quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CM - Protecção Civil «Riscos - Vagas de Frio»

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, a situação nos próximos dias (até 10 JAN) caracterizar-se-á por tempo frio e seco, nomeadamente nos seguintes parâmetros:

· Descida das temperaturas, em especial da mínima para valores que em vários locais podem ser negativos;
· Vento fraco, soprando moderado a forte nas terras altas (aumentando assim o desconforto térmico);
· Formação de gelo ou geada;
· Ausência de precipitação até 6ªfeira (09JAN), sendo possível a partir desse dia a ocorrência de aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 500 metros.
As temperaturas mínimas, conjugadas com o vento moderado a forte nas terras altas, poderão provocar a sensação de um aumento do desconforto térmico nas populações, exigindo cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos. Também nas estradas com pouca incidência de raios solares poder-se-á verificar formação de gelo


Face ao exposto, o Serviço Municipal de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução com especial atenção:

· Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
· Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
· O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
· Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
· O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
· Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio motivado pela eventual formação de gelo.


Recomendações com o aquecimento do lar:

· Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
· A combustão liberta gases tóxicos – não se esqueça que a ventilação é muito importante;
· Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
· Evite secar roupa no aquecedor;
· Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
· Não se aproxime muito do aparelho;
· Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que quaisquer faúlhas saltem para fora;
· Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
· Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
· Mantenha a chaminé sempre limpa;
· Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.
Fonte:cm-moimenta.pt

Sem comentários: