quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Neve - Moimenta da Beira - "Fim-de-semana de sonho"

Este, foi, sem dúvida, um fim-de-semana único/inesquecível para quem disfrutou da queda de neve nas nossas terras do Demo. Para além das famosas brincadeiras na neve a paisagem permitiu dar uso às máquinas fotográficas e pôr em prática o lado artistico!

Quem quiser partilhar as suas fotos, com os Moimentenses espalhados pelo mundo, envie um e-mail para o nosso contacto.

Para terem acesso a algumas fotos, cliquem em: www.moimentananet-fotos.blogspot.com

"A neve pôs uma toalha calada sobre tudo.
Não se sente senão o que se passa dentro de casa.
Embrulho-me num cobertor e não penso sequer em pensar.
Sinto um gozo de animal e vagamente penso,
E adormeço sem menos utilidade que todas as ações do mundo."
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"

(Agradecimento especial ao NunoBondoso pelo envio de algumas fotos)

66 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho esta foto como imageem de fundo do meu pc.

Hugo Santos disse...

Exelente foto.

5 estrelas...

Abraço

Anónimo disse...

Foto espectacular!

Nestes dias, ficam as imagens, as fotos mas tb as atitudes solidárias que devem servir para mais tarde recordar. Por isso, volto a repetir e a assumir os meus sinceros parabéns ao comandante J.Requeijo,aos BV e Protecção Cívil pelo trabalho realizado em prol da segurança de todos os cidadãos que circularam por esta região neste fim de semana.

Abraço

João PM Dias disse...

Concordo com os últimos coments! Está excelente!

Esta foto poderia ganhar muitos concursos.

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Modéstia à parte...

Está 5 Estrelas.

A Serra da Nave, no seu MELHOR!!!!

Obrigado

João PM Dias disse...

Obrigado nós!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Excelente post.

Excelentes fotos.

Não há mais? Tantos visitantes do blog e ninguem tem mais fotos? Enviem e os gestores que coloquem...

força

cumprimentos

Anónimo disse...

como posso colocar fotos?

Anónimo disse...

é enviar pro mail deles

MoimentaNaNet disse...

Boa tarde

Enviem as fotos para o nosso mail (blogmoimentananet@gmail.com) e nós publicaremos.

Obrigado.

Moimentananet

Anónimo disse...

Posso facultar algumas fotos da SERRA DE LEOMIL se assim o pretenderem,o que não posso é concordar com o comentário do amigo Nuno 25, porque nos dias de hoje e com tanta imformação disponível não posso permitir que se troque o nome desta magnífica serra que é de todos nós Moimentensses. De uma vez por todas vamos aceitar, esta SERRA confronta com a S. Lapa e S. Montemuro, e designa-se como SERRA de LEOMIL, mas não é só de leomil, mas também de todo este concelho de Moimenta da Beira que tanto tem para promover. Pr isso amigo Nuno esta serra também é tua, e por favor não lhe troques o nome.
Com todo o respeito.

Parabens ao moimenta na net!

Anónimo disse...

Voce so pode ser de Leomil.

Eu vou ter de lhe dizer que concordo com o nuno, e como ele ha muita gente que diz serra da nave. Passo a explicar, normalmente, o nome das serras/montanhas, tem um nome do local mais alto da mesma (ou nome proximo deste), portanto, passo a explicar que o ponto mais alto da serra da nave/leomil não é o talefre mas sim o local de nome Nave (entre o espinheiro e a quinta do viduinho). Esse local, é o ponto mais alto, com mais 10 metros (aproximadamente) que o talefre que se ve de Moimenta.

Agora, diga-me o sr, quantas serras conhece com nomes de localidades/locais que não estao no seu alto/planalto ou proximo deste (e que no caso, nem num vale se encontra visto que o vale é entre 2 encostas de uma mesma serra ou serras diferentes, o que não é o caso)?

Estrela-local proximo da torre. caramulo, local no alto da serra. Marão- alto da serra. Alvão- alto da serra. Leomil- a varios quilometros do ponto mais alto que por coincidencia...se chama NAVE.

Diga-me alguns exemplos tipo LEOMIL.

Pois é, ha muito poucos.

E caso o sr saiba, ha varios mapas/cartas geologicas/cartas geodesicas (alias as antigas são quase todas) com o nome serra da nave e planalto da nave.

So não ve quem não quer.

Por isso, tem de aceitar as 2 designações, serra da nave/Leomil vai tudo dar ao mesmo.

De onde veio o nome PORTO DA NAVE??? QUINTA DA NAVE???? Da serra de Leomil, tem razão, tem tudo a ver.

abraços do tamanho da serra (da Nave)

MoimentaNaNet disse...

Estão disponíveis novas fotos do Nevão.

Obrigado ao Miguel Loureiro pelas fotos enviadas.

Enviem as vossas fotos para blogmoimentananet@gmail.com.

Obrigado

Anónimo disse...

