quinta-feira, 27 de agosto de 2009

DE VEZ EM QUANDO...

DEMOROU MAS VAI SER !

Finalmente... vamos hoje conhecer o Programa Eleitoral e/ou de Governo da Senhora MFL/PSD.

Não querendo diminuir a expectativa, habilidosa e "prudentemente" preparada, nem tão pouco insistir nos comentários de Mário Soares sobre a recente entrevista de Manuela F.Leite [ que eu, aliás, de forma bastante mais modesta já havia aqui adiantado ] - não posso deixar de notar algumas ideias e frases entretanto divulgadas.

Ontem, no JN, José Leite Pereira escrevia :

"O PSD aposta forte em dizer o menos possível, aposta forte em que valerão mais os erros de Sócrates do que os seus próprios argumentos".

E António Borges, que preferiu ser a "grande esperança do PSD na sombra", esclareceu o mistério dizendo :

"...que o programa do seu partido para as eleições legislativas será “deliberadamente prudente” e concretizou a proposta de reduzir a carga fiscal sobre os custos das empresas, em particular a taxa social única, o fim do Pagamento Especial por Conta ou a alteração do pagamento do IVA".

Não foi MFL que introduziu o PEC ? Notem que não se diz "baixar o IVA". Apenas se pretende alterar o pagamento!

Entretanto, ainda no JN, Ana Paula Correia desvenda mais um pouco do véu social-democrata:

Manuela Ferreira Leite dá hoje, quinta-feira, o primeiro passo para a nova e decisiva fase da campanha eleitoral. Apresenta o programa prudente, simbolicamente numa sala chamada Átrio do Futuro, que inclui um novo fundo autónomo para a Segurança Social.
Um fundo "autónomo". Que efeitos poderá ter uma iniciativa deste tipo na grande maioria do povo português, sem capacidade de poupança ? E qual a diferença relativamente à infinidade de PPR's já existentes ? Quem vai verdadeiramente "lucrar" com este "fundo autónomo" ?

Outras ideias e frases que nos devem preocupar, chegam também desta área laranja ! Infelizmente não é caso único, mas não deixaram de ter grande impacto.

O ex-líder Marques Mendes defendeu, e bem, o retorno da "ética" à actividade política. Uma crítica clara à actual líder, que permitiu (exigiu!) a presença de Helena Lopes da Costa e de António Preto nas listas de candidatos do partido a deputados.

MFL não tem forma de "contrariar" honestamente esta posição de Marques Mendes. Não se pode expor. Vai daí, aparece o seu Delfim Paulo Rangel a atacar o que chama de "paladinos da ética" ! Sendo professor de Direito e tendo sido governante na área da justiça, não lhe fica nada bem esta posição. Mas há que "agradecer" à lider !

O ex-líder parlamentar do PSD Paulo Rangel criticou hoje os "paladinos da ética" que defendem que um arguido não deve candidato a eleições, manifestando-se "totalmente solidário" com a direcção do partido no processo de constituição das listas às legislativas.

"Sou contra a existência de efeitos automáticos que é aquilo que tem sido defendido agora.

Excerto de uma notícia do Público, na qual se pode ler uma situação bem mais grave. Não se compreende que um Professor de Direito confunda "ética, justiça e política". Ao clamar pelo retorno da ética à política, Marques Mendes não pretende "acabar com a presunção de inocência em Portugal". Mas a actividade política deve ser clara e transparente. E isso depende da ética. A presunção de inocência, que todos estimamos, tem a ver com a justiça. Nada mais.
São patamares diferentes! Inconfundíveis!
Mas Paulo Rangel vem dizer que "a credibilidade da política não está na ética" ! Tudo isto é triste, tudo isto é fado...

Ironicamente - um grande "favor" do agora deputado europeu social democrata ao PS de José Sócrates. E por tabela, dando vazas a Isaltino, Valentim e Fátima.

Talvez por essas e por outras, a "fuga" de Francisco Moita Flores !

Veremos se o "espectáculo" da apresentação do programa de MFL, na tal sala chamada "Átrio do Futuro" vai conseguir "apagar" estes "desvios" !

Sem comentários: