quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jornal Beirão «1ª Página» - 5ª Edição

(Clique para ampliar)

4 comentários:

Unknown disse...

Boa obra, esta do aquilino ribeiro.

Moimentense de Gema disse...

Parece-me uma obra boa mas não conheço bem o projecto, nem o seu financiamento e objectivos principais...
A educação é uma área prioritária e praticar isso na antiga casa do Aquilino parece um bom cocktail, vamos lá ver o seu resultado final...

Abraço
JP

Luís André sá disse...

Boa noite,

No meu ponto de vista é fundamental num momento como este de extrema crise manter a lucidez e a frieza para novas ideias...Se há coisa porque luto diariamente é pela inovação cultural e a vinda de novos projectos capazes de dar formação e educação a uma população deslargada da cultura ...mas os tempos não estão famosos e a população é linear. Gostava de saber num total de mais de 11 mil habitantes que o concelho tem, quantos foram os cidadãos que visitaram a fundação Aquilino Ribeiro? Vejamos, se há coisa que a mim me interessava era a construção deste espaço...e por mais "inculto" que isto pareça para quê libertar um milhão e oitocentos mil euros de um bolso que está furado ha muitoa anos? Acho que sim, que a autarqia deve criar uma manobra de marketing de envaidecer o concelho e quem o visita, mas porque não começar 1º em criar motivos de atracção à fundação...pôr uma infraestrutura ja criada no roteiro turístico da região, inova-lo no pelouro cultural e cívico...e aí sim depois dessa "campanha" inovar ainda mais e apresentar então este projecto...a verdade meus caros é que Moimenta está longe muito longe de uma abertura à cultura...o próprio filho do grande Aquilino veio afirmar que lamenta que o escritor seja rotulado como um escritor regionalista, como se fosse uma inferioridade. É vergonhoso mas a verdade é que Moimenta ainda vive naquele tempo de que "mendigo SIM...artista NÂO"(com todo o respeito pelos sem abrigo).mas se por acaso o artista vence tudo e todos e luta pela sua dignidade...uiiii...vamos para algum lado e vemos o nome estampado em algum poste e dizemos logo a toda a gente...epah...Olha, olha é da minha terra ele...MOIMENTA DA BEIRA...e por momentos vê-se o brilhinho e o orgulho nos olhos de gentes da beirã...Beirã que Aquilino sempre louvou...sinceramentres gostava de ver este projecto finalizado, mas por outro pergunto-me para quê um investimento deste tamanho para uma população que possui uma das melhores bibliotecas do distrito e não têm o hábito de a frquentar...acho que isto diz tudo...não sei secalhar estou completamente iludido e embebido no engano...mas é o q penso

Um Abraço a todos
Luís André Sá

João PM Dias disse...

Amigo Luis,

Concordo com a totalidade das suas palavras! Partilho da mesma opinião.
Temos de incutir e criar habitos culturais, pois só assim se conseguirá atingir os objectivos definidos.

abraço,
joaomd