sexta-feira, 29 de maio de 2009

«Divulgação» - CONCENTRAÇÃO DE TELESCÓPIOS

(Clique na imagem para ampliar)

Fonte: http://sites.google.com/site/clubedascienciasmb/Home

Os alunos da Escola EBS de Moimenta da Beira no distrito de Viseu, preparam-se para organizar a maior concentração nacional de telescópios e lançar um rótulo de vinho alusivo às estrelas na celebração do Ano Internacional da Astronomia (AIA), que se celebra nos dias 30 e 31 de Maio.

A ideia partiu do Clube das Ciência da Escola EBS de Moimenta da Beira e já estão confirmadas a presença do coordenador internacional do AIA 2009, Pedro Russo, que virá propositadamente da Alemanha, e ainda do coordenador nacional da iniciativa, João Fernandes, e do presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), Pedro Ré.

A concentração terá lugar no Santuário de São Torcato, às 21:30 do dia 30 de Maio, e às 23:00 Guilherme de Almeida, professor no Colégio Militar e membro do APAA, irá fazer de guia turístico numa visita ao céu. Paulo Sanches, coordenador do evento, avança que contam com a presença de 150 pessoas nesta concentração, mas espera-se que este número seja largamente ultrapassado.

Haverá ainda lugar para outros eventos durante o dia, como palestras, sessões informais de observação do Sol e ainda um espectáculo de teatro e música dinamizado pelos alunos e inspirado em temáticas astronómicas.

No dia 31 de Maio, às 12:00 horas, terá lugar a apresentação oficial de um novo rótulo de vinho, alusivo a Ano Internacional da Astronomia, na Cooperativa Agrícola de Távora, Moimenta da Beira, que incluirá uma prova de vinhos, acompanhada pela degustação de alguns produtos regionais. No total, irão ser lançadas 500 garrafas com o novo rótulo, que resulta de uma iniciativa conjunta dos alunos do Clube de Ciências, da Cooperativa Agrícola de Távora e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Paulo Sanches garante que “este evento, além de ser uma comemoração do AIA 2009, revela também a nossa preocupação em dar a conhecer mais a Astronomia à comunidade local e proporcionar-lhes a possibilidade de verem e observarem por telescópios de tipos e tamanhos diferentes, que de outra forma dificilmente teria essa oportunidade”.

O Ano Internacional da Astronomia, que no fim de semana de 30 e 31 de Maio assinalará os seus primeiros seis meses em Portugal, é organizado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte:CorreirodaManhã

1 comentário:

João PM Dias disse...

Boa noite,

Esta é mais uma boa iniciativa do clube da ciências. Parabéns ao Prof.Paulo Sanches pelo óptimo trabalho que tem desempenhado ao longo destes últimos anos.

Boa Sorte para o evento.

Grande Abraço,
joaomd