quarta-feira, 29 de abril de 2009

III Passeio TT - Serra de Leomil - Reportagem

Num mês com um calendário bem recheado de eventos no distrito de Viseu, o Passeio TT “Serra de Leomil” voltou a ter casa cheia. Já na sua terceira edição, o “Judas 4x4”, no domingo, dia 26 de Abril, juntou mais de 300 pessoas divididas entre 84 jipes e 112 motos, 59 das quais eram quads.

A grande novidade deste ano foi a inclusão de um percurso quase sem referências em torno da albufeira da Barragem do Vilar, que trouxe um verdadeiro…
Sabor A Aventura

A Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil voltou a encher as medidas de quem procura as emoções do todo-o-terreno ao longo de mais de 70 quilómetros (o dobro para as motos) por terras do concelho de Moimenta da Beira em que os desafios se foram sucedendo.
As motos arrancaram para a sua “subida impossível” enquanto que os jipes, só ao fim dos primeiros quatro quilómetros, pouco depois de Beira Valente e depois de passar por uma calçada romana, é que tiveram a primeira oportunidade de lavar as viaturas do muito pó que as parcas águas de Abril mantiveram nos trilhos este ano.

A comitiva passou então por terras de Paradinha, Castelo e Nagosa, num trajecto de uma quinzena de quilómetros até ao “rapar do pote”, no Santuário de São Torcato, em Cabaços, um roteiro que voltou a mostrar a forte presença de elementos da organização no terreno e o constante cruzar de caminhos entre jipes e motos, ambas características que se iriam manter ao longo desta jornada incluída no Calendário Oficial da Federação Portuguesa de Todo-o-terreno Turístico.

O quadro pintado para este dia pelos meteorologistas era um pouco mais cinzento do que foi possível desfrutar, sobretudo em momentos de paragem como este, ao ar livre, de onde se retomou a marcha e depois de uma dúzia de quilómetros com passagem por Guedieiros, Bouções e Escurquela eis que surge aquele que seria o prato forte do dia: a albufeira criada pela Barragem de Vilar no rio Távora.

Dando um gosto do que é a verdadeira aventura, a caravana foi convidada a escolher os trilhos da quinzena de quilómetros seguintes, devendo seguir algumas regras e mantendo o espelho de água à sua direita.

A variedade aqui atingiu o extremo, com momentos rolantes a serem quebrados ora por zonas dominadas pela lama, ora por passagens onde as pedras criavam momentos mais trialeiros, não fossem estas também terras que o escritor apelidou do Demo.

A diversão era tanta que o atraso para o almoço era inevitável, sendo preciso para a maior parte arrepiar caminho na última meia dúzia de quilómetros prevista (que incluíam ainda mais umas dificuldades) em direcção ao Hotel Verdeal.

Depois das atribulações matinais, a trintena de quilómetros de regresso a Leomil, com passagem pela Aldeia de Nacomba e Pêra Velha, acabaram por não trazer dificuldades de maior. A culpa recai neste seco Inverno que tornou estes trilhos de passagem pela Serra de Leomil num realçar da componente turística do passeio com alguns pontos de interesse (como o Povoado Pré-Histórico do Castelo) a serem devidamente assinalados no roteiro.

O “road-book” deixaria o último par de quilómetros aos cuidados das fitas e setas que orientaram o caminho das motos, antes da chegada às duas pistas de obstáculos. A de motos, apenas com um salto acabaria por não cativar tanto o público que mais uma vez acorreu em excelente número e que assentou arraiais na nova pista dedicada aos jipes.

Depois de alguns acertos, em dois “poços” na parte criada da pista que se mostravam intransponíveis para a maioria, os que se aventuraram foram ainda brindados com uma zona trialeira natural no leito de uma ribeira especialmente preparada com um mergulho final.

Em jeito de remate, fica a confirmação que a Secção Motorizada do Clube Desportivo de Leomil, este ano com 83 pessoas, já está na luta pelo lugar da melhor organização do distrito, algo confirmado pelo aumento sucessivo do número de participantes nos seus eventos.
Fonte:CentralTT

5 comentários:

Unknown disse...

Esta associaçao veio demonstrar ao rodas e motores como se trabalha. O pessoal de moimenta devia deixar de olhar para o umbigo e pegar outra vez no RM. Em ano de eleiçoes a cm da um empurrao ao jipes atolados.

Carlos Soeiro disse...

Olhe meu amigo deixe-me dizer-lhe, sem falsas modestias que poucas associações ensinam como se trabalha ao RM. Em poucos anos o rodas e motores promoveram dezenas de provas autmoveis, todo-o-terreno, motas, ralis, Kartings, Radio Modelismo, no concelho e em muitos concelhos, desde Alijó ate Vouzela!
Ao rodas e motores foram feitas muitas promessas e ainda mais injustiças!
Se quisermos ser mais uma associação a fazer um ou dois eventos por ano e ir "buscar" centenas de euros à CM podemos se-lo quando quisermos, sabemos bem como se "movem" as coisas neste mundo ... mas recusamo-nos a isso.
Posso dizer-lhe que desejo a maior sorte do mundo a esta nova associação e que eu, como outros membros do RM, participamos e apoia-mos os eventos organizados por eles!
Sou um aficionado dos automoveis e posso dizer-lhe que me pagam todas as despesas para trabalhar na organização de Ralis REgionais e do NAcional, em provas de Karting do Nacional, de Todo-o Terreno Nacional, do Campeonato de Montanha do NAcional ... por isso e enquanto formos reconhecidos por todos os clubes do pais, excepto pelas entidades do nosso concelho, estamos muito bem assim!!

RMLR disse...

"Esta associaçao veio demonstrar ao rodas e motores como se trabalha."
Tem piada, que alguns dos membros deste novo clube, também o foram no tempo do Rodas e Motores. Daí não sei a quem é que estão a demonstrar o que a quem!
Parabéns pela organização e reconhecimento publico do evento realizado. Agora não entrem em comparações, porque não tem nada a ver uma associação com a outra, e fica muito mal, realizar eventos para se poder comparar e dizer que são melhores ou diferentes, pois tenho a certeza que não é isso que move os organizadores...
Mais uma vez parabéns!!!

Unknown disse...

"Se quisermos ser mais uma associação a ... ir "buscar" centenas de euros à CM podemos se-lo quando quisermos"

Está a queimar o CDR.

Corrosivo Judeu disse...

meus amigos,
nao entrem nessas discussões...
Para quem não sabe, o Judas 4x4 foi o Clube TT do mês na revista Nacional Off-Road e brindaram-nos com duas páginas grátis. E aí, nós, Clube desportivo de leomil, secção motorizada, mencionámos a associação Rodas & Motores como um grande clube do desporto motorizado e que a grande maioria das pessoas, agora no Judas 4x4,adquiriram experiencia nos eventos dessa associação, e agradecemos a toda as pessoas que trabalharam no Rodas & Motores. Este clube foi filiado para fazer Provas e passeios TT, que era uma das vertentes do Rodas & Motores.Não existe rivalidade como algumas pessoas imaginam! Existe sim uma grande amizade. E quem pegar no Rodas & Motores para fazer outro tipo de eventos, cá estamos nós tb para ajudar :)