segunda-feira, 28 de setembro de 2009

«Crónica-Arqueologia» - As sepulturas escavadas na rocha



Trata-se de uma das oito sepulturas escavadas na rocha de Casal dos Moiros, em Soutosa (freguesia de Peva).
Este tipo de enterramento será dos tempos da Reconquista e Repovoamento do nosso território (enquadrando-se entre os séculos VI e XII) e corresponde a um ritual de inumação em que o defunto seria coberto por um Sudário (pano ou lençol em linho). A encerrar o túmulo, colocava-se uma tampa monolítica ou várias lajes de pequena dimensão dispostas horizontalmente que, em geral, são os primeiros elementos a perder a sua identidade, facto que se explica pela sua reutilização para outros fins, após a violação dos sepulcros.
No que respeita à sua morfologia, estas sepulturas podem assumir a forma não antropomórfica (as que não apresentam a feição do corpo e que podem ter configuração ovalada, rectangular ou trapezoidal) ou antropomórfica (as que manifestam a forma humana).
Contudo, existem também sepulturas inacabadas que não permitem uma classificação tipológica. Alguns investigadores sugerem, como principais causas dessa suspensão, a recuperação do doente, a localização errada em relação a outros túmulos na necrópole, a falta de espaço ou a orientação incorrecta do túmulo.
Com efeito, estes monumentos foram executados com a intenção de perpetuar o local de enterramento (isoladamente ou em grupo) por alguém que saberia trabalhar adequadamente a pedra. De igual modo, estarão associados a enterramentos de estratos sociais mais altos (propositadamente para um indivíduo ou, pelo menos, de utilização limitada) sobretudo pela morosidade e custo da sua execução.
A este respeito, os restos osteológicos humanos (esqueletos) e os objectos de uso pessoal do morto (menos frequentes) encontrados nos túmulos são extremamente importantes, pois permitem-nos conhecer o indivíduo, a causa da sua morte, a sua posição social, assim como as diversas formas de enterramento medieval na região.
Neste contexto, a freguesia de Peva revela-se uma das mais ricas do concelho de Moimenta da Beira que, para além da já referida necrópole de Casal dos Moiros, regista também um conjunto de quatro túmulos no sítio dos Covais (povoação de Soutosa) e uma sepultura na Portela (povoação de São Martinho).

Autor: José Carlos Santos
Publicado no Jornal Beirão de 07/08/2009

Sem comentários: