sexta-feira, 13 de março de 2009

«Últimas» - Região

Almeida Henriques dá nota negativa a governação PS para o distrito

Almeida Henriques, deputado do PSD, eleito por Viseu, faz um balanço de quatro anos de governação socialista. Fica aqui a reflexão de Almeida Henriques sobre o assunto:

«Efectuar um balanço é sempre um bom exercício, permite relembrar promessas, confrontar com a prática e avaliar o desempenho.

Se efectuarmos um percurso no tempo e remontarmos ao ano de 2004, altura em que os portugueses penalizaram o PSD, dando a vitória ao PS por 400 votos no nosso Distrito, tínhamos a seguinte realidade:

Universidade Pública, tinha sido criada, numa parceria e modelo inovadores, com um investimento de 25 milhões de euros; logo no debate do Programa de Governo, a uma questão por mim colocada, o Primeiro Ministro José Sócrates, enterrou este velho anseio, quatro anos volvidos, nenhuma alternativa foi criada.

Grande Área Metropolitana de Viseu, um esforço de envolvimento de 21 municípios, o PS manteve em “banho maria” este projecto e três anos depois matou-o definitivamente frustrando expectativas e serviço efectuado.

Fixação de Novos Serviços Públicos em Viseu, quatro anos depois salda-se pela reivindicação de um serviço que já existia, a Direcção Regional Florestais e uma minúscula Direcção Regional da Inspecção das Condições de Trabalho, não se aproveitando, como fez Aveiro, para acolher novas estruturas no âmbito da reestruturação do PRACE.

Ligação em auto estrada Viseu- Coimbra, em 2004 já o projecto estava em execução, quatro anos depois ainda se aguarda a avaliação das propostas e a adjudicação.

Ligação em auto estrada Mangualde- Canas de Senhorim, em 2004 já o corredor se encontrava definido e o troço desanexado, quatro anos depois, está como a ligação Viseu Coimbra.

A23 (Viseu-Lamego-Vila Real) e A25 (Aveiro-Viseu-Vilar Formoso), estavam em curso e foram finalizadas e inauguradas.

IC26 (ligação A23 à A25, Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Trancoso), fundamental para “desencravar” o Norte do Distrito, estava em fase de conclusão o estudo, quatro anos depois está na mesma situação.

EN 229 (requalificação Viseu Sátão), adiamentos consecutivos, manobra dilatória de promessa de uma nova estrada para reduzir o investimento em 3 milhões de euros, há três anos à espera do início dos trabalhos, com todos os danos que daí advêm, designadamente as muitas vidas perdidas.

EN 230 (Tondela/ Carregal do Sal), com concurso aberto há quatro anos, só agora iniciada.

Ligação Ferroviária de Viseu, há quatro anos discutia-se a ligação de Viseu à linha da Beira Alta ou uma ligação, que poderia ser em Alta Velocidade, entre Aveiro, Viseu e Vilar Formoso, decorrido um mandato socialista, continuamos a ver passar os comboios.

Arquivo Distrital de Viseu, aberto concurso público para elaboração do projecto há quatro anos, continua na mesma o processo, uma legislatura perdida para este importante projecto na área da cultura.

Hospital de Lamego, processo iniciado há quatro anos, está na fase de avaliação de propostas.

Centro de Saúde de Viseu II, há quatro anos tinha já o projecto elaborado e o concurso pronto para lançar, com o Ministro Correia de Campos, acena-se com a construção de três Unidades de Saúde Familiar, que continuam a ser uma miragem.

Escola de Ranhados, há quatro anos era publicado um acordo entre a Câmara de Viseu e o Governo, no final da legislatura não se cumpre o acordo e volta-se à estaca zero.

Matadouro de Viseu, processo iniciado há mais de quatro anos, com perspectivas de apoio governamental, faltando reunir os parceiros privados, depois de todo este período o projecto é reprovado, um investimento abandonado pelos socialistas.

Trabalhadores da ENU, há quatro anos, em campanha eleitoral, um Deputado socialista dizia que era de elementar justiça e uma dívida de gratidão resolver o problemas, depois deste tempo todo o PS não viabiliza as diferentes iniciativas e os Deputados do PS nem a dão a cara nos debates parlamentares. Palavras para quê, cada um dos leitores que faça a sua avaliação face aos dados objectivos apresentados.

Para Viseu, quatro anos a empurrar com a barriga todos os projectos estruturais ou o enterrar em definitivo de outros.

Não temos razão para sorrir, muita propaganda, muitos anúncios, muito pouca execução, o PS no seu melhor.

Almeida Henriques, deputado
(Fonte: ViseuMais)

2 comentários:

Rocitan disse...

Isto é conversa da treta: à quantos anos já se fala no IC26? Mesmo em governos sociais-democratas.
Demagogia pura este deputado.

João PM Dias disse...

Estou completamente de acordo!

abraço,
joaomd