quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Fruticultura - Maçã - «Geadas e frio ditam campanha»

A Cooperativa Agrícola do Távora, sedeada em Moimenta da Beira, é constituída por três secções: Aprovisionamento, Vinho e Fruta (Maçã).

No que se refere à Secção da Fruta esta assume um papel importante dentro da Cooperativa, tendo sido recentemente modernizada, através da implementação de uma grande estrutura de laboração. Trata-se de um investimento que permitiu uma maior dinâmica dentro da própria central fruteira. Em paralelo a este investimento, foram feitos ainda progressos na área da rastreabilidade e na área do controlo informático de processo de recepção, calibragem e selecção da fruta. Fez-se também reciclagem da água garantindo melhorias na qualidade da maçã.

Do ponto de vista do produto, o ano agrícola não foi modelar, tendo sido um pouco agreste, onde a falta de chuva no momento próprio acarretou alguns problemas nomeadamente calibres mais pequenos e quebra da fruta devido às geadas. De futuro, a Cooperativa pretende aumentar e reformular a área produtiva, modernizando as explorações frutícolas com plantação e reestruturação de novas áreas, procurando assim melhorar os processos de cultivo e implantação de novas variedades. (Fonte:avozdocampo)

Sem comentários: