domingo, 6 de setembro de 2009

«Autárquicas 2009» - Campanha "Virtual" !!?

VS
www.joseeduardoferreira.com VS www.luiscarlossilva.pt

Fazendo uma visita aos espaços virtuais dos principais candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, deparamo-nos com os simples cartazes de campanha e pouco mais...ideias e "linhas" concretas, nem vê-las!

Esperemos que com o aproximar do dia "D" surja algo de novo.

Comentem...

74 comentários:

Alex disse...

campanha virtual?é caso para perguntar...talvez na politica se tenha chega a tal ponto de pragmatismo,em que se tenha descoberto o que já sabíamos:não é pelo debate de ideias, nem tão pouco pelas ideias e propostas que se ganham as eleições.Ou então é desleixo.

Luís André sá disse...

Amigos,

Estou a trabalhar directamente na campanha do Partido Socialista, e como tal falo-vos daquilo que sei deste lado, posso adiantar que está para muito breve o lançamento do site. A ideia é inovadora e decerteza que vai provocar impacto a quem o visitar. E como tal, nisto da política como todos sabemos, seja por uma certa dose de suspense ou de estratégia, ainda é cedo para que do nosso lado seja justificável a publicação por inteiro do site.

Abraço a todos,

Luís André Sá

Unknown disse...

Se fosse rapariga casava-me consigo alex. adoro as suas opinioes. parece que me le a mente.

Jaime Gouveia disse...

Olá a todos... Não estou oficialmente envolvido na campanha do Partido Social Democrata, mas posso adiantar que também está para breve o lançamento do conteúdo do site do candidato Dr. Luís Carlos bem como o site do Movimento de Jovens Moimentenses Pelo Futuro. Haverá link de um sítio para o outro. Compreendo a curiosidade dos Moimentenses... mas a seu tempo tudo surgirá. Além disso, até lá ainda temos outro acto eleitoral, também importantíssimo. E, sim, acho que é, pelo menos deve ser, pelo debate de ideias, propostas e projectos que se ganham e perdem eleições. José Sócrates obteve uma maioria pelas propostas, promessas e mentiras que apresentou ao país 4 anos antes! Sinal de que as propostas, as promessas e as mentiras, têm sucesso. Caberá ao eleitor, desta vez, ter bom senso para analisar ambos os conteúdos apresentados pelos programas dos mais variados partidos políticos!
Abraços.

FCP PARA SEMPRE disse...

Já está disponível o Site do Movimento Jovens pelo Futuro em www.jovenspelofuturo.com . Não deixem de visitar

Falâncio disse...

Excelentissimos Politicos,
Não entendo como é que o nosso bairro da formiga se encontra neste estado deploravel. Começaram com as habitaçoes sociais novas, que nao serviram toda a gente e como se nao bastasse nao organizaram o espaço para vivermos tranquilos e com limpeza.
Eu voto no que vier visitar este local e prometer alteraçoes.

José

Direcção IAC disse...

Muito boa tarde a tds, espero que realmente estejam bem. Estando perto tanto das eleições legislativas como das autárquicas pecam um pouco neste sentido grafico, mas ainda e muito cedo para falarmos disto, e mais interessante falar sim das ideias que foram transmitas por cada um dos candidatos. Quem teve a oportunidade de ler um dos jornais locais "Jornal Beirão", pode tirar algumas conclusões disto mesmo. Agora faço algumas questões ao público em geral, de que lado estará uma politica de verdade vs politica de insistência? De que lado e que está uma politica do obscuro e de chantagem e politica da promessa? De que lado estará uma politica a pensar nos jovens e nas suas ideias? Deixo isto em aberto e não me levem a mal gostaria de saber a vossa opinião.
Espero que não se deixem ludibriar por falsas promessas, mas sim por novas ideias.
J.Silva

manjerico disse...

Boa tarde.Acabei de ler os vários comentários,aqui feitos,á campanha eleitoral."Virtual" isto?Nem isso é.O que dá a entender, é que não passa de caça ao "tacho"e pelo menos com o meu voto,não comem nada,vão ficar em jejum,tal como eles fazem á população que vota neles.
Estou de acordo com quase todos os participantes nestes comentários.E já agora, quero rectificar a palavra "Moimentenses" as aldeias não contam?
No Concelho há muita freguesia que não tem "comido nada"devido á "
cor"Meus Senhores, estamos no século 21,deixemos o salazarismo para traz, já são horas disso.Com as minhas saudações para todos que vêm e fazem este blog

Unknown disse...

Assino por baixo as excelentes palavras do manjerico.
O sr silva devia era estar calado e nao abrir a boca, pois tachista nao ha como ele.

Bruno Neto disse...

Antes de expôr a minha opinião devo desde já dizer que não sou de Moimenta, nem das proximidades. Apesar disso e por motivos pessoais já há cerca de 4 anos que venho periodicamente a esta terra que há muito me cativou.

Se calhar por não ser de cá tenho uma visão das coisas diferente e arrisco-me a dizer, isenta.

Nestes últimos 4 anos não vi qualquer melhoria na qualidade de vida dos Moimentenses e não vi qualquer evolução no Concelho, seja nas "freguesias limite", seja mesmo no Centro de Moimenta, que tantos apontam como beneficiado (sinceramente não sei em quê)...

Acho sinceramente que o povo de Moimenta não quer evoluir, não quer crescer mais rápido do que os concelhos vizinhos como Vila Nova de Paiva e outros.

Se o PS neste momento não é alternativa, se o PSD insiste numa lógica de vira o disco e continua a tocar o mesmo (leia-se não fazer nada) então urgem alternativas que têm que partir de movimentos de cidadania.

Uma coisa é certa, Moimenta tem um potencial enorme para se afirmar regional e nacionalmente e ninguém apresenta propostas para aproveitar estes recursos espectaculares.

Cumprimentos

manjerico disse...

Boa tarde.Vou fazer uma pergunta aos Srs.Candidatos á Câmara de Moimenta.Os Senhores já foram visitar as respectivas freguesias do Concelho, para fazerem uma análise das carências que existem em cada uma delas?Eu vou responder por vós.NÃÃÃO....
pois claro,nenhum se vai dar a esse trabalho,só irão nas vésperas das eleições para ver qual é o que consegue "arrecadar" mais votos para ir para o poleiro.Alguns dos senhores que vêm, e escrevem para este blog,sabe qual a precentagem da "fatia" que a Câmara gasta com os "mamões" dos trabalhadores? SESSENTA E CINCO %. (são os trabalhadores)
Cerca de 50% não produz NADA.Por aqui se poderá ver o que resta
para dividir pelas freguesias.
Votar, EU?
SAUDAÇÕES PARA TODOS

Falâncio disse...

Tens razao manjeriCÃO
e desses 75%, 70% sao filhos, primos, sobrinhos ou broxistas dos do executivo camarario.

V
E
R
G
O
N
H
A


Com L, S, C, U, A se escreve ZERO
Com E, U, R, O, D, A, D se escrever ZERINHO


Sempre os mesmos, Sempre os maus...

Luís André sá disse...

Caro amigo anti-facista,

1º - Se existe alguém neste blog que é uma vergonha, é o senhor por falta de personalidade e de afirmação da sua pessoa.

2º - Se existe alguém neste blog que denigre as capacidades dos Moimentenses é vossa excelência com jogos de palavras quando afirma que:

Com L, S, C, U, A (Lucas)se escreve ZERO
Com E, U, R, O, D, A, D (Eduardo)se escrever ZERINHO

3º - Se é assim tão radical na opinião dos "tachos" camarários, porque fala de um candidato que nunca teve a opurtunidade de mostrar o seu trabalha em prol da nossa terra. Julgar pessoas e a sua capacidade de trabalho antes de uma oportunidade, é imoral na minha opinião sabia?

4º - Mas numa coisa concordo consigo, é uma VERGONHA sim, termos famílias e famílias numa instituição pública que não precisaria decerteza de tantos trabalhadores. Vergonha é como corre nos passeios da vila, dois meses antes de umas eleições autárquicas entrarem cerca de 50 pessoas a recibos verdes na santa casa da mesiricórdia (CMMB).

Vergonha é vermos a cadeira quente do gabinete do presidente a altas temperaturas, e a população a passar frio na evolução de Moimenta e das suas freguesias.

Vergonha é vivermos numa opressão, porque temos medo de perder o trabalhinho que nos foi prometido se caísse o voto na urna.

Vergonha meu caro, é ver pessoas como você agirem numa constante desvalorização destas pessoas. Fazendo de mim,da minha família, de si e dos seus, de todos os Moimentenses uma cambada de sem abrigos que não sabem o que são as raízes que nos fazem manter e querer lutar pela fixação na terra que nos viu nascer.

Isto sim meu caro é mais que vergonhoso, assuma-se! Dê a cara e enfrente uma mesa redonda de comentários moderados por pessoas que querem ver o melhor para Moimenta!

O meu nome é Luís André Fonseca de Sá, e o seu qual é?

Gonçalo Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Coelho disse...

!!!

manjerico disse...

Boa noite.
O Sr.Luis André ficou "zangado" com o Anti-fascista (Sr. José)por dizer algumas verdades,já notei.
Tambem já vi que o Sr é pela "continuidade"
E lá vamos nós continuar sem desenvolvimento no Concelho.
Merecemos mais Sr. Luis André, e sem que os principais responsáveis (a Câmara)tomem algumas iniciativas para bem do Concelho, nada avançará.
Antes de fazer comentários tristes,vá dar uma vista de olhos pelas freguesias do Concelho e veja o atraso em que (algumas)estão,e até a Vila,não no centro, mas tambem na periferia.
Cumprimentos

Falâncio disse...

abaixo a camara
abaixo os podres
abaixo os tachistas
abaixo os patos

viva o socrates
viva o eduardo
viva o zé das bicicletas
viva a uma nova moimenta

Falâncio disse...

zé eduardinho FAZ-ME UM FILHO

Luís André sá disse...

Manjerico,

Se a continuídade a que se refere é o PSD, está redondamente enganado!

Num post anterior tinha já deixado em relação ao lançamento dos sites dos candidatos bem expressa a minha cor política. Sempre tentei ao contrário do que muitos fazem deixar o lado político de lado nos meus comentários no blog. Mas se rotula os meus comentários de "tristes", pois bem, respondo-lhe.

Como referi no meu último post, sou totalmente de acordo com o comentário do anti-fascista referente aos "tachos" na cãmara. Se sou da oposição meu caro, não fico "zangado" como afirmou pelas palavras do anti-fascista, mas sim ENOJADO por ver tanta falta de competência num executivo que ao longo de 16 anos tomou como certa uma única promessa! A única que não vinha detalhada decerteza nos programas eleitorais destes anos todos: a de sustentar famílias e famílias, a de favorecimentos explícitos, a de falsidade e o quase orgulho de o fazer sistematicamente sem medos de uma reprovação da população. E a filosofia deles confirmou-se ao longo de 16 anos de gestão autárquica, graças aos votos da população.

Pois meu caro, as freguesias que você conhece tão bem também eu as conheco, pois as faltas e os incomprimentos sucessivos dos programas eleitorais são desde sempre o problema do ainda executivo. Mas o interessante é que de 4 em 4 anos, pessoas como o senhor manifestam-se num elevado patamar de descontentamento( e com toda a razão), mas no dia X ganha sempre o mesmo: o favorecimento!

Mas uma coisa também lhe digo, ali ao lado a nossa capital de distrito que tanto tem andado nas bocas do mundo que é uma das cidades portuguesas com maior qualidade de vida actualmente em Portugal, é um exemplo da hipocrisia cavaquista que se tem praticado em maior parte dos concelhos do distrito. Um política de enovação e evolução centrada num epicentro: a cidade em si. Pois essa qualidade de vida fica-se mesmo pelo centro da cidade. Existem ainda inúmeras freguesias no concelho de Viseu com falta de saneamento básico, com falta de acessos minimamente razoáveis, etc.

Isto é a política que se pratica em Viseu e em Moimenta, com uma diferença o Ruas conseguiu que Viseu passa-se de uma pequena cidade do interior para uma das melhores cidades a nível de qualidade de vida, Moimenta e os PSD's nem em Moimenta conseguiram trabalhar.

Pois bem amigo, se o seu descontentamento é grande, garanto-lhe que o meu é bem superior, por ver todos os quatro anos os meus conterrâneos ainda mais descontentes do que nas últimas autárquicas e nada fazerem.

Não sou nenhum político, e a única política que domino é a política cultural porque estudo para ela, mas não sou, como sei que nenhum Moimentense é, um parvo e mais um deixa andar.

Posso não ter uma diálogo coerente ou talvez bem alinhado, mas sei o que digo e sei principalmente as minhas convicções. Não sou decerteza nem sequer sonho ser mais uma serventia para aquela "cozinha".

Respeitosamente.

Luís André Sá

Gonçalo Coelho disse...

Aqui está a diferença entre a politica de respeito (practicada pelo Luis Sá), e a politica brejeira, saloia, que critica sem apresentar soluções, (por parte do manjarico).
Todos sabem a minha cor politica nestas eleições, contudo respeito quem tem ideias e comportamentos dignos como o meu amigo luis sá.
Embora discorde da parte em que o meu amigo Luis Sá tenta, convencer todos, que só existem pessoas de valores e com uma moralidade acima da média no PS (não era de esperar outra coisa afinal, é um membro activo do PS), penso que acaba por respeitar e reconheçer o que de bom se faz nos outros sitios, apesar de ter uma cor politica diferente.
Talvez seja caso de reconhecermos, o bom trabalho feito por parte do Dr. Luis Carlos no desporto não?
É que eu tenho 24 anos e não me lembro de ver camadas jovens na nacional, nem tão pouco andebol com todas estas provas dadas!!
Bem eu também sou novo!!
Mas desafio alguém, a relembrar-me uma temporada em que relativamente ao desporto tenhamos estado tão bem!
É assim a vida!
Eu reconheço que existem pessoas boas, assim como pessoas más no PS, tal como no PSD/CDS, outros recorrem à politica do mal dizer (tipo Fátima Lopes logo pela manhã).
Venham os projectos e as ideias de cada partido, que as pessoas os escolham. Bem e se o PS for para o poder, optimo pelo que se diz neste blog será o paraiso!
E se não for o paraiso claro que a culpa será do anterior executivo eheheheeh!! A politica de herança tão praticada em Portugal.
Ai politica, politica, tão teorica e tão pouco practica!
Somos tão saloios que a maior parte das pessoas de parte a parte não se consegue ver nem falar umas com as outras. E afinal trata-se apenas de ideias e projectos, dá para rir de tanta parvoice!!
Meus amigos boas noites, e pensem menos nas politicas!

Jaime Gouveia disse...

Concordo com o Gonçalo... Respeito o que o André Sá disse apesar de eu não concordar com a grande maioria do que diz. Como respeito o Alex a quem já tive oportunidade de dizer que não concordo com os ideais políticos dele. Isto é democracia. Tenho muitos amigos que pensam muito diferente de mim e não deixam de ser amigos. Agora será que não podemos exprimir-nos de outra maneira sem partir para o insulto? Será que não podemos deixar aqui a nossa opinião formada sem risinhos e gozos? Será que não conseguimos intervir socialmente sem sermos mal educados? Será que não conseguimos ser responsáveis pelo que dizemos, assumindo-nos e não escondermo-nos atrás do anonimato? Eu acho que como moimentense que somos temos o dever de o tentar ser!!! Além disso este blogue quer-se uma coisa séria para gente séria... senão cai no descrédito!

RMLR disse...

Estou plenamente de acordo com o que o Jaime diz, sendo que intervir com opiniões e ideias em democracia não é para todos. pois exige um nivel cultural e de respeito que algumas pessoas que aqui escrevem não o têm!

Existe uma forma de estar de alguns ditos "Moimentenses" que já não é novidade para mim, por isso é que decidi sair da terra e procurar algo diferente, que é a cultura do "bota a Baixo", ou seja, criticam os que tentam fazer alguma coisa pela Terra sem nunca terem mexido um dedo para pela mesma, e ainda são mais criticos aos que fazem alguma coisa porque já andam lá para mamar! estranho esta forma de viver (mediocre e frustrante).

Quanto aos ditos "tachos", ainda não percebi o tipo de comentários que são feitos em relação aos funcionários da CM. o que os criticos devem querer, é que despesçam quem lá está e os coloquem lá a eles, pois assim já deixa de ser "tacho" e passa a ser mérito de qualidade!!!
Os que criticam a politica de admissões da CM, antes de falarem que olhem para o resto da País e vejam o que se passa, até no poder central é assim. mas tenho de admitir que maior entidade empregadora e fixadora de população no interior são mesmo as Camaras Municipais.
Se assim não fosse o que seria neste momento do interior, depois do governo fechar alguns dos restantes serviços Nacionais existentes, como Escolas, centros de Saude e tribunais!

Uma ressalva, na minha opinião as "cunhas" apenas deviam servir para a dita admissão, poque depois de lá estar as pessoas têm de provar que tem capacidade para o cargo, mas nem sempre acontece isso.
Eu trabalho no sector privado e onde a concorrencia é feroz e muito pressionante, e aí as coisas têm de funcionar, senão somos ultrapassados. No sector publico tambem devia ser assim, penalizar quem não é capaz e premiar os produtivos.

Quanto aos candidatos à CM, estou perfeitamente à vontade para escrever, pois não voto em Moimenta. Mas deixo aqui uma pergunta: Se os que estão no poder não fizeram nada, como se apregoa por aí, eu pergunto, vejam o percurso de algumas pessoas da oposição, e o que já fizeram por Moimenta..... NADA!
Não é só aparecer agora, e dizerem que são de Moimenta desde pequeninos!
Mas cada um sabe de si, e cada um vota no que lhe dá mais garantias. Daí a democracia.

Para que não haja duvidas, o meu nome é Rui Requeijo.

Cumprimentos a todos sem excepção.

Luís André sá disse...

Amigo Gonçalo,

Eu próprio, e sabe-lo bem, tenho ideais políticos que não me permitem rotular com uma cor. Sou PS afirmado em Moimenta, trabalho directamente para as próximas eleições com o PS, mas não sou uma pessoa que dou ou daria alguma vez o meu tempo a questões políticas durante muito tempo.

Não sei se contigo já o fiz, mas em privado até te posso falar de nomes com quem tenho mantido um discurso aberto e livre de ideias (como acho que deve ser) com vários conhecidos em comum. Não sejamos ignorantes e outros adjectivos mais que nos permitam ver apenas uma cor: a nossa. Já o disse a muitos e digo-o novamente aqui sem complexos e medos, que acho muito difícil, mas muito difícil mesmo aparecer outro vereador para o pelouro do desporto tão bom como o Dr. Luís Carlos Silva (e não foi graças ao Dr. Luís Carlos que estamos nos campeonatos nacionais como afirmas. Que praticou um bom marketing para o desenvolvimento do nosso desporto, sim! Agora quem nos elevou foram os variadíssimos atletas dos vários clubes). Em contra-peso no pelouro da cultura manteve-se inerte o patamar da não evolução, o patamar da novidade e do que ou muito me engano (e não é puxar a brasa à minha sardinha), acho que vai ser a solução para a inovação, para o desenvolvimento dos povos, para a criação de um marketing que permita o desafogar desta crise que nos cerca a todos. Estaremos cá para ver! (espero ter razão que assim temos os dois emprego com fartura lol)
Mas dando continuidade:
O século XXI já chegou à algum tempo, mas infelizmente os meus ideais para uma boa prática politica não souberam acompanhar a evolução e a política contínua a ser a mesma, por isso afirmo que pratico política, assumo-me de um lado partidário, porque acredito mais nos ideais do cabeça de lista que "represento" do que nos da oposição. Mas isto sou eu! Não tem de o ser mais ninguém, nem deve sê-lo por pressões ou tentativas de mudar os seus ideais. As pessoas sabem fazer o seu raciocínio e analisar o que se passa em seu redor, por isso devem também saber defender os seus interesses e convicções.

Como já disse nunca antes em nenhum post meu, me viram com um discurso político, ou com campanhas/ ofensas à oposição. Sou um cidadão livre que tenho a liberdade de manifestar a minha opinião, e expor o que me agrada e desagrada no actual executivo. E mesmo isto nunca o fiz, para evitar este tipo de reacções aqui no blog que na minha opinião só o descredibilizam. (Fi-lo apenas para desvendar algo mais da minha vida, visto que um comentador desconhecido estava enganado quanto à minha pessoa).

Abraço meu amigo (diverte-te lol)

E já agora boa campanha para todos.

Abraço meu amigo

manjerico disse...

Muito boa noite meus senhores.
Parece que estão todos muito empolgados com as eleições,uns "usam"alguma "bregeirice"outros vâo um pouco para raiva de não se dizer "amen" com eles.
É claro que o blog é para se trocar algumas ideias, e é claro que ninguem é obrigado a aceitar as ideias dos outros,mas numa coisa estou crente, é que ganhe quem ganhar,vai sempre haver discórdia.
Eu só quero (como a maior parte das pessoas que fazem o Concelho)é que, o que ganhar,"FAÇA" alguma coisa por nós, e que se puder,tire esses rendimentos mínimos aos que não querem trabalhar,pois já tive necessidade de arranjar um trabalhador, e foi-me dito que são pagos para não trabalhar.
Sei que é uma lei do Governo,mas que as autarquias podem "fazer"alguma coisa,pois são os presidentes de junta que assinam para eles receberem, agora pergunto eu:
Não será isto uma "troca" de favor?
Votas em mim que eu assino-te o papel.
Ai política,política, a quanto te sujeitas para ficares com o dito "tacho"
Saudações a todos

Gonçalo Coelho disse...

Que toda as pessoas, quer de um lado quer de outro tenham a mesma maneira de falar e de agir, como o meu grande amigo Sá (apesar de ser de uma cor diferente da minha), e todos nós ficariamos a ganhar!
Que venham mais como tu Sá e aí, com certeza que muitas ideias e trabalho vão surgir.
SIM À POLITICA DE VERDADE, E DE DAR A CARA, SIM AO CIVISMO ENTRE TODOS, SIM À OBJECTIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS!!

Ctg Sá terei todo o gosto de falar de qualquer assunto!!

Abraço meu grande amigo Sá!!

E saibamos distinguir as coisas, amizade de um lado, debate de ideias do outro!

Por fim alguma coisa boa neste blog (algo que n via à muito tempo)!!!

Jaime Gouveia disse...

Ora, assim já me agrada ler o que por aqui se diz! Subiu ou não subiu o nível da troca de ideias?

Jaime Gouveia disse...

Ah... e já agora... em relação ao rendimento social de inserção (antes chamado rendimento mínimo), Manuel Ferreira Leite tem no seu programa o objectvo de implementar uma política de fiscalização mais forte para acabar com esses ditos casos de injustiça e vai obrigar esses beneficiários a prestar trabalho à sociedade, embora apenas aqueles que se prove que têm saúde para tal. É uma forma de darem alguma coisa à sociedade que os está a manter... pois não se esqueçam que é com o dinheiro dos nossos impostos que eles são financiados. Eu acho muito bem... há por aí muito trabalho que eles podem fazer.
Mais...ou acho que o rendimento social dito de "inserção" devia exigir contrapartidas... isto é, s beneficiários provarem que se estavam a inserir na sociedade... isto é... serem fiscalizados de tal forma ao ponto de se saber que eles não gastam mal esse dinheiro que lhes é atribuído. É que em alguns casos, como é sabido, esse dinheiro é gasto em tabaco, alcool e em alguns casos em drogas!

manjerico disse...

B.noite.
Já vi que o Sr.Jaime Gouveia leu o programa da Dra Ferreira Leite.
Muito bem, e já leu os dos outros candidatos a Primeiro Ministro?É assim: se vai pelo que lê nos programas dos partidos,já sabe que 50% do que lá se escreve,vai por um certo sítio abaixo, porque não há nenhum que cumpra,mas ao menos estes ainda pôem os programas para nós lermos, mas os "nossos" da Câmara, ficam-se pelos cartazes,não é?
Quando afixaram as listas de candidatos á Câmara e ás respectivas freguesias no Tribunal,fui lá "espreitar"para ver e saber quem eram,e fiquei chocado com o que vi:
Um amontoado de papeis pendurados com "cordel" e espalhados pela secretária,meios rsgados, que eu ao ver aquilo,mandei um e-mail para este blog, contando o que se passava,pediram-me que quando visse alguma coisa que merecesse mostrar aqui,para tirar fotografia e lhes mandasse,fiquei com pena de não ter tido essa lembrança,e porque tive que me ausentar por uma semana, e quando voltei lá, já estava um pouco mais arrumado,talvez porque tambem mandei e-mail á Câmara falando da "bagunça" e que os votantes deviam ter uma informação digna do acto que vai decorrer.
Parece que me deram ouvidos.
E por esta razão e mais algumas,é que prefiro manter-me incógnito, assim posso fazer os meus comentários sem que me apontem o dedo.
Para já, apenas vos digo não moro em Moimenta, mas conheço muito do que se passa lá e em muitas freguesias.
As minhas saudações

ze carias disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
manjerico disse...

Ó sr.zé carias, o senhor andou na escola?
é que o senhor devia ter estado em algum sítio menos a escola.
Nem português sabe escrever,por isso nem me vou dar á fraqueza de lhe responder á letra, (como merece)
Boa noite

manjerico disse...

Boa noite Sr AndréSá.
Como militante da campanha PS de Moimenta,pode dizer-me se o candidato Socialista tem no programa dele a conclusão do troço de estrada Sátao-Moimenta?
É que a mim, e a muita gente dava jeito que fosse concluido.
Saudações para todos

João PM Dias disse...

Boa Noite,

Como estou a iniciar a fase profissional da minha "curta" vida, só agora é que pude ler os comentários deste post...e confesso que gostei bastante dos comentários realistas e sinceros, pois fazem-me acreditar que o futuro da nossa querida "terrinha" será risonho, uma vez que os mesmos denontam inteligência e vontade de algo mais(que por momentos pensei que não existia nas nossas "bandas").

De facto, tenho olhado para estas eleições com algum ceticismo e, ao mesmo tempo, alguma expectativa na esperança de perceber a 100% quais as ideias, vontades e atitudes dos que poderão vir a compor o executivo camarário.

Imagino, que como eu, existam bastantes pessoas que ainda não se decidiram em quem votar, por estas ou aquelas razões, mas acredito que com o aproximar das eleições, conclusão de ambos os "sites" e conhecimento das principais "linhas mestras", se possa ter a noção e (como diz o Luis) "...fazer o seu raciocínio e analisar o que se passa em seu redor, (...) defender os seus interesses e convicções".

Que se vote em consciência...e que ganhe o melhor.


Bom fim-de-semana.

abraço,
joaomd

Jaime Gouveia disse...

Boa tarde... já vi que não adianta discutir ideias... Se não se fala no programa eleitoral... é porque não há ideias e projectos! Quando se fala nas ideias e projectos do programa eleitoral... somos acusados de esquecer as ideias dos outros! É lamentável uma discussão destas, de mudos! Custa a reconhecer que as ideias são concretas, válidas, e exequíveis! Por favor, tanto sectarismo não!

Luís André sá disse...

Caro manjerico,

Como bom cidadão e se é assim tão livre como afirma, deveria deslocar-se às apresentações de campanhã dos diversos partidos, e assim, começar a construit um desafio de secalhar começar a depositar um voto ético e justo, adquado a um modelo de trabalho e de rigor. Depois se a si lhe dava jeito a conclusão da ligação Moimenta - V.N.Paiva, a mim que a faço duas vezes por fim-de-semana, fazia-me imenso jeito.
Pois meu amigo(se é que o posso tratar assim), se não temos uma IC26, se não temos uma ligação a Vila Nova de Paiva, se não temos um rumo de acessibilidades defido no concelho não é por culpa do atraso dos programas eleitorais do PS. A culpa meu senhor é, e nunca deixará de ser do executivo do Dr. José Agostinho. 16 anos? Que se fez? Que se apresentou? Que se inovou?

Pois meu caro, é óbvio que esses são dois pontos cruciais e que nunca poderiam faltar na ordem de trabalhos para o concelho, propostos pela candidatura do PS. Com uma diferença! Eles não o fizeram enquanto puderam, nós vamos fazê-lo agora!

A diferença é exactamente esta, nós nunca tivemos uma opurtunidade para mostrar o nosso valor e as nossas capacidades, mas acredito que este ano é o ano de devolver a Moimenta o que nos foi tirado sem pedir autorização. O sentido coerente, o sentido democrático e capaz. Meus caros a falta de respeito que cometeram comigo (PS) e com todos vós(cidadãos) ao longo destes anos, é um ponto bem acente e visível nas condições evolutivas que o concelho teve este anos todos. Chega de desrespeito!

Já agora aproveito para convidá-lo a si e ao resto da população que estejam com algumas dúvidas em relação ao Programa Eleitoral do PS, a conparecerem este Domingo no auditório da Artenave-atelier, às 16h00 para a apresentação do Programa Eleitoral.

Informo também que o site do candidato do PS está já online, ainda com um ou outro ponto por concluir, mas com o "grosso" já composto.

Abraço a todos.

João PM Dias disse...

Boa tarde,

Jaime, claro que existem ideias concretas e válidas. A questão não é essa. Pura e simplesmente, para quem não pode andar e participar em comícios/festas (por falta de tempo e não falta de interesse) de campanha sente a necessidade de ter essa informação em outros locais, para poder pensar e aí, sim, decidir conscientemente.

Quanto ao comentário do Luis, concordo com a maior parte!

abraço,
joaomd

Jaime Gouveia disse...

João Paulo:
Não percebeste na essência o que eu quis dizer! Eu acho importante a divulgação dos programas online. O meu comentário era para as plantas que por aí andam anónimas que se queixaram da falta de divulgação dos programas, e quando eu, em resposta, falei de algumas medidas, nomeadamente as da Manuela Ferreira Leite em relação à acção social, foi-me dito que não podemos nem devemos acreditar nas intenções dos políticos. Então pergunto eu: se não devemos acreditar nos políticos; se não devemos levar a sério as suas propostas, os seus projectos, então para que é que se fala tanto dos programas, da não apresentação dos programas? É só para chatear!!! Isto, reafirmo, são conversas de mudos, e assim não adianta discutir e debater ideias!!! Preso por ter cão e preso por não ter! Ou será que apresentadas as medidas e os projectos custa reconhecer que são muito pertinentes e válidos?
Abraço!

Jaime Gouveia disse...

Fala-se tanto do Dr. José Agostinho não ter feito nada em 16 anos! Eu diria duas coisas a propósito disto! Primeiro: a pessoa que o afirma muito provavelmente há 16 anos atrás queria legos, cromos e dragon ball e portanto não tem sequer noção do era o concelho de Moimenta da Beira há 16 anós atrás e no quanto mudou. Eu já nem me refiro à vila... eu falo no CONCELHO!
Segundo: Essa questão mesmo que fosse correcta não interfere com a actual campanha, pois o candidato é o Dr. Luís Carlos que apesar de 30 anos ao serviço do munícípio ainda não governou!

Luís André sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís André sá disse...

A pessoa que o afirma chama-se Luís André, e à 16 anos atrás não queria legos porque não podia tê-los. Contentava-se com a educação dada em casa e a harmonia que se sentia nessa altura.

A pessoa que o afirma tem hoje 20 anos e pouco mais, e sabe bem o que se passava no concelho no passado.

Sabe também que em 89, ano em que nasceu, já se projectava o novo gimnodesportivo de Moimenta da Beira, concluído há cerca de dois anos atrás.
Todos e não apenas eu, sabemos que chegou a hora do Dr. Luís Carlos, porque o Dr. José Agostinho encontrou um rumo muito superior para a sua conta bancária.

"...portanto não tem sequer noção do era o concelho de Moimenta da Beira há 16 anós atrás e no quanto mudou. Eu já nem me refiro à vila... eu falo no CONCELHO"

Pois meu caro, diga-me exemplos já que não os sei!

- Saneamento básico? (obras que já deveriam ter sido concluídas em tempo de Guterres)

- Estradas Municipais para Fornos, Alto do Fornos, Paradinha, entre outras freguesias (meu amigo os caminhos de cabras já não se usavam à 16 anos)

- Renovação dos jardins municipais? (não me faça rir que milhões de euros dão para reflorestar e enfeitar inúmeras Serras do Gerês, quanto mais jardins públicos de uma pequena vila)

- Reestruturação da Av. 25 Abril? ( ainda me riu mais! Mais de um ano em obras, e nas primeiras semanas de abertura o restaurante "Prato Dourado" estava inundado graças aos especialistas/ engenheiros/ e empresas, que a CM tão bem soube contratar

- Polidesportivos? (para além dos magníficos sítios para que foram projectados, estão em compulsiva degradação e que senão tivermos cuidado com uma ou outra bola mais alta, lá se vai o vidro da casa ao lado)

- Quer mais meu amigo? ( sem o querer desvalorizar, até porque me agrada e o louvo pelo seu magnifico curriculum, mas isto, nem parece de uma "mente brilhante")

Pois se o Dr.Luís Carlos Silva ainda não governou, já teve pelo menos quatro anos nas equipas do Dr. José Agostinho ( e bem acima). Não tenho nada contra o senhor pessoalmente, agora politicamente, está-me a falar de 30 anos de carreira de um senhor supostamente responsável pela administração das contas da CMMB, logo e sem rodeios, um dos principais responsáveis pelo buraco fundo em que batemos à muito.

Sr. Jaime Gouveia, já todos percebemos que a sua ficção demasiada avulta pelo PSD é de tal ordem, que chega ao ponto de saber o ponto desfalcado em que a coligação se encontra, e vem para um blog regional e de assuntos regionais fazer propaganda política à Dr. Ferreira Leite, sabendo tão bem como eu, a importância do reflexo que as próximas legislativas vão ter nas autárquicas.

Pois meu caro, esse tempo dos legos e dos dragon ball's já se foram há muito. Se me quer "atacar" pessoalmente faça-o como uma pessoa responsável e de acordo com a educação que os seus progenitores de certo lhe deram.

Não sei que idade tem e qual o seu curriculum em concreto, mas digo-lhe desde já que com 20 anos sou e continuarei a ser a pessoa que sempre fui e capaz de lhe responder à altura. E disso meu caro Jaime não duvide.

Um abraço para si e para todos.

Luís André Sá

manjerico disse...

Boa noite a todos os participantes do blog.
Bravo Sr Luis André.
Estou do seu lado,começo a ficar mais esclarecido,por isso é que este blog é óptimo,e quanto mais se "falar"aqui,mais esclarecidas ficam as pessoas.
Já tenho 60 anos e admiro esta juventude que começa a interessar-se por debater certas ideias, que no fundo servem para "abrir" as tais mentes brilhantes, (se é que elas de tão casmurras,se abrirão)????
O Sr. Jaime Gouveia parece que não conhecerá muito bem o que de mau há no concelho, e só vê "laranjas"que poderão servir para tratar das gripes no inverno.
Já vi que o Dr.Luis Carlos "é o seu Presidente".
Como No 2 da Câmara o que fez ele?
Lá que tinha responsabilidades de fazer alguma coisa de bom pelo Concelho, lá isso tinha.
Portanto já teve tempo tambem, de mostrar o que vale, nas coisas que lhe competiam,por isso caro Senhor,só prevejo continuidade da pasmaceira.
O que se fez com o "pretenso" mercado, que deveria ser de inovação na Vila?
Tem meia dúzia de lojitas, que vendem tudo muito caro, e de 15 em 15 dias, temos a feira.
Então é assim:
Sei que os pequenos agricultores do Concelho, não conseguem escoar o que produzem, e, ou deixam apodrecer o que têm,ou vendem por uma "bacatela"para os "aproveitadores" do suor dos outros, o ganharem todo.
Deixo aqui uma sugestão:
Porque é que a Câmara não promove a venda desses produtos (da época)nesse mercado, e cobrar um preço simbólico pelo espaço, para assim os compradores (como eu e muita gente)podermos comprar os produtos da nossa zona e ao mesmo tempo ajudar os agricultores,falando, por exemplo: de 15 em 15 dias, intercalando com os dias da feira?
Ó Sr Jaime Gouveia, diga lá isso ao "seu" presidente, e fará um brilharete.
As minhas saudações

manjerico disse...

Sr. André Sá,isto é mesmo para si.
Á pouco esqueci-me de lhe dizer que teria muito gosto ir ao Artenave,mas por razões familiares não posso estar,mas darei uma vista de olhos no vosso "PROGRAMA".
Saudações

manjerico disse...

Por favor:
Dêem uma vista de olhos tambem nos comentários do "Jornal Beirão" e "comentem".
E já agora vejam o que diz o cartaz do Dr Luis Carlos.
"Serviu" com o Dr José Agostinho o pelouro da Administração pública:
GESTÃO, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO AUTÁRQUICA.
Então este Senhor não tem responsabilidades no atrazo do Concelho?
Por favor,não sejamos ingénuos.
Mais uma vez as minhas saudações para todos

João PM Dias disse...

Boa Noite,

Alguém me sabe dizer se algum dos candidatos tem no seu programa ou tem em pensamento fazer, por exemplo:
- Circular externa à nossa vila (ligação alto do facho ao alto do pombo)?
- Reestruturação e imposição de regras urbanisticas claras e concretas (a começar pela medida minima para passeios de 2,0 a 2,5metros)?
- Parques Verdes para lazer, actividades de verão e desporto?
- Aposta clara na reabilitação, manutenção e divulgação dos pontos históricos do concelho?
- Fomento de aulas de música (uma vez que temos academia) gratuitas para todos os jovens do concelho?
- Fomento do associativismo e empreendedorismo com apoio financeiro e administrativo na sua criação e apenas apoio fisico no seu desenvolvimento?
- Centro de artes e espectaculos?
- Objectivos para os funcionários públicos?
- ...


Em relação ao teu comentário, Luis, os exemplos que apresentas são inegáveis, mas tal facto não significa que teriam sido diferentes caso estivesse outra cor no poder...
Temos de olhar para os dois lados, mas são obvias as tuas afirmações. E nós, praticamente, da mesma geração sabemos bem o que passámos enquanto miudos...
- Pasmaceira no verão
- Pasmaceira no outono
- Pasmaceira no inverno
- Pasmaceira...´
Para além da escola só tinhamos 2 soluções... ou CDR... ou Artenave...
e isto já na adolescência.



abraço,
joaomd

Unknown disse...

Realmente Sr. LAndréSá, quem o ouvir falar até pode ficar com uma impressão errada do que se passa em Moimenta, tem jeito para politico sim Sr., e até está do lado certo sendo assim...
Pena é que quando fala de tachos, por Ex. não fale dos que o PS anda a prometer na rua a todas as pessoas com quem fala, pois é, e não foram poucas lhe garanto.
Já agora pergunte aos seus amigos do PS porque andam a atrasar a inauguração da Unidade do SUB de Moimenta, desde o dia 01 de Julho?
Querem ter mérito na inauguração não é? mas a População é que sofre com isso, já podia estar aberto 24h por dia á muito tempo, sabe é que pode haver quem precise...
E já agora fale tb com o prof Alcides e pergunte-lhe pk resolveu agora empregar mais 17 tarefeiras na suas escolas.
Ista são apenas 2 exemplos que me lembrei agora, mais virão sempre que achar que do seu lado é tudo muito expectacular.
Haa, e continue a falar mal de pessoas que já deram muito pela terra e dê o crédito ás pessoas que nada fazem por ela a não ser deitar abaixo e votar contra. Tb lhe fica mto bem...

Jaime Gouveia disse...

O comentário que se segue divide-se em várias partes pois ultrapassa os caracteres pemitidos.

1.ª parte
Boa tarde. A minha primeira palavra é para todos os participantes deste blogue e para dizer que eu já tinha assumido para mim mesmo que a partir do momento em que alguém entrasse em considerações pessoais contra a minha pessoa eu deixaria de participar neste fórum! Esta é pois a minha última intervenção neste post político. Os senhores que me fazem oposição ficam com o fórum deste post político todo para dizerem o que pensam, para fazerem propaganda ao seu PS e para criticarem o currículo e a vida pessoal de quem quiserem.
Não é vitimização. É simplesmente não compactuar com essas campanhas indignas de ataques pessoais. Com misturas de coisas de pessoas, de política… isso, para mim, não é política! Nunca misturei as coisas, como fazem comigo. Abomino certas ideias políticas de Aquilino Ribeiro quando falou contra Leomil, mas sou um admirador nato da sua portentosa obra literária que me deixa a “salivar”. Não concordo com Miguel Sousa Tavares e sua filosofia política, mas tenho nele um grande escritor. Não concordo com a quase totalidade do pensamento político de Álvaro Cunhal, mas tenho nele um exemplo de luta, esforço, perseverança a seguir. E poderia dar muitos, muitos, muitos exemplos.
Afirmo: tenho e sempre terei grande respeito e consideração por todos os candidatos moimentenses envolvidos. TODOS! Conheço pessoalmente todos, e todos merecem o meu preito de homenagem por numa sociedade difícil como a de hoje e em que a política se encontra em descrédito, decidirem empenhar o seu esforço para tornar uma Moimenta (concelho) melhor.

Jaime Gouveia disse...

2.ª Parte
Agora, se me permitem, a resposta ao Sr. Sá e ao Sr. Manjerico!
Sr. Sá, deixe-me que lhe diga, em primeiro lugar, que vejo ter-lhe assentado a carapuça e, muito embora o que eu disse num tom de brincadeira tivesse um carácter generalista, ainda bem que o feriu pois permitiu que o senhor finalmente assumisse aqui um comentário político e dissesse algumas das coisas que lhe vão na alma.
Mas, antes de entrar em considerações, digo-lhe já que abomino tudo aquilo que disse ou vier a dizer a nível pessoal que roçe o indelicado e prepotente. O Sr. não me conhece pessoalmente e possivelmente não conhece outros que ataca e portanto não tem sequer conhecimento de causa para proferir certas afirmações como fez. Por conseguinte, reputando a educação a que alude, não vou responder-lhe nos mesmos moldes. Será sempre um prazer debater consigo e com outros, questões políticas. Contudo, creio que quer o senhor, como também eu, temos capacidade intelectual para debatê-las sem entrar em motejos e ofensas pessoais e virtuais pois, sublinho e repito, o senhor não me conhece pessoalmente.

Em relação à conta bancária do Dr. José Agostinho é evidente que lamento muito o que o senhor disse. É tão desagradável e baixo que não me merece qualquer resposta. Espero que um dia encontre o Sr. Presidente da Câmara e possa confrontá-lo com o que acaba de dizer. Mas deixe-me que lhe pergunte: quando se permanece na política é porque se é pobre e quando se sai por vontade própria já se é rico? Então os senhores são todos gente pobre à procura da riqueza? É por essa razão, Sr. Sá, que os senhores querem governar Moimenta? É isso que pretendem dizer ao eleitorado moimentense? Olhe não acredito. E sabe porquê Sr. Sá, porque eu não entro em considerações desse tipo. Nunca me viu nem irá ver da minha parte uma qualquer ofensa, comezinha, rude, grosseira, contra o candidato que apoia. O candidato que apoia Sr. Sá, merece o meu respeito, a minha consideração. Conheço-o pessoalmente e respeito-o muito. Não misture as coisas. Isso são golpes baixos e descredibilizam ainda mais a política.
Sabe que se há coisa que gostaria de ver nesta campanha era as questões pessoais postas de parte. Já ouvi dizer, e aliás li nos jornais, que a sua comitiva anda novamente a entrar em questões pessoais. Agora parecem fazer vincar que são “pessoas de família”. Sr. Luís Sá, toda a gente já percebeu onde os senhores querem chegar com essas indirectas da questão de “gente de família”. E olhe que não abonam nada a vosso favor.
Se o seu partido, se o seu Sócrates, se importasse muito com as questões da família não acabava com o destacamento de aproximação à residência dos professores por preferência conjugal; não iniciavam o processo de legalização do aborto nos moldes em que está onde o pai não pode decidir absolutamente nada e onde as mãe é tida como dona real e absoluta de um ser humano que dessa forma é tratado como um objecto; não tinham colocado como bandeira desta campanha a legalização dos casamentos homossexuais, entre outras… Não quero dizer que sou contra isso tudo, mas quando se fala de FAMÍLIA é preciso olhar para verso e anverso e saber o que se defende antes de atacar os outros.

Jaime Gouveia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Gouveia disse...

3.ª Parte
Sr. Manjerico! Engana-se quanto ao que diz ser o meu presidente. Aquele que diz ser meu presidente é neste momento meu vice-presidente! Sr. Manjerico, é também o seu vice-presidente, sabe! Se for meu presidente depois do dia 11 muito bem… se for outro muito, bem também! A escolha do povo moimentense para mim estará bem de qualquer forma, o que não invalida que eu tenha as minhas próprias ideias, as minhas próprias vontades, as minhas próprias escolhas. Eu não tenho essa infeliz característica de procurar participar activamente na sociedade apenas quando politicamente se encontram no poder estas ou aquelas pessoas! Eu farei sempre o que acho que devo independentemente de quem governe. Não sou certamente como algumas pessoas filiadas nalgumas organizações políticas, que quando há alguma actividade pública em que a Câmara Municipal esteja inserida não honram as pessoas com a sua presença. Ainda ontem estive num evento em que isso aconteceu. Quem quer o bem do concelho FAZ alguma coisa. Repito, FAZ!!! Não é só aparecer de 4 em 4 anos! E não me refiro ao candidato que vocês apoiam, pois esse e outros foram vereadores, logo fizeram alguma coisa, percebe? Votaram as medidas, apresentaram as suas propostas. Só não é responsável quem está de fora, percebe?


