar.

Anónimo disse...

Correcção ao meu anterior comentário:"os professores são os terceiros mais bem pagos da OCDE".
Acrescento que, mal ou bem, foi este Governo que atacou o problema.

Anónimo disse...

Boas noites
Hoje enviaram -me este e - mail,que se adpata bem ao segundo País, como frisa o artigo em questão!
Leiam bem o texto porque dá para reflectir! Muitas vezes criticamos factos sem algum fundamento!Ou seja , pequenas coisas!Mas ao sabermos da realidade de certos cidadãos, como, os grandes da Banca,Políticos e afins!Esses sim, é que a sabem toda!Num País, onde a taxa de desemprego se encontra nos 7,5%...!


"Assunto: Inapto por Junta Médica...

Isto é uma 'vergonha' Temos todos obrigação de denunciar

O PAÍS INTEIRO
PRECISA DE
SABER......

Com 46 anos... Inapto por Junta Médica... Hein!... Diz-se ainda que com reforma de 35000 € mensais... O nosso problema continua a ser a distribuição de riqueza...

O problema não está nos funcionários públicos... O tempo o dirá...


Afinal foram só 9732 milhões


As notícias que dão conta da desumanidade das juntas médicas são manifestamente exageradas. Afinal há quem não se queixe das mesmas.
Ontem mesmo, em carta enviada ao Público, Paulo Teixeira Pinto indica que passou 'à situação de reforma em função de relatório de junta médica'.
Certamente ainda mal refeito da forma como foi corrido do BCP e da Opus Dei, este banqueiro de 46 anos foi considerado inapto para o trabalho, apesar de já ter arranjado um cargo numa consultora financeira.
Teixeira Pinto nega ter recebido 1o milhões de euros de 'indemnização pela rescisão do contrato' com o BCP, garantindo que apenas recebeu a 'remuneração total referente ao exercício de 2007':9.732 milhões de euros em 'compensações' e 'remunerações variáveis'. Estas juntas médicas são as mesmas que recusam reformas a Professores com Cancro.
...mas o Governo não sabe disto ?
Façam andar até isto chegar a alguem decente..."

Um grande abraço
Alexandre Monteiro

Anónimo disse...

Público de 20 de Junho de 2007.

Dados do departamento de Estatísticas da Educação da organização
Professores portugueses são os terceiros mais bem pagos dos países da OCDE
08.09.2006 - 16h34 Lusa

Os professores portugueses são os terceiros mais bem pagos no “ranking” dos 30 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), revelou hoje Ben Jensen, responsável do departamento de Estatísticas da Educação daquele organismo.
Tendo como valor de referência o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada país, Ben Jensen disse que, de acordo com dados de 2003, Portugal só é ultrapassado pela Coreia e pelo México. Os dados relativos a 2004 serão conhecidos na próxima terça-feira, mas, segundo o especialista, são "idênticos" aos de 2003.

Ben Jensen está no Porto, a convite da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), para participar no fórum "Uma visão desafiante para a profissão docente do século XXI", que hoje decorre.

Em declarações aos jornalistas, o especialista frisou que, "em Portugal, os salários dos professores estão bastante altos", referindo também que, em relação ao número de alunos por turma, o nosso país está igualmente "bem colocado". Neste parâmetro, Portugal ocupa o 9º lugar na lista dos países com turmas mais reduzidas, tendo em média 20 a 25 alunos.

Em relação aos níveis de escolaridade, Portugal mantém-se abaixo da média dos 30 países. Um dos factores que, em seu entender, poderá contribuir para esta realidade é o "contexto social" em que os alunos se inserem. "Há programas especiais que podem ser implementados, especialmente para os estudantes que estão em desvantagem por causa do seu contexto social" e há, nesta matéria, "inúmeros bons exemplos na OCDE que podem ser seguidos por Portugal", sublinhou Ben Jensen.

Questionado pelos jornalistas, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, afirmou que o leque salarial dos professores em Portugal é "excessivamente largo", sublinhando que "até mais de meio da carreira, os professores atravessam grandes dificuldades, porque têm de fazer grandes deslocações quando são colocados em escolas muito distantes da sua residência".

"Sabemos que o referencial que a OCDE está a utilizar é o dos professores em topo de carreira, mas não podemos deixar de ter em conta que a generalidade do professores desde o início até mais de meio da carreira tem remunerações muito baixas", disse.
Não é justo instrumentalizar este tema como sendo responsabilidade única e exclusiva deste Governo porque, afinal de contas, quem é que governa desde o Estado Novo?!!!
Já agora um pequeno achega: a líder do PSD,Manuela Ferreira Leite, tem como muitos políticos de variados quadrantes políticos uma subvenção politica, ou seja, trabalhou uns anos no parlamento e deram-lhe a reforma antecipada.
Alexandre o que referiste é vergonhoso, escandaloso mas não metas a mão por ninguém.

