terça-feira, 12 de maio de 2009

«Distrito» - Gabinetes de Inserção Profissional

Autarcas do PSD contestam selecção de candidaturas aos Gabinetes de Inserção Profissional

Autarcas social-democratas do distrito de Viseu contestaram a forma como foram seleccionadas as candidaturas para instalação dos Gabinetes de Inserção Profissional, lamentando que tenham sido preferidas sobretudo Juntas de Freguesia socialistas ou entidades conotadas com o PS.
Em conferência de imprensa, autarcas de Mangualde, Tabuaço, Penalva do Castelo, Moimenta da Beira, Vouzela e Santa Comba Dão, que tiveram a solidariedade de outros que também viram preteridas as suas candidaturas, denunciaram a "completa instrumentalização para fins eleitoralistas de uma medida que visava combater eficazmente o problema do desemprego".
O presidente da Câmara de Mangualde, Soares Marques, lembrou que o Governo criou estes gabinetes na sequência da crise e "do facto de o desemprego estar a subir galopantemente no país".
"Pensávamos que seriam privilegiadas as autarquias. Mas qual não foi o nosso espanto quando tivemos conhecimento de que, na esmagadora maioria dos casos, as Câmaras que ofereciam condições logísticas para a criação destes gabinetes, que tinham recursos humanos capazes - como psicólogos, assistentes sociais, antropólogos, sociólogos - foram preteridas", lamentou.
Soares Marques lembrou que as Câmaras são "uma espécie de testas de ferro às quais ocorrem todas as pessoas que são atingidas pelo flagelo do desemprego" e que foram elas que criaram "mecanismos e estruturas de apoio nas mais variadas dimensões da actividade autárquica para corresponder às necessidades das populações".
"Foi com um misto de raiva, de repúdio e de indignação que fomos confrontados com o facto de estas Câmaras, que fizeram grandes investimentos, foram postas claramente de lado e foram privilegiadas quase exclusivamente Juntas de Freguesia do PS", afirmou, lembrando que estas não têm, por exemplo, "os meios suficientes para gradualmente poderem assumir para si estes gabinetes, como decorre da legislação".
O presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, contou que das 24 Câmaras do distrito de Viseu todas apresentaram candidaturas, à excepção de Tondela e de S. Pedro do Sul, porque têm centro de emprego.
"As quatro do PS foram contempladas com as candidaturas, das do PSD apenas foram contempladas Viseu, Sátão e Armamar", referiu.
Acrescentou que no caso de Viseu, "como em 31 freguesias 29 juntas são do PSD, era difícil acertarem numa do PS", enquanto que no caso de Armamar, a única candidatura foi mesmo a da Câmara.
Fonte:DiáriodeViseu

1 comentário:

Alex disse...

é preciso dar jobs aos boys...Mas não se preocupem, que se um dia o psd voltar ao governo não vai ter pejo nenhum de fazer o mesmo...E aqui andamos nós, ao rumo das vontades politicas e dos clientelismos destes senhores....