sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

«Gastronomia» - Partilha de Receitas da nossa Região

Ao pensarmos em gastronomia regional começamos a sentir "água na boca" e um "ligeiro movimento" no estômago. Este espaço, para além de pretender "causar" essas sensações, tem o objectivo de juntar receitas, receitas das nossas avós ou receitas "lá de casa", que de certa forma são regionais. Assim, ao partilharmos algum "conhecimento gastronómico" quem fica a ganhar é o nosso paladar e a nossa região!

"(...)Pela estrada fora, adivinha-se facilmente a razão da fama da gastronomia e do artesanato destas gentes beirãs, ao contemplar os longos pomares de maçã, os campos de batata e cereais, recortados entre pastos verdes, abundantes em gado e rebanhos de ovelhas.

Nas aldeias em redor, mulheres tecem mantas e capuchas, cozem o melhor pão regional para acompanhar o cabrito assado e os enchidos que nas festas populares enchem a mesa, ao lado das trutas do Vilar, dos doces conventuais e do vinho "Terras do Demo". Os homens dividem os dias entre o trabalho do campo, o artesanato, a pesca e a caça, tirando proveito dos bens que a natureza generosamente lhes doou ao dotar o concelho de extensos vales e rios de límpidas águas. Dedicam-se aos trabalhos de latoaria e da ferraria muitas vezes depois de repasto de trutas com presunto, coelho à caçador ou míscaros com coelho bravo, haveres trazidos para casa depois de mais um dia passado nos montes circundantes." (Fonte: douronet)

3 comentários:

João PM Dias disse...

«Bolo de Castanha»

Ingredientes:
- 1 Kg de castanhas cozidas;
- 10 ovos;
- 1 L de leite;
- 0,5 Kg de açúcar.

Modo de preparação:
Faz-se uma fenda nas castanhas e pôem-se a cozer. Quando as castanhas começam a abrir descascam-se e pôem-se no leite a acabar de cozer.
Depois de cozidas, faz-se um puré. Num recipiente, juntam-se as gemas com o açúcar e mexe-se.
Em seguida junta-se o puré de castanha e por fim as claras batidas em castelo e mexe-se bem. Barra-se o tabuleiro com margarina, forra-se com papel vegetal e deita-se o preparado para a forma para ir ao forno.

abraço,
joaomd

Unknown disse...

Marrã de S. Francisco

Ingredientes:
750 g de carne de porco da barriga com coiro (entremeada)
3 colheres de sopa de banha
1 colher grande de vinho tinto
Sal
Pimenta

Preparação:
Corta-se a carne em pedaços pequenos deixando o coiro agarrado. Frita-se a carne na banha e tempera-se com sal e pimenta. Quando a carne estiver loira rega-se com vinho tinto e deixa-se ferver até apurar. Acomoanha com batatas cozidas.

César Bernardo disse...

Para não se perder de vista esta e outras iniciativas, penso que seria ideal criar um fórum onde se poderiam arrumar e ao mesmo tempo manter sempre visível estas mesmas secções, para ti que sabes quem és, é este o recado :) ;) :D