João PM Dias disse...

Boa Tarde,

Só neste País!!!!!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

A domesticação de animais ou plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas, para a vida em associação íntima com os seres humanos e com outras espécies. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.

Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária. As plantas domésticas são inúmeras e vão desde as utilizadas em residências até às cultivadas na agricultura.

A domesticação acompanha a História da civilização, sendo benéfica para o desenvolvimento da mesma, porém é extremamente prejudicial à natureza e à ecologia, já que, em contraste com a seleção natural, a domesticação provoca uma seleção artificial de alguns seres vivos em detrimento de outros que o ser humano procura eliminar por considerar hostis à sua sobrevivência. A domesticação, desse modo é um fator de redução da biodiversidade. Um exemplo no Brasil é o abate de onças que se alimentam de gado. A agricultura acarreta a devastação de florestas naturais e em seu lugar são instaladas monoculturas. O habitat e os alimentos de animais selvagens são dessa forma destruídos.

A domesticação acaba sendo ao mesmo tempo benéfica e maléfica ao ser humano, pois este também sofre as conseqüências de problemas ambientais gerados pela domesticação em grande escala.

Anónimo disse...

Grande post!!

Anónimo disse...

Bem, o penúltimo anónino não conseguiu interpretar( ou não quis interpretar) o artigo de opinião da revista Visão!
E ainda por cima foi copiar a definição de "domesticação de animais e plantas", da Wikipédia, a enciclopédia livre!!Ou, menos podia ter colocado entre aspas...

Anónimo disse...

Esta técnica não é nova em Portugal, não foi inventada pelo actual governo, foi praticada por muitos anos por Salazar e, mais tarde, por Caetano. Cá se fazem, cá se pagam...

Anónimo disse...

Claramente.
O teu comentário elucida bem que isto da domesticação já tem uma história bem longa!

Anónimo disse...

Podemos chamar-lhe Demagogia ou será forte demais?

"Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".

Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.

No nosso contexto actual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na práctica não se concretizam.

Dizem os manuais que o demagogo, na sua expressão grega primitiva, era apenas o chefe ou condutor do povo, sem qualquer sentido pejorativo, e, como tal, se qualificavam Sólon ou Demóstenes, intimamente ligados à defesa da democracia. Contudo, a expressão sofreu uma evolução semântica, deixando de ser uma arte neutral, principalmente depois da morte de Péricles, em 429 a.C., quando surgiram novos líderes, não ligados às antigas famílias, os quais, a partir do século seguinte, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a actual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Ou, para seguir as palavras de Bertrand de Jouvenel: a arte de conduzir habilmente as pessoas ao objectivo desejado, utilizando os seus conceitos de bem, mesmo quando lhes são contrários. Aliás, já em Platão (Politeia, livro V) o nome serviu para designar o animal que chama boa às coisas que lhe agradam e más às coisas que ele detesta. Do mesmo modo, em Aristóteles (Política, livro V), onde se acentuou que o demagogo utilizava a lisonja e os artifícios oratórios. Já no século XIX, Lincoln chegou mesmo a assinalar que é sempre possível enganar uma pessoa; que é também possível enganar todos, mas de uma só vez; mas que é impossível enganar sempre todos. Neste contexto, Max Weber, utilizando um conceito amplo de demagogo, incluiu em tal categoria o jornalista, referindo que o mesmo substituiu o púlpito. Porque, desde que foi instaurada a democracia, o demagogo é a figura típica do chefe político no Ocidente. Uma demagogia que, depois de se transmitir pela palavra impressa e através dos jornalistas, passou para a rádio e para a televisão." in wikipedia

Anónimo disse...

"A corrupção política implica que as leis e as políticas de governo são usadas para beneficiar os agentes econômicos corruptos (os que dão e os que recebem propinas) e não a população do país como um todo. A corrupção provoca distorções econômicas no setor público direcionando o investimento de áreas básicas como a educação, saúde e segurança para projetos em áreas em que as propinas e comissões são maiores, como a criação de estradas e usinas hidroelétricas. Além disso, a necessidade de esconder os negócios corruptos leva os agentes privados e públicos a aumentar a complexidade técnica desses projetos e, com isso, seu custo. Isto distorce ainda mais os investimentos. Por esta razão, a qualidade dos serviços governamentais e da infraestrutura diminui. Em contrapartida, a corrupção aumenta as pressões sobre o orçamento do governo. Em seguida, esta pressão se reflete sobre a sociedade com o aumento dos níveis de cobrança de impostos, taxas e tributos." wiki

Não é "isto" que está a criar a crise??

Anónimo disse...

Este conformismo deixa-me chocado.