Porto da Nave??? ainda à pouco tempo se chamava Porto Codeço...

mas não tem mal...
sabe o que é a Nave??? zona de planalto de uma serra que é rica em pastos!! quer um exemplo??

http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Parques_Naturais.VR/Serra_da_Estrela/8VR_CovaoNave.html


+++++


http://olhares.aeiou.pt/nave_da_mestra___serra_da_estrela/foto272977.html

+++++


O Porto da Nave, o local onde estão as aerogeradoras, os dolmens... etc etc.. esse PLANALTO é a nave da serra que tem os seus limites na Lapa e no Montemuro! que por acaso se chama Serra de Leomil.

Não é o caso de ser de Leomil ou não ser, pois para essa gente acho que pouco lhes interessa...
1º nao ganham nada com isso..
2º qdo vão ver aos mapas aparece lá serra de Leomil.. só um mapa de 1945 do exército é que aparece Nave.

Até O Padre Bento que era um defensor de Serra da Nave, redimiu-se e acrescentou uma errata no livro dele a emendar o erro.
Acho que as pessoas ao chamar NAVE à serra, fazem-no com um intuito... mas isso não me compete a mim escrever sobre isso.

Espero que fique esclarecido caro anónimo. Se não ficou é porque não quer perceber. *

Assinado
João Mesquita

Anónimo disse...

fiz uma pesquisa sobre os nomes das 30 maiores serras de portugal:


SERRA DO LAROUCO - 1525 metros
Larouco é um MUNíCIPIO da Espanha na província de Ourense, comunidade autónoma da Galiza, de área 23,66 km² com população de 570 habitantes (2004) e densidade populacional de 24,09 hab/km².


SERRA DO GERÊS - 1544 metros
O Gerês é uma VILA que corresponde territorialmente à freguesia de Vilar da Veiga, do munícipio de Terras de Bouro.


SERRA DE MONTESINHO - 1486 metros
Aldeia de Montesinho é uma ALDEIA típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho habitada por cerca de 20 famílias, faz juz ao que de mais puro que se pode designar por "hospitalidade transmontana".


SERRA DO SOAJO - 1415 metros
O Soajo é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, com 58,59 km² de área e 1 159 habitantes (2001). Densidade: 19,8 h/km².


SERRA DA NOGUEIRA - 1318 metros
Nogueira é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Bragança, com 13,65 km² de área e 431 habitantes (2001). Densidade: 31,6 hab/km².


SERRA DO BARROSO - 1279 metros
Covas do Barroso é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Boticas, com 29,67 km² de área e 348 habitantes (2001). Tem uma densidade populacional de 11,7 hab/km². É constituída por três povoações: Covas do Barroso (sede de freguesia), Romaínho e Muro.


SERRA DE BIGORNE - 1210 metros
Bigorne é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Lamego, com 5,08 km² de área e 39 habitantes (2001). Densidade: 7,7 hab/km².


SERRA DA LOUSÃ - 1205 metros
A Lousã é uma VILA portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Pinhal Interior Norte, com cerca de 15 000 habitantes.


SERRA DE BORNES - 1200 metros
Bornes é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, com 18,75 km² de área e 420 habitantes (2001). Densidade de 22,4 hab/km².


SERRA DA PADRELA - 1146 metrOS
Padrela e Tazem é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Valpaços, com 28,64 km² de área e 469 habitantes (2001). Densidade: 16,4 hab/km².


SERRA DO VIDUAL - 1119 metros
Vidual é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 14,33 km² de área e 93 habitantes (2001). Densidade: 6,5 hab/km².


SERRA DA GRALHEIRA - 1116 metros
Gralheira é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Cinfães, distrito de Viseu, situada em plena serra de Montemuro, com 10,58 km² de área e 205 habitantes (2001). Densidade: 19,4 hab/km².


SERRA DA MALCATA - 1072 metros
Malcata é uma FREGUESIA portuguesa do concelho do Sabugal, com 21,82 km² de área e 351 habitantes (2001). Densidade: 16,1 hab/km².


SERRA DO CARAMULO - 1071 metros
O Caramulo é uma VILA com cerca de 1.000 habitates que corresponde territorialmente à freguesia de Guardão, do munícipio de Tondela.


SERRA DE LEOMIL - 1008 metros
Leomil é uma FREGUESIA portuguesa do concelho de Moimenta da Beira, com 39,40 km² de área e 1 250 habitantes (2001). Densidade: 31,7 hab/km².


pronto.. como podem ver, 50 % das maiores serras de Portugal têm um nome associado a uma freguesia, vila, concelho...

A SERRA DE LEOMIL AFINAL NÃO É EXCEPÇÃO!! *

Anónimo disse...

Bom dia

SERRA DA NAVE? Porquê?

Desde que me lembro, sempre ouvi falar da SERRA DA NAVE.

Os mais antigos e não só, diziam que o meu AVÔ materno (ZECA CHECHE) possuia cultura de batatas na NAVE.

Sempre ouvi dizer aqui pelos bombeiros, que a Portucel possuia na SERRA DA NAVE, plantações de pinheiros.

Pertenço a uma Associação de Caçadores que tem o nome de Sr. Aflitos e NAVE.

"Se é citadino, se, de quando em quando, ciranda por estes «trilhos-serranos», se ainda não se cansou do uivo solitário deste lobo ibérico em vias de extinção, suba cedinho ao topo da serra do Montemuro e verá levantar-se, lá para os lados da SERRA DA NAVE, o Sol num resplendor de cor, de energia e de vida." in Montemuro, TRILHOS SERRANOS.

" 0 HOMEM DA NAVE " Livro escrito em 1954 pelo NOSSO Mestre Aquilino Ribeiro.

Na Estrada Municipal Moimenta-Peravelha exite uma placa a indicar o seguinte: " Necropole Megalitica da NAVE"

e mais... e mais... e mais...

Mas meus Senhores não quero com isto ferir de maneira nenhuma qualquer bairrismo que possa existir em algumas pessoas.

Se o fiz peço imensa desculpa.

Agora vos digo uma coisa: PARA MIM É E SERÁ SEMPRE A SERRA DA NAVE.

Já Mestre Aquilino assim a chamava...

César Bernardo disse...

Não vale a pena o pessoal estar a chatear-se por um assunto que até já as barbas perdeu, chamem-lhe Nave ou Leomil, toda a gente que conhece um pouco da história saberá que nome lhe dar, ou seja, ficará ao seu critério, para mim, que vim de "fora" sempre ouvi falar em Serra da Nave, mas agora, e após algumas pesquisas, é a Serra de Leomil ou a Serra da Nave, ou seja, é-me indiferente, para Aquilino era Serra da Nave, para o Pedro Abrunhosa é Serra de Leomil...

Anónimo disse...

Caro amigo,
também não te estou a julgar… aliás, acho que é saudável este tipo de discussões sem atritos. Não acha?
bairrismo?? não sou de Leomil.
Quanto aos teus exemplos:

"Os mais antigos e não só, diziam que o meu AVÔ materno (ZECA CHECHE) possuia cultura de batatas na NAVE."
...
"Pertenço a uma Associação de Caçadores que tem o nome de Sr. Aflitos e NAVE."
...
"Na Estrada Municipal Moimenta-Peravelha exite uma placa a indicar o seguinte: " Necropole Megalitica da NAVE".

Claro meu amigo.. o teu avô não ia ter batatas nas encostas da serra... mas esta já respondi:
"sabe o que é a Nave??? zona de planalto de uma serra que é rica em pastos!!"

SR dos Aflitos encontra-se no planalto da nave da serra de Leomil, planalto esse em que se situam os dolmens!!


"Sempre ouvi dizer aqui pelos bombeiros, que a Portucel possuia na SERRA DA NAVE, plantações de pinheiros.."

Meu amigo,está muito enganado... se quiser vá ver aos PAPÉIS, CONTRATOS com a Portucel, em que diz "plantação da SERRA DE LEOMIL"!

"" 0 HOMEM DA NAVE " Livro escrito em 1954 pelo NOSSO Mestre Aquilino Ribeiro.."

Quando tiver tempo, espero que leia bem um artigo do jornal "o Século", hoje já extinto:

"… Aquilino Ribeiro, tomando o todo pela parte, visto que a Nave é um ramo ou prolongamento da Serra de Leomil, não esteve com meias medidas, e, por despacho de S. Ex.ª, publicado no jornal “O Século” de 5 de Setembro de 1951, que a Serra de Leomil passe a chamar-se Nave, alegando que Leomil nunca esteve munida dos requisitos necessários para dar o seu nome a um relevo orográfico daquela categoria!”

Quem foi ele para mudar o nome a uma serra???? foi um grande escritor e actualmente é uma referência no NOSSO concelho, mas não têm o direito de mudar um nome a uma serra. Gostava que alguém chegasse junto de si e lhe mudasse o nome?? acho que não...
A seguir entram as rivalidades de outros tempos!! Judeus vs malhados.

Nessa altura se eras de Moimenta não podias gostar de Leomil e vice-versa. Como era possivel dizer que a água vinha da serra de Leomil??? era impossivel... assim, aproveitaram a deixa e começaram a chamá-la serra da Nave.

Mas meu amigo, até o grande seguidor de Aquilino Ribeiro, Padre Bento da Guia se redimiu e passou a citar Serra de Leomil em tudo o que escrevia.

"...Mas meus Senhores não quero com isto ferir de maneira nenhuma qualquer bairrismo que possa existir em algumas pessoas."
Será que não és tu que ainda continuas com o bairrismo????

Deixemo-nos dessa coisas.
Olhemos para o CONCELHO como um TODO e não várias partes que andam à deriva e a chocar uns contra os outros… assim, mais cedo ou mais tarde vamos acabar por afundar!!

VIVA O CONCELHO DE MOIMENTA DA BEIRA *

João Mesquita

Anónimo disse...

Sr. João Mesquita,

Proponha um referndo ao Concelho sobre este tema e verá qual a resposta.

Passe bem

Abraço

Anónimo disse...

Sr. Nuno,

Parece que já não tem argumentos para defender a sua opinião. Em conclusão, dá-me a entender que se redimiu e percebeu que estava errado.

No entanto, tambem compreendo que o bairrismo que tem dentro de si o leva a errar sempre que menciona o nome da serra.

Mas quando puder vá passear pelos trilhos da NOSSA maravilhosa SERRA DE lEOMIL, e se tiver tempo desfrute da maravilhosa paisagem que o planalto da Nave nos oferece.

Passe bem

João Mesquita

Anónimo disse...

Bom dia Sr Joao.

Sou o anónimo do comentário que pediu pra dar exemplos...

Queria agradecer-lhe o trabalho que teve mas ou voce n quis perceber ou entao....

Eu pedi para me dar exemplos de Serras em que o seu nome viesse de lugares/localidades que não estivessem nem no alto da serra (planalto) ou num vale. (Leomil nem no vale esta porque não está entre 2 encostas).

Voce teve tanto trabalho e chegou À conclusão que 50% dessas serras tem o nome de freguesias/vilas. MUITO OBRIGADINHO. E o que eu pedi? Nomes de serras em que esse nome deriva de um local sem estar no "alto" ou, no maximo nas escostas/vale??? Ah pois é, não quis perceber.

LEmbro-lhe que os exemplos que deu são PRATICAMENTE todos de locais no alto/encosta ou no máximo vale.

Aviso que nave (carta militar 138 e Geologica 14.B)é o local mais alto, nome que deriva da defenição que disse mas que tem mesmo esse nome, é uma área muito pequena (prai 500m2) mas que engloba o ponto mais alto de toda a serra da Nave/Leomil e não, não pertence À freguesia de Leomil o ponto mais alto.

Portante agradeço o seu trabalho mas, só confirmou o que eu disse.

Desculpe lá.

ahh, e há mapas mais recentes com o nome serra da Nave.

Tem de aceitar qualquer um dos nomes, e não ficar ressabiado porque não chamam o que voce quer.

Anónimo disse...

Aceitem os 2 pois voces sabem que sempre houve 2 nomes...

FIcam logo todos feridos porque nao chamam serra de Leomil. N sejam "amuadinhos".

RMLR disse...

Para mim, acho que se devia chamar de Serra de Alvite, pois é a Freguesia (Vila) mais proxima da dita Serra!!
Ou será porque esta designação tem interesses económicos...

Anónimo disse...

sr anónimo,

Desculpa que lhe ensine.. mas o ponto mais alto da serra é no TALEFRE, que é um marco geodésico (como este só existem 4 no País).
É aí que tem 1008 metros de altitude.
O talefre está bem dentro dos limites da Freguesia.

Assim, depois de ter esclarecido onde fica o ponto mais alto da Serra, também me dá razão quanto ao nome.

Talefre - pertence à freguesia de Leomil. --> SERRA DE LEOMIL


Espero que fique esclarecido.

João Mesquita

Anónimo disse...

Sr. João Mesquita,

Não me convence, e nem me redimi.

Quanto ao Bairrismo, tenho muito orgulho em defender a minha TERRA.

Para mim será sempre a LINDA E BELA SERRA DA NAVE!!!!

Abraço

Anónimo disse...

Sr. RMLR,

não ponha os interesses económicos da freguesia de Leomil.. não tem nada a haver.. Os terrenos do planalto que estão dentro dos limites da freguesia de Leomil são,a maioria da Junta , mas o senhor pode comprar terrenos lá.


João Mesquita

Anónimo disse...

SR. Nuno

Só me dá razão.

Afinal é mesmo o BAIRRISMO.
e eu compreendo-o.

Abraço

João Mesquita

Anónimo disse...

Só mais uma coisa.

Nunca pensei que umas fotos tiradas num ambiente unico, raro e belo (que era a razão de ser do post) iriam trazer mais uma vez para discussão o tema da SERRA DA NAVE.

Isto já foi falado por mais que uma vez neste Blogue, e nunca se chega a conclusão nenhuma.

Aos administradores: lancem mais uma vez a discusão e debate de ideias.

Talvez uma sondagem... digo eu...

Abraço

Anónimo disse...

Amuadinho és tu porque te escondes, e se te julgas tão moderador, aceita a discução com argumentos.Se queres converça séria!? Pelo que vejo queres é brincar mas não estou para comédia.Para o anónimo das 11.13

RMLR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RMLR disse...

Sr. Mesquita, para quem não é de Leomil está muito incomodado!

Mas tudo bem. Fica Serra de Leomil.
Acabem com a conversa da treta, pois este assunto não vai levar a nada e por mais argumentos que se possam discutir, as coisas vão ficar como estão.

Um à parte: Sr. Zecarias, a palavra conversa, é com "S" e não com "Ç". :)

Anónimo disse...

O Nuno e o Rui, que penso são dois moimntenses de gema, mas o que se discute é realmente uma causa justa e séria deste concelho, não entreis em rivalidades. Para vos responder e ficardes calados, quando Alvite e Moimenta apareceram no mapa já Leomil era velhinho, mas muito vivido. Para o Debate, só frente a frente e com documentação. Não basta dizer que é mas sim provar.

RMLR disse...

Ao Anónimo.
Rivalidade de quê? A Serra não é de Moimenta! Mas sim de Leomil, nunca aqui se disse que não era, apenas lhe chamaram por outro nome que não é errado (Serra da Nave). Parece que alguém ficou ofendido por se ter usado tal nome.
Sobre a nascença das terras, não tenho que discutir isso aqui neste post, mas apenas digo que, moimenta teve a capacidade de evoluir e crescer!
Um pormenor, à 500 anos Portugal e Espanha decidiram dividir o Mundo pelos 2, e hoje vejam o que nós temos. Nada!

Anónimo disse...

caro RMLR,

Já escrevi tudo o que tinha a escrever sobre o assunto, com umas discussões muito saudáveis com o sr Nuno.

O senhor é que parece-me a mim que ficou bastante ferido. mas não se preocupe,pois isso vai sarar num instante, uma vez que nâo vou entrar nesse tipo de jogo.

João Mesquita

Anónimo disse...

Queira desculpar e concordo com o seu reparo, mas não estou muito à vontade em manobrar este tipo de discução e por isso de quando em vez lá vai um erro. Mas penso que estamos aqui para aprender uns com os outros. S.RMLR

RMLR disse...

Caro Mesquita, não estou a entrar em jogo nenhum.
Nem fui eu a colocar o assunto no post. Para mim, tanto me faz.

Ferido, nunca. Não fico ferido por este tipo de assunto, do qual acho que devemos ser livres de expressar a nossa opinião, e aceitar a dos outros.
Tenho coisas na vida mais importantes para me preocupar.
Se por algum momento o ofendi ou o ataquei, as minhas humildes desculpas. Nunca foi intenção minha.

Hugo Santos disse...

Boa tarde.

Eu ja dei a minha opinião sobre este assunto.
Tenho de dizer que eu chamo Serra da Nave, e sinceramente na minha opinião tem mais logica Serra da Nave que serra de Leomil.
Como toda a gente sabe que vai dar tudo à mesma serra...Penso que não devem ficar feridos de orgulho nem os apoiantes de um nome nem os de outro.

Queria confirmar o que ja li aqui de um anonimo. Realmente, ja vi em diversas CARTAS OFICIAIS(dei conta disso ao realizar um trabalho da faculdade) que o ponto mais alto da Serra e um local de nome NAVE, que tem uns metros a mais que os 1008m do talefre e isso NINGUEM PODE NEGAR.

Amanha tentarei tirar uma foto das cartas disponiveis na minha faculdade.

Esse local penso que esta no limite do concelho de Moimenta com Vila Nova. O Local e mesmo Nave e penso que tem 1012 metros se nao me engano.

O porque do talefre estar onde esta isso nao sei, mas que o local NAVE tem mais altitude isso tem {as cartas nao mentem penso eu}.

Temos de aceitar as opinioes dos outros. Cada um tem o direito de achar mais correcto um dos 2 nomes.

Abraco

MoimentaNaNet disse...

Vai ser aberta uma sondagem sobre o nome da serra. Mostrem a vossa opinião através de um simples "voto".

Cumprimentos,
MoimentaNaNet

César Bernardo disse...

Meus amigos, agora que voltei de casa com o estômago mais composto, lembrei-me de ir abrir um software que uso de apoio ao GPS da Bike e encontrei coisas que antes nunca me preocuparam em ver, mas vamos por partes. Como pedalo sempre com um GPS Outdoor (Garmin Etrex Vista CX) tenho vários tipos de software para analisar, modificar, criar ou simplesmente ver os tracks que realizo. Num programa de nome CompeGPS tenho como base de trabalho, além de vários tipos de mapas, cartas militares de todo o país, claro que estou com o programa aberto e com a carta 148 como fundo do mesmo, para quem sabe a 148 é a que engloba Moimenta da Beira e Leomil, além de outras localidades. Bem, comecemos pelo nome atribuído à Serra, engraçado mas estão ambos os nomes lá, ou seja, segunda esta carta militar, existem 2 serras, a Serra de Leomil aqui indicada na encosta de Leomil e na zona do telefe/telefre, que se encontra a 1011 mts de altitude e não a 1008 mts, mas isso já tinha eu também visto através do GPS Garmin, com calibração barométrica e triangulação por satélite, aquando de uma discussão no local com outro BTTista, e a Serra da Nave, sendo esta atribuída para a parte sudeste da Serra.

César Bernardo disse...

Para quem quiser ver a carta militar, é favor seguir o seguinte link: http://4.bp.blogspot.com/_36du666-VPc/STfvBqLAw4I/AAAAAAAACos/gj6GJbMnPdA/s1600-h/148.JPG

Anónimo disse...

Amigo César,

Tenho que concordar consigo que em alguns (mas poucos) mapas aparecem as duas (Nave e Leomil) mas na grande maioria só aparece Leomil.

É normal até porque muita gente leu Aquilino Ribeiro e não sabem o erro grosseiro que ele teve em tentar mudar o nome.. e pessoas que não são da zona começaram a confundir-se...Leomil ou Nave?? assim, em alguns mapas dividiram a serra em 2...

Eu não sou radical... não tenho o bairrismo... e se falarem da serra da Nave referindo-se zona súl, pois que seja.. mas cada tem a sua opinião.


Mas acho que ninguém deve questionar a existência da SERRA DE LEOMIL.
Concorda comigo?



p.s.: concordo com o anónimo anterior.. comentários de crianças não levam a nada

João Mesquita

MoimentaNaNet disse...

Foi apagado o tal comentário anónimo.

Abraço,
MoimentaNaNet

César Bernardo disse...

Penso que nunca se poderá colocar em causa a Serra de Leomil, aliás, o marco geodésico está denominado como Leomil.

José Carlos Gomes disse...

Caros administradores do blogue:
Porquê não realizar uma sondagem, com um contador para os interessados poderem votar, de modo a perguntar se as pessoas são ou não a favor somente dos comentários registados evitando toda esta "bandalheira"?

César Bernardo disse...

Eu sou de acordo que comentários só de quem se identificasse, já em tempos referi que, infelizmente, talvez fosse um mal necessário...

MoimentaNaNet disse...

Amigo José Carlos Gomes,
Nós já fizemos essa sondagem e não houve grande interesse em responder.

MoimentaNaNet

José Carlos Gomes disse...

Eu vi a publicação dos resultados.Não vi nenhum contador salvo seja!!!

Anónimo disse...

É so para dizer que aquele objecto em betao, preto e branco nao se chama talefre, telefe, ou telegrafo.
É um marco geodesico, neste caso de 1ª ordem e encontra-se distante de outros 2 cerca de 60km, portanto ha mais do 6 em Portugal e serve de apoio à Topografia.

Na carta militar que engloba a maior parte do concelho de Moimenta, e a propria serra (da Nave ou de Leomil), esse mesmo marco geodesico tem o nome de "Leomil", pertencendo portanto a Leomil.
Nao querendo errar, pois nao tenho a certeza, penso que no cruzamento do Sao Francisco que indica algum monumento arqueologico na "Serra da Gente Nave". Se assim for, creio que sera correcto chamar Serra da Gente Nave à serra, pois é esse o nome pela qual as autoridades a designam.

Nao estou de modo algum a ser faccioso, pois nem do concelho de Moimenta sou.

Cumprimentos

César Bernardo disse...

O Centro Geodésico de Portugal, está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

Encontrando-se a uma Altitude máxima ao Nível do Mar de 592m (anm/asl) e é delineado fundamentalmente pelo Marco Geodésico padrão, pelo Museu da Geodesia e áreas envolvente de apoio e estacionamento.

O Marco Geodésico, é conhecido popularmente por "Picoto da Melriça", sendo constituído por um vértice geodésico de 1ª ordem, piramidal, em alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de altura e está desde á muito associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta iniciou-se no século XVIII, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou a Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a realização da Carta Geográfica do Reino.

A importância do Marco Geodésico padrão, resulta de que foi a partir deste ponto, que se deu início à marcação dos restantes 8.000 vértices geodésicos de Portugal Continental.

As coordenadas do Marco Geodésico são: latitude: 39º 41´ 40,14" N ;
longitude: 8º 07´ 49,80" W que corresponde ao Maidenhead Locator IM59wq.



Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.

A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:

1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km
Uma rede geodésica é uma rede de triângulos que são medidos com exactidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodesia espacial. Na "geodesia clássica" (até à década de 1960) esta é feita por triangulação, baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias, sendo que a orientação precisa do Norte geográfico é efectuada por métodos de astronomia geodésica. Os instrumentos mais usados são os teodolítos e os tacómetros, que hoje em dia estão equipados por distanciómetros de infravermelhos para medição de distâncias, bases de dados, sistemas de comunicação e parcialmente por ligações satélite.

No início da década de 1960, foi introduzida a medição electrónica de distâncias (MED), quando os primeiros protótipos se tornaram suficientemente pequenos para serem manuseados em trabalhos de campo. A MED aumentou a precisão das redes até 1 parte por milhão (1 cm por cada 10 km e actualmente já é 10 vezes melhor), e também tornou os levantamentos muito mais económicos e céleres. Quando se iniciou o uso de satélites para uso da geodesia, com por exemplo os satélites Echo I e II e o Pageos. Através dessas sondas espaciais, foi possível a determinação de redes globais, que mais tarde vieram a provar a teoria da tectónica de placas.

Um melhoramento importante foi a introdução de satélites a rádio e electrónicos como o Geos A e B (1965-1970), do Sistema Transit (usando o efeito Doppler) 1967-1990 — que foi o predecessor do GPS — e as técnicas a laser como o Lageos (EUA) ou Starlette (França). Apesar destas técnicas espaciais, as pequenas redes para cadastro e levantamentos topográficos são usadas principalmente para medições terrestres, mas na maioria dos casos essas redes são fechadas e unidas às redes nacionais e globais através da geodesia espacial.

Entretanto, estão actualmente em órbita várias centenas de satélites geodésicos, complementados por um enorme número de satélites de detecção remota — e também pelos sistemas de navegação GPS e Glonass, aos quais se seguirá o sistema de satélites europeu Galileo em 2008. Hoje em dia as redes geodésicas são muito mais flexíveis e económicas que as redes terrestres, sendo que até já se discute a a própria existência de redes de pontos fixos em marcos geodésicos, embora irão com certeza continuar a existir ao menos nem que seja por razões administrativas e legais a escalas locais e regionais.

No entanto as redes mundiais não podem ser definidas como fixas, devido à Geodinâmica que leva ao deslocamento das posições de todos os continentes em razões de 2 a 20 cm por ano. Dessa forma, as redes globais modernas como a ETRF ou ITRF mostram não só as coordenadas dos seus "pontos fixos", como também as suas velocidades anuais

César Bernardo disse...

Inicialmente coloquei só para dizer que em Portugal se "trata" os marcos geodésicos por "telefes", depois achei por bem meter a informação que retirei por completo de um fórum de btt.

Anónimo disse...

O que uma foto provoca!

Pelo menos deu para esquecer o "fim-de-semana de pesadelo" do CDR que teve a sua 1ªderrota, ainda por cima com o vizinho da serra de Sta Helena, se calhar é serra de Tarouca,ou serra de Arguedeira?!...

César Bernardo disse...

AEIOU, dessa não há dúvidas, é mesmo Serra de Santa Helena!

Anónimo disse...

Protecção civil.Quantas existem no Distrito?

Hugo Santos disse...

Boa tarde,
Como "prometi" no meu último comentário, aqui vão as fotos da carta militar. (desculpem a qualidade da imagem, foi o que se pode arranjar). (para quem não percebe muito disto, para ver as imagens basta Copiar os links para o locar onde escrevem os nomes dos sites)

Vejam o ponto que falei e as respectivas altitudes (afinal não é só o local de nome Nave, há mais).

http://img509.imageshack.us/img509/8665/editado1xi9.jpg

http://img509.imageshack.us/img509/1847/lagebrancaop8.jpg

http://img509.imageshack.us/img509/7543/leomilkw4.jpg

http://img509.imageshack.us/img509/9568/navezp6.jpg

Qual a explicação para o Talefe não estar no ponto mais alto da respectiva Serra?
Será por isto:

"Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos.
SÃO ESCOLHIDOS SITIOS ALTOS E ISOLADOS COM LINHA DE VISAO PARA OUTROS VERTICES"??????

Resumindo, está confirmado que o ponto mais alto do concelho e, provavelmente de toda a serra, não está na freguesia de Leomil (estando perto do limite de concelho com VN Paiva) e sendo assim, o talefre não esta no ponto mais alto. Agora as razoes NÃO SEI, pode ou não ser a das linhas de visão com outros vértices.

Sei que isto não leva a lado nenhum em relação ao nome da serra, mas pelo menos toda a gente fica com a certeza que o talefe não esta no ponto mais alto como toda a gente pensava.

Abraço

Anónimo disse...

Este é um tema relativamente controverso, mas não de impossível discussão. Chato ou não para o blogue, o certo é que motivou logo aqui um confronto e debate de ideias que saúdo. Saúdo todos aqueles que bairrística ou descomprometidamente partilharam e continuarão a partilhar as suas opiniões. Eu teria muito a dizer sobre o assunto. Para alguém que estuda e trabalha com a História gostaria de deixar apenas a noção de que há efectivamente inúmeros documentos que poderão ajudar à discussão do problema. É necessário recuar mais séculos atrás. Da minha parte não entro nesta discussão, pois já obtive muitos dissabores com isso no passado. Se alguém se interessa verdadeiramente pelo fenómeno, escrevi um artigo que pretende ajudar a clarificar toda esta questão identificando o possível autor da mudança do nome à Serra (e não digo se para Leomil ou Nave). Esse artigo será publicado na próxima revista cultural de Telheiras!!!
Outra coisa: não concordo com a sondagem... pois para haver uma sondagem séria necessitariam as pessoas de estar devidamente esclarecidas. O que irá acontecer é as pessoas votarem de acordo com a informação (escassa) que têm. Quem é de Lisboa votará Leomil porque vê nos mapas oficiais actuais, quem é do concelho (que não de Leomil) votará Nave porque assim ouviu dizer sempre, quem é de Leomil votará obviamente Leomil porque é daí, quem é efectivamente neutro votará nas duas porque sabe que sempre houve polémicas em torno dos dois nomes. Assim (e é a minha modesta opinião) prefiro muito mais o contribuo dos bloguistas munidos da sua opinião, dos seus argumentos, dos seus documentos...
Abraços a todos, e parabéns pela excelente foto da neve na Serra.

PS - Já agora lembrei-me de uma coisa bastante interessante... relativamente à neve da da serra na foto. Sabem que há quem defenda que foi o vocábulo "neve" que pronunciado pelos serranos do nosso concelho de uma forma muito parecida com "nave" deu origem a este último nome? Efectivamente só muda uma vogal. Quem sabe se no futuro não aparece um estudo sociológico, antropológico ou filológico que aclare esta ideia. Certo é que nos tempos remotos nevava muito mais do que agora. Mesmo assim, minha parte continuo céptico.

Anónimo disse...

e o nome Estrela deriva da queda de um pastor na torre, em que disse:
"ATÉ VI ESTRELAS"

E PRONTO.. provavelmente o nome vem daí

Anónimo disse...

Amigo Zé Cunha, parabens até agora foi o melhor comentério que li sobre o assunto.Este ainda serve para rir!

Mas queria deixar aqui uma nota.

Não brinquem com coisas sérias, e não façam referendos com assuntos que já estão decididos à muinto tempo. Quer gostem ou não.

Anónimo disse...

ahahah esta discussao e hilariante.eu ca num afesta de s.tiago disse k que adorava estar nesta teera nas encostas da serra da nave e ia levando com uma cadeira...viva a serra da discordia!

Anónimo disse...

Amigo Alex! Não vamos chegar a tanto. Esta malta dos JUDEUS é tudo boa gente.Na proxima festa 2009 vais até lá e dizes"eu sou o ALEX" apanhas logo com uma bebedeira em cima! Nunca com uma cadeira. XAU FICA BEM!

Mordomos S. TIAGO 2009

Anónimo disse...

Para mim é serra da nave ate morrer

Anónimo disse...

Com tudo tão bem fundamentado pelo João Mesquita, ainda vos deixa algum tipo de duvidas, tudo na vida que se afirma tem que ter uma base de sustentação. E felizmente não é através de meras prosas, poesias ou afirmações de opinião que a ciência se altera, e neste caso a razão oficial e legal é unânime. Só meros veiculos fraccionários alimentados por um combustivel super inflamável é que poderão negar o evidente.
Lamento que o concelho não procure aproveitar e potenciar o que cada freguesia tem de bom e procurem constantemente a serem egocêntricos.

Tal como este, poderiamos incendiar este tema com outras temáticas, mas procurando a unidade do concelho. Convido-vos a todos vós (incluindo o Alex) além de virem no S.Tiago, virem sempre a Leomil que certamente serão sempre bem recebidos.

Por isso eternamente será Serra de Leomil e defendam o que é de todos nós.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem dito.

fALTOU ai o:
Viva Leomil
Viva Moimenta da Beira

Anónimo disse...

Queria apenas sublinhar o que disse no comentário que fiz acima nesta secção sobre o nome da Serra. Parece-me que foi escrito em português. Talvez não ainda conforme ao acordo ortográfico, mas acho que efectivamente se compreende o que disse. Portanto, o senhor ou os senhores de Leomil que de má fé propalaram certas falsidades em relação aquilo que escrevi, esqueceram-se que efectivamente os comentários que aqui são feitos por cá ficam publicados para aqueles que, na dúvida, pretendam apurar a veracidade de...
E, neste sentido, está por demais publicada a minha opinião acerca do assunto. Não se escrevem 500 páginas a dizer uma coisa e depois no quotidiano se propala outra. A não ser que possamos mudar de opinião, mas isso é excepção que não se aplica aqui.
Continuo convicto que o bairrismo exacerbado ofusca a razão. E continuo convicto também que muito deverá fazer a senhora ministra Maria de Lurdes Rodrigues ou os próximos ministros da educação que se lhe seguirem para que os nossos futuros estudantes aprendam de facto não apenas a ler, mas também a compreender aquilo que se lê, pois a capacidade de ler sem entender tanto poderá ser evidência de uma qualquer patologia como é, na maioria das vezes, reflexo do novo, lamentável e emergente analfabetismo do século XXI que urge combater.
Tendo eu as minhas raízes em Leomil, sinto-me na obrigação de fazer este reparo, pois sei que se andou a dizer que este blogue era camarário, que eu era um dos mentores, e que defendia aqui a Serra da Nave. Pode até dar para rir, mas acho que os mentores do blogue e o próprio blogue que está a revelar-se isento, autónomo, credível, e atendendo ao prémio que por isso já receberam, não merecem essa fama. Contudo, para à frente é que é o caminho!!!

Anónimo disse...

Blogue camarario???
Blogue que defendia a serra da nave???

Essa ta boa. So em Leomil (e não so) se podiam levantar boatos desles. É com muita tristeza que acabo de saber isto.

É triste e injusto para quem trabalha por colocar todos os dias em "grande" este blogue, um meio dinamizador para tudo e todos os que pertencem ao nosso concelho.

Imparcialidade não tem faltado, credibilidade muito menos.

Queria, mais uma vez, dar os parabens aos administradores que todos os dias nos "informam" de TUDO. Obrigado a todos principalmente ao Joao e ao Hugo.

Força rapazes, não desistam.

Abraço,
AMS

Anónimo disse...

O Sr. Ams parece que não percebeu o que foi dito pelo Dr. Jaime Gouveia, que neste caso devia moderar o debate e não deitar mais lenha para a fogueira. Tudo isto são meras especulações para proveito proprio, é muito feio por palavras na boca das pessoas, o que deves dizer é a verdade e fundamentada com atua arte e não tenhas medo de represalias. Não julguem o povo de Leomil porque efetivamente as pessoas não sabem do que se comenta no blog.

S. Tiago 2009

João PM Dias disse...

Boa tarde,

"So em Leomil (e não so) se podiam levantar boatos desles. É com muita tristeza que acabo de saber isto.
É triste e injusto para quem trabalha por colocar todos os dias em "grande" este blogue, um meio dinamizador para tudo e todos os que pertencem ao nosso concelho."

Por este comentário percebemos qual o objectivo do anónimo. Criar confusão!

Acho que já chega de histórias inventadas e de discussões que não nos levam a lado nenhum!

A serra é de todos!
Acima de tudo respeitam-na e apreciem-na!

abraço,
joaomd