domingo, 12 de julho de 2009

"Tecnologia" - Governo lançou concurso para Redes de Nova geração para as zonas rurais do Norte

O Ministério das Obras Públicas lançou hoje o o Concurso Público Internacional das Redes de Nova Geração (RNG) para as zonas rurais do Norte, com o apoio da União Europeia.

Depois de ter lançado outros dois concursos para abastecer as zonas do centro, do Alentejo e do Algarve, hoje foi a vez de ser lançado um concurso com vista a dotar de fibra optica 44 concelhos da região Norte do país, num programa que conta com fundos atribuídos pela União Europeia.

Numa nota divulgada pelo Governo destaca-se o facto de Portugal ser o primeiro país da União Europeia a avançar com esta medida - a de investir em redes de nova geração em zonas rurais - e que tem o intuito de afastar a possibilidade de os investodores privados não se sentirem atraídos a investir em zonas de pouca densidade populacional.

O programa de Redes de Nova Geração lançado pelo Governo pretende "promover a adopção massificada de acessos de elevado débito à Internet e desenvolvimento de aplicações avançadas, com vista à ligação de 1 milhão de utilizadores até 2010", ligar "toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009" e ainda ligar "todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010".

Com o programa de acesso às zonas rurais serão 140 os concelhos do país. Falta ainda lançar concurso para as regiões autónomas da madeira e dos Açores.
Através do Concurso apresentado hoje, serão abrangidos os Concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Baião, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira, Boticas, Montalegre, Murça, Valpaços, Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Cinfães e Resende.

Fonte: Publico.pt

Sem comentários: