segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Recordar: João Manuel

Nome: João Manuel Loureiro dos Santos
Data de nascimento: 31 de Agosto de 1967
Naturalidade: Moimenta da Beira
Data de falecimento: 18 de Maio de 2005

João Manuel é o primeiro (esquerda para a direita) da fila de baixo. Foto retirada daqui.

José Mourinho apelidava-o de campeão! Tinha razão!
Nascido e formado em Moimenta da Beira foi ao Viseu e Benfica (86/88) que o Académico o foi buscar para se estrear pelo nosso clube na primeira divisão. De camisola negra vestida passou 4 anos sempre com grande classe e brilhantismo. Saiu do Académico mas continuou de negro vestido na Académica de Coimbra (92/95) sempre na Divisão de Honra. Seguiu-se a União de Leiria (95/04) onde fez parte dos planteis históricos daquele clube. Terminou no Moreirense (04/05) onde lhe foi diagnosticada a doença que o viria a vitimar – esclerose múltipla. Nunca foi um fora de série, é certo, mas foi sempre daqueles laboriosos e dedicados, de antes quebrar que torcer, um jogador que qualquer treinador quer ver na sua equipa. Foi, sobretudo, um ser humano fantástico.
No dia em que se fosse vivo faria 42 anos, que recordações lhe trás João Manuel?

Fonte:amagiadofutebol

4 comentários:

José Carlos Santos disse...

Agradecemos-te (família do João Manuel) João Dias por lembrares esta data.

Carlos Soeiro disse...

Parabéns por se recordarem e nos fazerem recordar deste grande amigo e grande atleta!
Tive o privilégio de conhecer o João desde miudo, uma vez que existe apenas uma diferença de oito dias de idade entre nós, e desde sempre se evidenciou no desporto, primeiro como grande atleta nas meias distâncias no atletismo e depois no futebol onde fazia toda a diferença, quer nos juniores, quer nos seniores do CDR.Haverá muita gente com ideias pré-concebidas e erradas porque o João foi sempre a mesma pessoa humilde, séria e dedicada. Acompanheio nos seus ultimos dias em casa do irmão alvaro na Meda, onde fazia questão de o visitar e fazer-lhe companhia em algumas tardes, numa delas recebeu uma chamada do "mister Mourinho" que estava em Inglaterra para jogar com o Chelsea (FC Porto) e foi com muito orgulho que ouvi ao lado do João as palavras do "Mister" relembrando-o que como campeão que era iria sempre vencer!
Possuo também muitas fotos de equipas onde o João era o patrão, isto desde os 10 anos!!! quem sabe um dia surge uma homenagem e as podermos partilhar e reviver!

Alex disse...

Boas.
Eu trabalho num restaurante que se situa no pavilhão oaf da académica, frequentado por sócios e adeptos da académica.Todos eles tem as melhores recordações do João Manuel, um jogador de equipa com espírito de sacrifício e humildade, em suma, é muito bem recordado.

José Carlos Santos disse...

De facto, o Carlos Soeiro conheceu bem o meu tio - o João Manuel. Se não te importasses, gostaria de ver algumas fotos vossas.