sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Actualidade"- Almeida Henriques: «Semana negra para Viseu»

"O deputado do PSD, eleito por Viseu, Almeida Henriques, deixa aqui a sua crónica semanal.
Semana negra para Viseu

A Auto-estrada Viseu Coimbra «É preocupante a forma como o Deputado José Junqueiro chuta para canto a questão da auto-estrada Viseu – Coimbra, dizendo que o PSD está a fazer pressões que põem em causa esta adjudicação. Em primeiro lugar, que informações tem que nós não temos, para começar a preparar o terreno e imputar responsabilidades a quem não as tem?
Afinal de contas, quem é que está no poder, quem Governa o País, quem tem capacidade de decisão, não é o Partido Socialista? É bom que esta questão seja esclarecida, que o Primeiro-ministro honre o compromisso assumido com os viseenses na visita ao Distrito que efectuou, ainda recentemente.
Se há assunto que colhe a unanimidade de todos é a auto-estrada Viseu Coimbra, basta percorrê-la no dia a dia e ver os perigos que comporta e constatar a intensidade do tráfego para não duvidar da sua prioridade.
Em segundo lugar, o que tem andado o Governo a fazer ao longo de quatro anos e meio, para deixar para o fim da legislatura a adjudicação de uma obra que já era prioridade do anterior Governo e em que o processo já estava adiantado, faltando apenas promover o concurso público para a adjudicação.
Como tenho denunciado, mais um projecto estruturante com quatro anos e meio de atraso que poderá ficar adiado.
Por último, o que levou o Governo a colocar no mesmo concurso situações tão diversas como a auto estrada Viseu Coimbra, conjuntamente com um lote enorme de outras obras, sempre a velha mania socialista de efectuar concursos de elevado valor para afastar as pequenas e médias empresas do concurso.
É pois urgente que o PS não descarte responsabilidades e diga com clareza se o governo vai ou não adjudicar a auto-estrada Viseu Coimbra e o troço de ligação Mangualde a Canas de Senhorim (IC12), ou se estamos na presença de mais duas promessas não cumprida perante o Distrito.


A Loja do Cidadão no Centro Histórico
Ficámos a saber, por ofício à CMV, que o Governo não vê como prioritária a deslocalização da Loja do Cidadão para o Centro histórico, mais uma má notícia para Viseu.
Aqui está mais um assunto que merece a unanimidade de todos, a Loja do Cidadãos seria uma âncora importante, a par da deslocalização de outros serviços que a CMV já anunciou bem como a dinamização do comércio que está a ser promovida pela Associação Comercial.
Aliás, o grito de alerta lançado pelo seu Presidente, que diz poderem encerrar 30% das empresas deste Centro Histórico até ao fim do ano, deveria ser ouvido pelos vários responsáveis, devíamos estar a assistir à constituição de uma task force para encontrar soluções urgentes, com o Governo à cabeça.
Em vez desta postura, assistimos a um sacudir a água do capote, empurrando para a autarquia o pagamento de investimentos que não são da sua responsabilidade.
Os responsáveis socialistas procuram desculpabilizar o Governo empurrando para a CMV as responsabilidades, é inadmissível.
Como se a resolução deste grave problema que é a desertificação do Centro Histórico passasse por uma cobertura das ruas, é preciso muito mais que isso, as acções não podem ser desgarradas, tem que haver uma actuação concertada que envolva o Governo, a autarquia, a Associação Comercial e os Comerciante, com o apoio activo de todos nós, Deputados e demais políticos com responsabilidades.
Mais uma vez, o PS e os seus responsáveis remam no sentido contrário aos interesses dos viseenses.


Barragem da Nave

Também esta importante infra-estrutura é deixada cair pelo Governo socialista, apesar de ter sido definida como prioritária e decisiva para a produção agrícola na região de Moimenta da Beira, situação assumida por vários governantes ao longo de mais de uma década.
A autarquia fez o seu trabalho, elaborando o estudo prévio, nunca mais soube nada e, através de pergunta ao Governo efectuada por mim, vem agora dizer que após reapreciação a obra não é para fazer e que não está a ser preparada qualquer candidatura ao QREN.
Uma decisão que nos apanha a todos de surpresa, mais uma oportunidade que estamos a perder de aproveitar os fundos comunitários em prole dos nossos cidadãos, sobretudo numa área, a agricultura, que tão depauperada está.
Estou com o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, não podemos baixar os braços.

Em suma, uma semana de más noticias, de um baixar de braços dos responsáveis do PS de Viseu, será fim de ciclo ou já interiorizaram que terá que ser o PSD a assumir o Governo para o distrito de Viseu voltar a ser tratado como merece. "

Fonte: ViseuMais.com

Sem comentários: