quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Viseu - Um distrito a negro

A Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP, reunida no passado dia 5, analisou a situação política e social do distrito, que continua a agravar-se.
De facto, fruto do encerramento de inúmeras empresas (Jonshon, Malhacila, Anjal, Mecoin, Peter Pan, Basmad, entre outras), o desemprego tem vindo a aumentar no distrito, atingindo o valor médio de 10%, muito acima dos valores nacionais. E a situação só não é mais calamitosa porque a emigração se faz sentir de novo com força, sobretudo nos concelhos do Norte (Cinfães, Resende, Armamar e outros), onde mais de um terço da mão-de-obra activa está em Espanha e noutros países da Europa.

O pequeno comércio é outro sector atingido pela crise, dado o baixo poder de compra da população e a proliferação de grandes superfícies comerciais (mais de 10 só no último ano em Viseu e concelhos vizinhos), que, segundo a Associação Comercial de Viseu, vão levar à falência mais de 30% das empresas. Mas a situação não é melhor na agricultura, onde se fazem sentir os efeitos negativos da PAC, o brutal aumento dos factores de produção, a persistência de preços não compensadores para os produtos agrícolas e enormes dificuldades para o seu escoamento.

A par disto, assiste-se à crescente ruína dos pequenos produtores vitivinícolas e Adegas Cooperativas – desapareceram já a de Cinfães e Tondela e a de Lafões está em extrema dificuldade – e à concentração capitalista da produção vinícola em empresas multinacionais, enquanto no sector das frutas, o Governo continua a não apoiar o projecto para a construção de uma unidade de transformação da maçã de refugo em Moimenta da Beira, que faria aumentar significativamente o rendimento dos agricultores.

Por fim, o Matadouro de Viseu continua por construir, com todos os prejuízos daí resultantes para o sector pecuário, e o Governo prepara leis que visam a privatização das matas nacionais e ameaçam a gestão democrática dos baldios pelos compartes. Ou seja, o PS fala de um «distrito a cores», mas cores que só ele vê, ironiza o PCP.

Fonte: www.avante.pt

11 comentários:

Anónimo disse...

-o Governo continua a não apoiar o projecto para a construção de uma unidade de transformação da maçã de refugo em Moimenta da Beira, que faria aumentar significativamente o rendimento dos agricultores-

Como é que se cruzam 2 camiões carregados de maça e sumo na vila da rua?
É por essa e por outras que não podemos crescer.

Anónimo disse...

interesses mais altos estão na origem da nega dessa ideia..
mais tarde irá perceber do que eu estou a falar...

e nao é pelas vais rodoviarias, pois a materia prima está cá!! ... sabe a quantidade de camiões de maçã dos produtores da região que saiem daqui para irem para a Biofun (Biofun-Produtos Biológicos do Fundão Lda)ou para a Indumape ( Industrialização de maçã e pera, Lda, Pombal)?? o suficiente para haver cá uma unidade de transformação, fazendo com que a matéria prima nao saisse de cá e, com isso,ganhavam os produtores e a região, pois era mais uma grande industria que tanto necessitamos!!

falta vontade política do governo e dos deputados socialistas do distrito de viseu.
e mais não digo!!!

Anónimo disse...

falta de vontade do poder politico local.
e mais não digo!!!

Anónimo disse...

local não é... quem escreveu o ultimo comentario não sabe do que está a falar..
não me referi aos politicos locais.. isto ultrapassa-os

eu disse que mais tarde vamos perceber o porquê!!

Anónimo disse...

ultrapassa???será???

.eu disse que mais tarde vamos perceber o porquê!!.

porque não saber já???

quem disse...Partidos Políticos em Moimenta da Beira só existe o PSD e o CDS! O Partido Socialista é uma ocupação para interesses...Enfim, um verbo de encher!!...disse tudo!

Anónimo disse...

"O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo"

Anónimo disse...

A nível central:PS,PSD/CDS no Governo.
A nível local:CDS e PSD no município.
Não vejo é que terá responsabilidades politicas neste caso.
Concordo que será um negócio com pernas para andar mas o ponto de partida terá que ser dado pela iniciativa privada.

Anónimo disse...

isso também é verdade.

Anónimo disse...

Quero sumo de maça!

Anónimo disse...

AVANTE CAMARADA. AVANTE CAMARADA. AVANTE CAMARADA. AVANTE...

Anónimo disse...

Para o ultimo comentário:não sou e jamais votei PC.Ao contrário de si, eu não tenho o rabo preso.