sábado, 27 de dezembro de 2008

«Mini-Forúm» - Política local 2008

O ano de 2008 está perto do fim!

Portanto, nada melhor do que se olhar para trás, analisar o que se passou e corrigir/melhorar/manter o que foi feito ao longo do ano.

Assim sendo, este post tem como objectivo abrir o debate, em jeito de balanço 2008, sobre o panorama político da nossa vila.

- Câmara Municipal
- Junta de Freguesia

Comentem...

17 comentários:

formatted error free disse...

o bigode do presidente ainda é maior que o do Chalana. Isso da jeito a comer caldo verde?

de resto faço um balanço positivo, com excepção do estadio q nao foi feito, o ic26, as nossas estradas q sao uma vergonha, a segurança nas ruas é o q se ve. ainda o outro dia uma senhora idosa foi abordada por um gang com putos de 12 anos. é uma vergonha. Fora isso...esta tudo bem.

abraço moimentenses, joaoPMD e "ex jogador do sporting, newcastle, osasuna" 99

Zé Carias disse...

Pode ser que o bigode que vais levar ainda seja maior que o do presidente, e não é para todos saber comer com bigode. Nos outros assuntos nomeadamente o da senhora deves questionar a administração interna e não a autarquia. Sabes?

MoimentaNaNet disse...

Não vamos falar sobre "bigodes"!

Vamos debater o tema, ou seja, fazer um balanço politico 2008.

O que foi feito?
O que ficou por fazer?
Obras? Estradas? Cultura?
Investimentos? Soluções?
CM e JF?

Cumprimentos,
MoimentaNaNet

crispc disse...

Assunto interessante. Que tal urbanismo? Esta vila não está lá muito organizada. Pois não parece existir um planeamento, os edifícios são construídos onde lhes apetece, as ruas como calha. Um mundo completamente desnorteado. A zona histórica antiga da vila, completamente degradada, abandonada. As grandes cidades, a tentarem resolver esses erros cometidos ao longo destes anos todos, e nós por cá, preferimos passar por eles do que imediatamente os resolver.
Que tal estabelecerem programas de reabilitação. E o convento, meu Deus, aquilo qualquer dia cai, uma das poucas atracções históricas, que tal restaurar, criar uma zona de exposições, congressos, um museu, algo de interessante. Criar estruturas para as pessoas não saírem daqui, mas se fixarem e viverem. Esta vila está a passar a ser um dormitório, em vez de um local de lazer. Já para não falar de espaços verdes agradáveis, etc.
Quanto ao que foi feito, não sei ao certo, mas parece que não é o suficiente.
Atentamente, cris.

João PM Dias disse...

Já agora, o parque "radical" do bairro N.Sra de Fátima já foi concluído?

É que eu passei lá, à cerca de um ano ou dois atrás, e havia uma placa que dizia:
"Prazo de execução ou prazo da obra = 9 meses "

Como nao tenho passado por lá gostava como é que aquilo está.

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

Da última fez que passei lá e reparei no "local do parque" estava tudo na mesma. So vi os lancis dos passeios.

Mas como disse, isto foi da última vez que reparei por isso não sei se ainda estará igual.

Mas aquilo vai avançar...digo eu.

João PM Dias disse...

Como nao tenho passado por lá gostava DE SABER como é que aquilo está.

LMRC disse...

Boas Tardes

O parque radical, encontra-se na mesma situação,têm alcatrão na estrda porque de resto não há novidades em relação a essa magnifica obra.
Em vez da construção dessa obra não seria mais pratico a construção por exemplo de um poli desportivo em relva sintetica?ou a criação de um jardim com espaços verdes onde podesse ser um encontro de Moimentenses?

Nuno25 disse...

Tá tudo na mesma.

Se calhar já vai morrer assim.

O dinheiro que tinham para gastar, deve ter sido "desviado" para a construção, alargamento e pavimentação de alguns caminhos na freguesia.

Digo eu.

A um ano das eleições...

Abraço

João PM Dias disse...

