segunda-feira, 9 de março de 2009

Câmaras de Moimenta da Beira e de Mangualde criaram BLV

São diversas as autarquias que criaram Bancos Locais de Voluntariado (BLV), organismos importantes para o fomento e direccionamento do voluntariado, área em que o país, em geral, e a região, em particular, começam a estar carenciados, como tem vindo a ser denunciado por diversas instituições.

"O Banco Local de Voluntariado de Moimenta da Beira (BLVMB) encontra-se em funcionamento desde Janeiro do ano passado e foi instituído no dia 3 de Julho desse mesmo ano, contando a cerimónia com a presença de Elsa Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), referiu ao nosso jornal Madalena Souto, técnica superior do Serviço Social da Câmara Municipal local.
Questionada sobre quantas pessoas já haviam aderido ao BLVMB, começou por nos dizer que aderiram como entidades acolhedoras de voluntários, além da Câmara Municipal, 17 Freguesias e 16 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Sendo mais precisa, informou que se inscreveram como voluntárias 11 pessoas e todas receberam formação. Encontram-se a desenvolver actividade oito, integradas, nomeadamente, nas instituições Artenave, Atelier, duas; ARATI duas; Casa do Povo de Leomil uma; Associação 'Os Lobos Uivam' uma, Câmara Municipal - Biblioteca Municipal uma; e Associação Moimentense de Apoio à Infância uma.
Sobre o facto de os jovens estarem ou não a aderir, sublinhou que dos voluntários inscritos, desde o início, três são jovens. "No entanto, destes, dois tiveram que interromper o desenvolvimento da actividade na impossibilidade de conciliar a mesma com a frequência da escola", assinalou. Quanto às pessoas de meia-idade, adiantou que a "grande maioria dos voluntários são pessoas reformadas, que encontram no exercício do voluntariado uma actividade ocupacional, em função dos outros e da sociedade".

Fase de avaliação
Outra autarquia que nos deu informações foi a de Mangualde, que nos disse ter sido o Banco Local de Voluntariado do município formalmente constituído no dia 13 de Novembro do ano passado, com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Conselho Nacional para a Promoção de Voluntariado (CNPV).
"A sua criação decorreu da necessidade identificada pelo Conselho Local de Acção Social (Rede Social de Mangualde), no âmbito do Eixo de Intervenção 'Melhorar as Condições de Vida dos Idosos', especificou a autarquia.Mais acrescentou que actualmente existem cerca de 20 munícipes que manifestaram a intenção em virem a ser voluntários, sendo este um grupo muito heterogéneo, pois vai dos 18 aos 75 anos de idade, sendo constituído, essencialmente, por estudantes, desempregados e reformados."
Neste momento estamos na fase de avaliação de perfis e das necessidades, para que, após uma pequena formação, os primeiros voluntários possam ser enquadrados em instituições e projectos acolhedores de voluntários", esclareceu a Câmara Municipal de Mangualde."

Fonte: Diário de Viseu

1 comentário:

João PM Dias disse...

Existe falta de divulgação deste trabalho!

Por vezes, convém apostar na divulgação através dos jornais locais - várias vezes ao ano.


abraço,
joaomd