quinta-feira, 2 de abril de 2009

«Notícia» - Obras de beneficiação da EN229

Obras de beneficiação da EN229 prontas até Junho de 2010

As obras de requalificação da Estrada Nacional 229, que liga o concelho de Sátão a Viseu, ficam prontas dentro de um ano em vez dos 18 meses inicialmente previstos. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, na cerimónia da contratação da empreitada.
“Tínhamos um concurso em que prevía-mos um prazo de concretização de 18 meses e foi possível antecipar. As obras estarão concretizadas até ao segundo trimestre de 2010”, referiu o secretário de Estado.
As obras estão orçadas em 5,4 milhões de euros. A empreitada prevê a requalificação do pavimento e a eliminação de cruzamentos e entroncamentos nos troços mais problemáticos.
Na cerimónia foi ainda efectuada a contratação do estudo prévio para a variante entre o Pereiro e a A25, na zona do Caçador, Viseu.
Segundo Paulo Campos, a nova ligação só vai estar pronta dentro de três anos. “A elaboração do estudo vai demorar um ano. Só daqui a um ano estamos em condições de dar o próximo passo. Depois o projecto de execução demora mais um ano”.
O autarca de Sátão afirmou, durante a cerimónia, que a obra “peca por ser tardia”. “Não vou responsabilizar um Governo em particular, mas responsabilizo os sucessivos Governos que foram adiando indefinidamente esta estrutura fundamental para o concelho de Sátão”.
A EN 229 é percorrida diariamente, em média, por 9500 viaturas. Durante o ano de 2008, no traçado, ocorreram 44 acidentes, dos quais resultaram 21 feridos.
Fonte: Jornal de Centro