Sr. Luís André Sá. No que concerne aos exemplos que elenca, deixe-me dizer-lhe: reparou que o senhor falou de obras feitas? O seu problema é achar que ao serem realizadas ao longo de 16 anos demoraram muito tempo… o que para si, pelo que deixa crer, com o seu partido e as suas pessoas, já tinham sido feitas há muitos anos. Significa isso que Moimenta da Beira hoje estaria num patamar de desenvolvimento tal que neste momento o seu PS estaria a projectar um TGV para Moimenta da Beira? O seu amigo mangerico já poderia substituir as nacionais entre Paradinha e o mundo desenvolvido através do TGV! Por favor, seja realista. Fale do que não foi feito. É que o que foi feito, feito está! O eleitorado não renovou sempre a confiança depositada no Dr. José Agostinho? O que pretende Sr. Sá? Manchar a governação de alguém que sempre esteve apoiado pela maioria do povo? Desmentir a governação de um dos melhores presidentes que Moimenta da Beira alguma vez teve?
Outra coisa, Sr. Sá: ao dizer que as minhas ideias relativas à governação do Dr. José Agostinho são menos “brilhantes” está a passar um atestado de burrice também a todos os moimentenses que estiveram com ele ao longo destes 16 anos e com o Dr. Luís Carlos ao longo de 30. Tenha cuidado Sr. Sá, seja mais moderado, o senhor irá precisar também desses moimentenses de mentes “menos brilhantes como eu” para chegar à governação da Câmara! Nunca se esqueça!

Jaime Gouveia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Gouveia disse...

4.ª Parte
Olhe Sr. Sá, em relação ao gimnodesportivo de que fala, que foi concluído há cerca de dois anos atrás, o senhor devia ter vergonha de tocar sequer nesse assunto. E digo-lhe porquê. Em primeiro lugar é um dos esforços projectivos de todo o actual executivo e em especial do Dr. Luís Carlos, grande amante e projectista do desporto. É uma obra extraordinária para Moimenta, considerada pelos profissionais do desporto como um dos melhores pavilhões do nosso país. É um investimento avultadíssimo que estava protocolado com o ministério da educação do seu PS para financiamento ao mais alto nível. O que decidiu fazer o Ministério da Educação do seu PS? O que decidiu o seu PS? Esconder o rabo da seringa e diminuir drasticamente o que havia protocolado. E quem paga aquele magnífico equipamento desportivo agora? O seu PS? NÃO! A Câmara, Sr. Sá. Quando fala do buraco da Câmara, devia ter em atenção coisas deste género Sr. Luís André Sá. O certo é que o pavilhão aí esta e foi nele que decorreram já provas oficiais das selecções nacionais com transmissão televisiva de Moimenta da Beira para todo Portugal, PALOPS e resto do mundo.

Para que o senhor não diga que covardemente não respondi às suas perguntas vou-lhe dizer o seguinte. As obras de que fala, foram feitas, mas não foram as únicas. É que ao contrário de si, eu tenho uma visão muito mais lata, descomprometida e isenta pois não estou envolvido em lista absolutamente nenhuma e não faço parte de direcção política absolutamente nenhuma. Nenhuma! Verifique, caso desconfie.
Então é assim Sr. Luís André Sá: Os serviços camarários não foram equipados com recente tecnologia para uma melhor eficácia na gestão dos processos? Não foi renovada a frota automóvel? Não foram criados estaleiros e canil municipal? Não foram criados novos espaços: gabinete de desenho, fiscalização municipal, águas e saneamento, licenças, bar, da Câmara Municipal? Não foi criado o gabinete de apoio ao emigrante? Não foi criado o gabinete da AIRV? Não se procedeu à formação profissional dos funcionários da Câmara? Não foi criada uma comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco? E julgados de Paz, não? Foi ou não foi requalificado o Largo do Tabolado em Moimenta? Foi ou não requalificado o Largo do Outeiro em Leomil? Foi ou não requalificado o espaço de fronte ao café de Leomil junto à estrada nacional? Foi ou não requalificado o Centro Histórico da Vila da Rua e inclusive o espaço envolvente à Igreja?

Jaime Gouveia disse...

5.ª Parte
Foi ou não beneficiada a variante escolar e áreas adjacentes? Foi ou não beneficiada a estrada 1039 que liga Alvite a Espinheiro? Foi ou não beneficiada a estrada 514 que liga Moimenta a Nagosa? Foi ou não beneficiada a estrada municipal que liga a freguesia de Cabaços ao concelho de Tabuaço? Foi ou não beneficiado o caminho agrícola entre Cabaços e S. Torcato? Foi ou não beneficiado o caminho da Costa de Leomil? Foram ou não beneficiados caminhos agrícolas na Vila da Rua, nomeadamente o da Barroca? Foi ou não beneficiada a estrada municipal que liga Peva a Segões? Foi ou não convertido o caminho em estrada que liga Leomil e a Semitela? Foi ou não beneficiada a estrada municipal entre Leomil e Beira Valente? Foi ou não beneficiado o caminho municipal que liga Vila Cova a Tabosa? E o caminho rural entre Soutosa e Lamosa? Não foi feito nada no Jardim de Infância D. Carolina Guedes em Moimenta? Não foi feito nada no antigo Externato Infante D. Henrique de Moimenta? Não foi beneficiada a Escola Primaria e Jardim de Infância de Alvite? Não foi feito nada na Escola de Leomil? Não foi instalado o Jardim de Infância de Paçô? Não foi construído um Jardim de Infância em Edemeios, Arcozelos? E a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, tem noção do avultado investimento e de como estava o edifício antes? Auditório Municipal existia 16 anos antes? Cinema havia? Piscinas Municipais existiam? O estádio do Matão sempre foi igual? Estádio Adriano Ferreira de Leomil sempre foi igual? Foi ou não comprado o imóvel antiga Casa do Povo de Moimenta para instalação de museu ou arquivo? Espaço internet existia 16 anos antes? Pelas Festas S. João nunca foi feito nada, investido nada? Polivalentes, Leomil, Sarzedo, Castelo, Peravelha…. etc… existiam há 16 anos atrás? Férias desportivas e OTLs de Verão existiam há 16 anos atrás? Posto de Turismo como era há 16 anos atrás? Tem ou não a Câmara colaborado financeiramente e não só com parceiros sociais como Lares, Centros de Dia e apoio domiciliário, Centros Paroquiais…?

Jaime Gouveia disse...

6.ª Parte
Unidade Móvel de Saúde foi ou não adquirida e equipada pela Câmara Municipal que percorreu as aldeias levando cuidados de saúde a quem mais precisava de forma gratuita? Foram ou não construídas habitações sociais em várias partes do concelho com intervenção camarária? Arranjou-se ou não o jardim de Moimenta e foram ou não coladas fontes luminosas? E a rotunda do Écomarché não se fez nada? Como era o cemitério municipal há 16 anos atrás, não se fez nada? Não se fez nenhum arranjo urbanístico no largo da igreja do Vilar? E os arranjos urbanísticos da entrada de Paradinha? E a requalificação do largo de Espinheiro? E a requalificação das entradas de Sever e Arcas? E a beneficiação do largo do Mártir em Arcozelo da Torre? E os reforços de captação de águas em diversos sítios do concelho? E a remodelação das redes de águas com construção de saneamento e pavimentação em múltiplos sítios do concelho? E as ETAR de Leomil, Alvite, de penedo gordo e da Ribeira em Moimenta, Vilar, Carapito, Cabaços…. existiam há 16 anos atrás? E o parque de água de Aldeia de Nacomba existia há 16 anos atrás? O Ecocentro e Estação de Transferência de Moimenta da Beira existia há 16 anos atrás? A instalação de ecopontos quando aconteceu? Não foi feito um parque de merendas no Sr. Da Aflição em Soutosa? O centro de Interpretação ambiental de Peravelha existia há 16 anos atrás? O Mercado Municipal com espaço multiusos onde para quem não sabe funcionam várias lojas e uma ampla sala de exposições existia há 16 anos atrás? Ao abrigo da URBCOM não foi feito nada? O PARQUE INDUSTRIAL existia há 16 anos atrás? Parque de campismo e piscina da Barragem do Vilar existia há 16 anos atrás? Percursos pedestres e promoção turística não foi levada a cabo? Foi ou não recuperada a Estalagem da Barragem do Vilar? Foram ou não recuperados vários fornos comunitários e moinhos? Foi ou não recuperada a casa do bispado de Ariz? Foi ou não recuperado o santuário de Santo Antão em Peva? Foi ou não pavimentado o acesso ao cemitério de Nagosa? As associações do concelho, inúmeras, sinal de vitalidade, foram ou não devidamente financiadas?
Sr. Sá… se eu continuasse acredite que iria gastar muitas linhas, muitos caracteres. Não continuo. Digo-lhe apenas que acho uma falta de respeito o que o senhor diz do Dr. José Agostinho asseverando que sai do nada e ainda por cima com interesse na saída. Não sai do NADA! E seja para onde for que vá, desejo-lhe as maiores felicidades, pois foi um homem que esteve ao serviço de Moimenta 16 anos. Mesmo que não concordasse com ele em tudo, e não concordo, respeitá-lo-ia!
O concelho é hoje um Paraíso? Não! Está tudo bem? Não! Há muito mais para fazer? Há! Se não houvesse, os dois candidatos não se apresentariam e não elaborariam programas! Não leia apenas um Sr. Sá. Leia os dois! Eu, assim farei.
Cumprimentos e sem ressentimentos pois não sou desses Sr. Sá e Manjerico!

Gonçalo Coelho disse...

Bem sinceramente, eu sou completamente de acordo com tudo que o Jaime Gouveia disse.
Para já parabéns ao Jaime pelo seu estudo de todas estas coisas, que quer queiramos quer não são bem verdade.
Só hà uma coisa que eu me questiono, é relativamente à IC26 e que não vi o PS fazer, que é a tal pressão junto dos seus camaradas do poder para que a IC venha para Moimenta (porque será?, esperam chegar ao executivo para o fazerer? É que se é isso, bem nem quero comentar!)
Eque tal uma contestação junto do governo para que a IC26 venha para a nossa terra (tal como Canas de senhorim faz estão a ver?), será que todos os elementos do PS eram capazes de fazerem uma viagem até à capital, junto com os seus municipes e contestarem com toda a população? Ou pelo contrario também têm essas coisas das cunhas (que pelos vistos só o PSD tem), e não querem deitar os seus objectivos pessoais fora?
Gostartia de resposta!!!
É que isto de dizerem que só é que comem e outros não, não me agrada muito, uns são uns ajos e outros são o diabo!!!
Fica aqui a minha deixa, e já agora que tal esta mesma contestação junto do poder já que queremos tanto a IC26 vamos lutar por ela não?

Abraço a todos
E muitos parabéns ao Jaime, pois disse algumas verdades que também têm que ser sabidas!!

manjerico disse...

Boa noite a todos.
Parece que o Sr. Jaime "entrou" em desespero pela causa.
Não se enerve,isto é apenas uma troca de ideias,e que o objectivo é apenas UM: o de alertar para que os próximos governantes do Concelho,vejam o que está mal e não cometam os mesmos erros,pois o que nos interessa, é que "Moimenta", ou seja, o Concelho: CRESCA, como nós todos gostaríamos.
Muita coisa que o Sr.disse,está correcto, mas outras tantas poderíam ter sido feitas, e não foram.
E já agora só lhe vou fazer um "áparte".
Passo muitas vezes por Paradinha,para ir para a minha terra, e por isso passo,obrigatóriamente, na entrada, que o Sr refere que foi feito "arranjos urbanísticos" (está bonito, sim senhor, mas não acha que lhe falta lá alguma coisa?)
Mas sei que a Câmara não contribuiu para essa obra,sei de fonte limpa, que o presidente de Paradinha diz que foi a Junta,e que não teve colaboração de ninguem.
Como é que ficamos?
As outras obras que o Sr. Jaime fala, foram todas feitas, inteiramente pela Câmara?
Passe bem.
As minhas saudações

Unknown disse...

Senhor "Mente Brilhante" vc devia andar a copiar todas essas obras nos programas eleitorais, mas vc nunca visitou essas localidades para saber se as obras foram realizadas. ConheceLeomil e mal. Para lhe responder em relacção ao Pavilhão Municipal, sabia que o estado financiaçou com 962 mil euros?. E campo relvado? o último concelho do distrito a ter, e se fizerem, quando toda a gente sabe que é financiado quase a 100%. SUB? o que fez a autárquia? nada. A SUB vai ser uma realidade graças a este governo e com muito trabalho do José Eduardo. Queres mais? Já que és de Leomil, Lares?

Unknown disse...

Em relação aos lares, e são 4 os lares construídos neste concelho( Santa Casa, Alvite, Leomil e Sever.A Câmara nada fez para que eles fossem construídos. Todos eles financiados pelo Governo central mas sempre com uma grande ajuda do José Eduardo, mesmo não estando na Câmara.Para confirmares é só veres quem apoiam todas as direcções dessas instituições que referi.Queres mais?

Unknown disse...

Vejo que o S.João deve ser daqueles que já viu o panfleto que anda a circular do PS, ou provavelmente tem algo a ver com ele, em que espetam lá com obras do Municipio...
Tenham vergonha!
Obras feitas pela autarquia, algumas das quais realizadas com o voto contra do PS, e agora vêm mete-las em papeis vossos? Foi feito com dinheiro do PS foi? Ou do Estado? É que Estado, PS, e Fundos Comunitários não são bem a mesma coisa...
Mas lá está, esta é a maneira de fazer politica do PS Moimenta. Imaginem se estivessem no Poder...

João Marques Pereira disse...

É pá ó Gonçalo tá tudo ou que? como está Espanha ? Vê lá se ligas o MSN pra falarmos ...
Espero que esteja tudo em ordem,....AH é verdade só para nós que ninguém nos ouve ouvi dizer que o Jornal "Correiro Beirão" , vai ser reeditado, outra vez ...mas ñ digas a ningém.

Saúde

Unknown disse...

Na minha caixa do correio estava um panfleto do PSD com os compromissos dos nossos deputados por Viseu.Estive a ler com atenção e verifico que o ponto 9 é o mais importante para os Moimentenses.De facto, é necessário «desencravar o Norte do Distrito...» mas será que a «elaboração do projecto do IC 26,...» resolve alguma coisa? Será que vão apenas "elaborar" o projecto em 4 anos?
Mais do que "elaborações" o que nós precisamos mesmo é da CONSTRUÇÃO URGENTE do IC 26 Srs. Deputados!

"palavras... leva-as o vento!"

Unknown disse...

Sr. S. João. Olhe que o S. João já passou... Gostei muito das marchas... a Isabel Zacarias dançava lá que não era brincadeira... É mandatária a menina...deu o lugar à família Cardia... aquela do matadouro sabe? O senhor, deixe-me dizer-lhe anda pouco esclarecido quando a este nosso velho e podre PS de Moimenta. Dar a mão a todos aqueles contra quem lutámos anos antes... VERGONHA é o que eu tenho sabe? Vergonha de ir na rua e ouvir as pessoas a dizer que Zé Eduardo e família Cardia são todos uma cambada de oportunistas politicos. Não me revejo neste PS e tenho pena... Continuarei a ser do PS mas compactuar com tipos agarrados ao poder... e recuar 20 aninhos antes para ver os tipos do matadouro na lista do meu partido?
Fala dos lares Sr. S. João... os lares foi o Zé Eduardo que os trouxe? Você é também um cego! Não diga isso a ninguém... os tipos da direita vêm aí logo desenfreados a dizer que a Câmara comparticipa-os fortemente (ouvi dizer que ia dar 150 mil euros para o Lar dos Judeus) e quem se lixa? O argumento do Sr. João e o PS descridibiliza-se...
Diz-se para aí à boca cheia que o Alcides anda a prometer emprego a toda a gente.. qualquer dia ha mais funcionários do que alunos... Que PS é este? Acabemos com estes matulões da falcatrua... e elevemos o povo... o povo simples às listas do PS... Tipos como João Moura que é da sede do concelho... e tantos outros... tanta juventude... tanta gente filiada no PS... agora estes? Estes cheiram a mofo.

Unknown disse...

Esqueci-me de dizer uma coisa ao Luís André.
Conheço-te bem. Mas se queres um concelho de alguém da tua cor... andas mal encostado. Este PS verde clarinho... clarinho... clarinho nunca irá a lado nenhum. Só acertaram numa coisa: a sede de campanha está aceitável... mas com os problemas que já teve bem que se podia ter mudado para o matadouro! Não achas?
És muito novo rapaz. Vê lá se queres que te mande uns artigos do Correio Beirão de há duas décadas atrás para veres o que Zé Eduardo, José Agostinho e Alexandre Cardia diseram uns dos outros! E agora sois todos amiguinhos... ??? Virilidade homem! Convicção! PS é PS... o refugo do CDS é o refugo do CDS

Gonçalo Coelho disse...

Tão e a manifestção pela IC26?
PSD, CDS e PS juntos a manifestarem-se junto à A.R em Lisboa não?
Vamos lá, somos moimentenses ou não?
Não é pela nossa terra que lutamos todos?

Abraço!!!!

manjerico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luís André sá disse...

Caro Jaime.

1º Foi o Governo do PS liderado por José sócrates que acabou com a colocação de professores por um ano passando para três anos. Diz-lhe alguma coisa?

2º Duas palavras: Tolerância e Igualdade. Explico: aquilo que pertence à consciência e decisão individual, não deve ser objecto de condenação. Repare, a legislação sobre a Interrupção Voluntária Gravidez (IVG) foi aprovada por larga maioria. Não seja como a Dra. Ferreira Leite. que afirmou que o casamento serve exclusivamente para a procriação. Largue esse seu tique conservador bacoco. Tolerância e Igualdade. Lembra-se?

3º O Jaime afirmou "Já ouvi dizer, e aliás li nos jornais, que a sua comitiva anda novamente a entrar em questões pessoais. Agora parecem fazer vincar que são “pessoas de família”. Sr. Luís Sá, toda a gente já percebeu onde os senhores querem chegar com essas indirectas da questão de “gente de família”. E olhe que não abonam nada a vosso favor." Desafio-o a concretizar o seu raciocínio e a apresentar os factos que suportam a sua acusação. Olhe que a insinuação grosseira e gratuita não assenta bem...

4º O Jaime afirmou também: "ao dizer que as minhas ideias relativas à governação do Dr. José Agostinho são menos “brilhantes” está a passar um atestado de burrice também a todos os moimentenses que estiveram com ele ao longo destes 16 anos e com o Dr. Luís Carlos ao longo de 30." Afinal sempre sabe quem são os responsáveis pela gestão financeira da Câmara Municipal! Contas em ordem. Esta frase sugere-lhe alguma coisa?

5º Gimnodesportivo Municipal. Derrapagem financeira da obra? 600 000 €.
O Jaime mais uma vez afirmou: "Em primeiro lugar é um dos esforços projectivos de todo o actual executivo e em especial do Dr. Luís Carlos, grande amante e projectista do desporto." E, acrescento eu, também grande responsável pelo estudo prévio e orçamento da obra. Ou não?

Luís André sá disse...

continuação:

6º Quando uma Autarquia é co-financiada para a construção dum equipamento, é necessário construir um orçamento baseado em estudos técnicos (incluindo económico-financeiros). funciona assim: se a Autarquia diz ao Estado que a construção de determinado equipamento custa 100, se o Estado contribuir com 50, a Autarquia pagará os restantes 50, tal como fora protocolado com base no orçamento apresentado. No entanto, se o orçamento derrapar, o Estado paga os mesmos 50 porque foi o protocolado inicialmente. Quando há derrapagem financeira sabe quem paga? O Jaime sabe e até afirmou: "O que decidiu o seu PS? Esconder o rabo da seringa e diminuir drasticamente o que havia protocolado. E quem paga aquele magnífico equipamento desportivo agora? O seu PS? NÃO! A Câmara."

7º O Jaime afirma-se imparcial e independente, mas mais parece comissário político do Executivo Autárquico. É que elenca tantas e tantas obras que o actual Executivo concretizou que, por momentos, pensei que estava noutro local. Jaime: será que o ilustre já visitou todos esses locais e verificou a sua execução? Parece-me que não. E já agora, já visitou as obras da construção da variante da freguesia da Rua, que retirará o trânsito do centro da freguesia? E já conduziu o seu automóvel através da variante que nos liga a Viseu através de Vila Nova de Paiva, que havia ficado suspensa? E o IC26 que os malandros do Governo não nos deixavam ter? E a variante que retira o trânsito do centro de Moimenta da Beira? Já lá esteve?

O Jaime insistentemente afirmou: "O concelho é hoje um Paraíso? Não! Está tudo bem? Não! Há muito mais para fazer? Há!". Clarividente e oportuno.

8º Quanto ao blogguer José afirmou: "Pena é que quando fala de tachos, por Ex. não fale dos que o PS anda a prometer na rua a todas as pessoas com quem fala, pois é, e não foram poucas lhe garanto." Então concretize e dê algum exemplo de que isso aconteceu. Esas afirmações têm que ter fundamento. slogan do PSD: Política de Verdade. Diga lá qualquer coisinha Blogguer José.

Jaime não fique constrangido, e mantenha-se nesta mesa de comentários. Para que os moimentenses a que você diz que eu passo um atestado de burrice, fiquem esclarecidos ao que realmente se tem passado no panorâma camarário, e definitivamente se esclareça a situação real do concelho.

Um Abraço para si (e é obvio que as nossas discussões de ideias nunca me causaram ressentimentos)

Unknown disse...

Granda Luís Sá... pá! É assim mesmo. A defenderes assim o PS e a malhares na Câmara as pessoas por momentos até esquecem que o teu pai está com a CDU e que a tua irmã tentou entrar para a Câmara e não conseguiu. Lá volta a questão da família à baila... e dos tachos, e dos alcides, e das câmaras etc... PS renovado sim... e já! Eu voltarei à militância se isso acontecer. Até lá voto... nulinho.

Luís André sá disse...

dingFelizmente caro esquerdista tenho o maior orgulho por ter os meus ideais e as minhas filosofias bem definidas. Meu caro, garanto-lhe que tal como eu o meu pai é, e sempre será assim. Há anos que é convidado para integrar as listas de PSD's e PS's e nunca, NUNCA abandonou a sua militância no PCP e sempre lutou pelas suas convicções. Assim foi, que este ano estou a correr directamente "contra ele". Mas assim se constrói a personalidade vincada dos Homens que sabem bem aquilo que querem.

Quanto à minha irmã, meu caro infelizmente é um caso bem perto que tenho como exemplo da nojeira que este Câmara praticou, pratica e sempre praticará. 3 Concorrentes em Moimenta ao lugar para a BMAR: a minha irmã, uma filha de uma camarária e outra mulher de um tal tenente ou qualquer coisa do género, na GNR de Moimenta.
Lugar da minha irmã na entrevista: 3º!

Ano de 2004 (penso):

Concurso para a BMFC em Oliveira de Azeméis: 40 e muitos candidatos (de todos, de TODOS os pontos de Portugal), e essas senhoras não sei bem porque já com lugar assegurado na Câmara apresentaram candidatura também em O. Azeméis.
Lugar da minha irmã: PRIMEIRO (e com o maior orgulho), primeiro em 40 e muitos candidatos. Lugar dessas duas senhoras: Penúltimo e último.

Meu caro quer que continue ou este exemplo, já que me conhece tão bem a mim e à minha família, chegou-lhe a si e a todos os leitores deste blog para perceberem o quão decadente está a situação da nossa CM?

Valoriza-se o mau em prol do tachito prometido, descarta-se o bom e o que quer trabalhar porque é filha de um CDU. Não me façam rir mais por favor!

Quando quiserem discutir tachos no PS falem na pouca-vergonha que o PSD praticou todos estes anos.

Um abraço,

Luís André Sá

manjerico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
manjerico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex disse...

e só peixarada e acusações pessoais de quem esconde a cara numa capa.(ou num nick) assim também eu, ate me posso chamar fonte da pipa e dizer o que me apetece.ainda bem que não o preciso, nem eu nem muitos.
- ressabianço politico: o meu partido e melhor que o teu-olha venha de mal o pior, ganha que descobrir o cacique mais refundido e quem achar quem as mesmas personagens estão sempre lá, so muda o cenário e a posição no palco.
- O João Jorge lançou ai uma bomba como quem não quer a coisa eheh.
- Ao fim de tantos anos alguem do cds vai voltar ao poder

manjerico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Antonio Ribeiro disse...

LAndréSá,

Quem o conhece sabe a peça de legos que o senhor é. Deixe-se de ataques cobardes e indirectos ao presidente (e se for preciso ainda o cumprimenta na rua), deixe-se de queixinhas e sinta-se grato por a sua querida irmã ter trabalhado na biblioteca (extradordinariamente remodelada pela Câmara Municipal), e olhe, coligue-se mas é com o seu curso, pode ser que tenha mais queda do que para comentador politico.

Para quem não gosta de leitura, cinema, musica (actividades passiveis de ser realizadas gratuitamente na biblioteca municipal), desporto (actividades passiveis de realizar na piscina, ginasio, escolas), de facto, Moimenta é uma pasmaceira...antes ficar em casa a ler o jornal beirao.
Cumprimentos

Unknown disse...

Luis, antes de andares a falar de coisas que não sabes, devias informar-te sobre elas.
de certeza que a tua irma nao deve ter concorrido comigo nesse concurso. gostava de saber onde estavam as 40 pessoas??? eu só vi 6. nao fales do que ´não sabes, a tua irma de certeza que te contou a conversa com um menbro do júri do concurso no dia em que soube que não ficava em Moimenta,. nao sei bem quem tinha as cunhas.
Ultima coisa, atenção há falta de educação. Visto que tens muita, devias utilizar melhor as palavras

Alex disse...

o sr manjerico o meu comentário era endereçado a todos os que de forma anónima atacam cobardemente quem se expõe.Se lhe serviu a carapuça, pronto,não me estava a referir directamente a si. Estas picardias em blogs voçe vai encontra-las em qualquer concelho ou cidade, nem que seja porque o anonimato ou até mesmo o facto de se debater á distancia extrapola os utilizadores e dá-lhes confiança.
De resto este blog está repleto de paus mandados da câmara, como é óbvio, que não se cansam de enaltecer as poucas coisas positivas (obviamente que existem) que este executivo fez, e a oposição que está a fazer o seu jogo eleitoral.
Deixem-me que lhes diga, eu mal por mal voto José Eduardo.
Considero que não se devia ter re-candidatado, não tenho confiança alguma em alguns elementos da lista como prof alcides e arrivistas demais,e não tenho muitas dúvidas que alguns mecanismos caciqueiros se vão manter, muitos deles já foram aqui referidos, e bem. No entanto, considero o José Eduardo uma pessoa inteligente, possivelmente mais hábil na negociação de lobis por Moimenta (já que é assim que esta esterqueira politica funciona), e recuso-me a votar num executivo com tantas dividas e tão pouca obra, com tantos sinais de compadrio e que é tido nos observatórios de poder local como uma das câmaras mais disfuncionais, pior só mesmo Sernancelhe.
Se a Cdu apresenta-se um candidato credivel, talvez pensasse nisso também, mas assim realmente o leque de escolhas é paupérrimo. Vai ser assim uma cruz pequenina, quase ilegivel eheh
Abraços descomprometidos a quem aqui vem de igual modo.

P.S- Nao se deixem melindrar por ataques anónimos, eu quando escrevia para aqui artigos de opinião, até ameaças á minha familia recebi por e-mail, alem de ataques aqui no blog gratuitos e desprovidos de conteudo de moimentenses do arco-da-velha. Mas também vos digo, depois de ter sido ameçado por skinheads e ter a minha foto a prémio em foruns do pnr, até me ri delas! abraços