quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

«Últimas» - Magalhães retidos nas escolas

As queixas sobre a distribuição dos computadores Magalhães pelos alunos do primeiro ciclo continuam a multiplicar-se, mesmo com o reforço de entregas que estava previsto para Janeiro. De acordo com uma notícia da TSF, mesmo alguns dos equipamentos entregues estão a ser retidos pelas escolas para evitar discriminação entre os alunos.

A reportagem da rádio refere várias situações em que a entrega de um número limitado de portáteis Magalhães nas escolas criou situações de desigualdade, pelo que os professores e conselhos directivos tomaram a decisão de não usar os equipamentos nas aulas, enviando-os para casa dos alunos ou reencaminhando-os para as sedes de agrupamento por uma questão de segurança.

Esta última foi a opção de uma escola no concelho de Moimenta da Beira onde foram entregues 8 computadores para 26 alunos. Outro caso referido é o de uma escola em Cinfães onde chegaram 42 Magalhães para 156 alunos.

A gestão do interesse e os desequilíbrios entre alunos tem sido complicada, já que algumas crianças reagiram mal à desigualdade criada, refere a coordenadora do complexo de escolas da sede do concelho de Cinfães à TSF.

Recorde-se que os últimos números divulgados pelo Ministério da Educação relativos ao Programa e-escolinha, que integra a distribuição dos portáteis Magalhães, referia que já tinham sido recebidas 300 mil inscrições e que já tinham sido entregues cerca de 120 mil portáteis, a uma média de 7 mil equipamentos por dia.

Na mesma altura o Ministério reforçou a ideia de que todos os Magalhães encomendados deverão ser entregues até à Páscoa, como a J.P. Sá Couto já tinha prometido. (Fonte:teksapo)

4 comentários:

Nuno25 disse...

Boas,

Esta dos magalhães, é mais uma entre muitas basófias, deste governo.

Inês Mendonça disse...

Antes de mais obrigada a todos os que criaram e contribuem para este espaço. É sempre bom para quem está longe saber o que se passa por aí.

Esta história do Magalhães mais parece uma anedota, ainda gostava de saber quem é que eles pensam que enganam! Será que este governo nunca ouviu falar em igualdade de direitos? Se em algumas escolas todas as crianças têm direito Magalhães, porque é que outras são presenteadas com apenas meia-duzia de equipamentos? Estará relacionado a cor partidária do Município? Nem quero querer que assim seja, porque até nisso são "burros", e passo a expressão!

José Carlos Gomes disse...

Existiram escolas e, cito o exemplo de Leomil, que se atrasaram no processo. Basta perguntarem.

RMLR disse...

Até acho interessante colocar ao dispor do jovens alunos as novas tecnologias, mas se pensarmos um pouco e principalmente no interior, há escolas que não teêm as condições para albergar os alunos, com aquecimento entre outras coisas mais, mas o importante é ludibriar o povo com estas campanhas enganadoras. Até porque estes PCs "Magalhaes" não estão com o acesso à internet desbloqueado, pois os Pais vão ter de pagar para isso. Alem do mais, nem as próprias escolas estão preparadas ou teem ao dispor o acesso à internet!