Bom dia,

Eu acho que, em relação ao pequeno caminho que foi pavimentado ao lado do "parque", já era merecido!

Feliz Natal,
joaomd

Unknown disse...

Faço um balanço positivo deste ano.
A junta tem actuado de forma correcta e feito os trabalhos que estão ao seu alcance.
A CM fez o seu papel, alargou os horarios da biblioteca, abriu o ginasio, promoveu livros, manteve o cinema, ajudou as associações, requalificou a avenida 25 abril.

PM

LMRC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno25 disse...

Boas,

Sr. Loureiro,não percebo o alcance que quer dar com o seu post, sobre os ciganos.

Os ciganos, que são gente como nós, estão devidamente autorizados pelos proprietários do terreno, para ali fazerem a comemoração de um baptizado.

Abraço

Jaime Gouveia disse...

Para mim o balanço que faço é extremamente positivo. Devemos ter em conta as situações difíceis que o país está a passar e, sobretudo, as autarquias. A autarquia de Moimenta tem gerido com esforço os dinheiros que tem e não tem, pois não podemos esquecer as dívidas que quase todas as autarquias do país contraíram. Veja-se o caso da autarquia de Lisboa que, muito embora chefiada por António Costa, está no momento a pagar a factura de uma Lei que limita os endividamentos camarários, criada pelo executivo do qual fazia parte o próprio António Costa.
Louvo todos os políticos locais que fazem alguma coisa pela sua terra, sobretudo aqueles cuja missão é ainda mais difícil... pois governar uma câmara da orla costeira que respira desenvolvimento não é o mesmo que gerir os destinos do povo do interior beirão... cada vez mais envelhecido e isolado.
E, quando falo em políticos, refiro-me a todos. Hoje em dia os responsáveis pelas obras feitas ou por fazer não são apenas os executivos camarários, mas também os vereadores que representam a oposição que nas reuniões quotidianas votam projectos, discutem assuntos, apresentam propostas.
A Câmara de Moimenta requalificou a avenida principal, apresentou um pavilhão municipal há décadas desejado, tem apoiado largamente o futebol e as associações culturais (mais que muitas no concelho). Há três lares de idosos em construção no concelho: o de Leomil, o de Sever e o da Santa Casa está a ser ampliado. O de Alvite está já edificado. Em ambos os casos a autarquia apoiou e vai apoiar financeiramente estes projectos de grande valia. Mais: está projectada a requalificação do centro histórico de Moimenta da Beira com a reconstituição do antigo pelourinho. Está projectado também um museu e um arquivo municipal. Temos uma excelente, e sublinho, excelente, biblioteca municipal. Temos um auditório com sessões de cinema. Temos um posto de turismo que dentro das suas limitações funciona. Temos piscinas municipais. No campo cultural foram muitissimas as obras de cultura local apoiadas pelo município.
No campo escolar há protocolos com várias escolas relativos ao transporte de crianças que têm exigido um esforço financeiro acrescido, pois como se sabe o Ministério da Educação tem vindo a demitir-se de algumas responsabilidades imputando-as às Câmaras.
Temos ainda muito mais coisas. Temos um parque industrial já cheio. Temos.... enfim... sobretudo um povo irreverente, crítico, exigente e muita gente interessada em continuar a missão de desenvolver o concelho e traçar-lhe um futuro mais risonho. Políticos, mas não só!
A área que creio ser a mais sensível é a do emprego. Mas, aqui, Moimenta infelizmente não está só! É um problema estrutural de toda uma região que carrega este pesado fardo... e que eu, como jovem, gostaria de um dia ver ultrapassado.
Abraço a todos e um Feliz Natal!

LMRC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Comentário Politico

Unknown disse...

A nao ser o zecarias e o jaime gorveia ainda nao vi nenhum balanço em condiçoes. há uma musica do Clemente cantor de baladas pupulares que canta 'sinto amor no ar'. se a aplicassemos no coutexto da politica em moimenta seria 'sinto medo no ar'