sexta-feira, 24 de julho de 2009

Incêndios regressam ao distrito de Viseu

Oitenta e um incêndios deflagraram na última semana no distrito de Viseu. Segundo dados do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS), as chamas atingiram, desde o dia 16 ao dia 21 de Julho, 15 concelhos.

O incêndio que mobilizou mais meios e que demorou mais tempo a ficar circunscrito foi o da Quinta do Pocelo, no concelho de Sernancelhe.

O fogo, que teve início às 2h57 do dia 21, em zona de mato e pinhal mobilizou cerca de 200 bombeiros.

O combate às chamas foi dificultado pela mudança constante da direcção do vento. As duas frentes avançaram em direcção à povoação de Antas, no entanto as chamas não atingiram as casas.

Também no concelho de Mangualde houve um incêndio de grandes dimensões que deflagrou em Mesquitela no dia 16. O fogo foi combatido por 150 bombeiros.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil teve de recorrer a quatro meios aéreos.

O incêndio teve início por volta das 13h15 numa zona de mato. O vento e os difíceis acessos dificultaram a tarefa dos bombeiros.

O fogo acabou por ser extinto no final do dia, tendo as habitações das localidades ameaçadas sido salvaguardadas pelos bombeiros.

Para além de Mangualde e Sernancelhe, também os concelhos de Cinfães, Castro Daire, Armamar, Carregal do Sal, Resende, Penalva do Castelo, Lamego, Moimenta da Beira, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Oliveira de Frades foram atingidos pelas chamas.

No combate aos incêndios estiveram 251 corpos de bombeiros, 1914 bombeiros, 456 viaturas, com o apoio de meios aéreos, dos GIPS da GNR e das equipas de Sapadores Florestais.


Detenção.Em Oliveira de Frades, a Polícia Judiciária deteve um homem de 58 anos por suspeita de ter ateado um incêndio florestal numa zona de eucaliptos.

Fonte:Jornal do Centro

Sem comentários: