terça-feira, 20 de janeiro de 2009

«Crónica-Música» - Princípio dos anos 90 – "Época dos cabelos compridos"

Lembro-me tão bem...

Ano de 1993 (tinha eu 8 anos): lá estava o meu irmão mais velho, com os seus longos e lisos cabelos compridos à espera que os seus amigos batessem à porta, para irem todos para o café.
A porta batia, e lá ia eu a correr feito louco atender o Zé, o Sérgio, o Miguel e o Hugo, todos de cabelos compridos, com camisas de flanela aos quadrados, botas e calças de ganga.
O quanto invejava eu o meu irmão por já ter 17 anos, ir para os cafés, ter cabelos compridos e chegar a altas horas da noite, enquanto eu tinha que ir para a cama às dez e meia e não podia ter o cabelo abaixo das orelhas. Mas das nove às dez e meia (quando eu ia para a cama), o quarto do meu mano mais velho era remexido de trás para a frente, e não havia uma única cassete de música que eu não tivesse ouvido.
Lá estavam os Metallica, os Tesla, os Nirvana, os Pearl Jam, os Iron Maiden e muitos mais. Lá estava também um pequeno aparelho, com uns phones muito pirosos chamado Walkman, onde eu ouvia estas cassetes todas.
Eram os anos 90, época marcada pelo grunge e pelo trash metal, época em que não existiam telemóveis nem internet, época em que o acesso a tudo era mais difícil, época em que quando não entendias uma letra tinhas que puxar a cassete atrás para ouvir novamente, época marcada por opiniões fundamentadas, época marcada pela heterogenidade de ideias.
Eram os anos 90 como agora são os anos 2000 (ou qualquer coisa do género), anos estes marcados pela tecnologia, pela internet, pelo Ipod, pelos telemóveis, pelo messenger, pelo hi5, por opiniões não fundamentadas, pela homogenidade de ideias, pela homogenidade musical, numa palavra, uma época marcada pelo facilitismo.
Ambas têm coisas boas e más, mas de certa forma continuo a invejar o meu irmão mais velho por viver naquela época, em que tudo era magia, tudo tinha uma história, em que escondia-mos o gira discos do meu pai por termos partido a agulha, em que os cabelos compridos esvoaçavam aos primeiros acordes de muitos que já não estão entre nós.

Um forte abraço para todos: Gonçalo Coelho

3 comentários:

Hugo Santos disse...

Grande post...Parabens.

Grande abraço

João PM Dias disse...

Iron Maiden! »»» Grande som.

» Bom Post!

abraço,
joaomd

Alex disse...

grande post mesmo...cresci a ouvir essa musica, e ainda hoje faz parte da minha identidade...essa é a mistica, e se hoje nao preciso de panhar o autocarro para viseu para comprar a ultima cassete dos alice in chains, o espirito mantem-se!!
Abraço keep it rock