quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Resinorte gere sistema multimunicipal do Norte Central

O sistema multimunicipal do Norte Central já está oficialmente criado. Foi ontem publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 235/2009, de 15 de Setembro, que dá origem ao sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central. Este substitui os sistemas multimunicipais de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Baixo Tâmega, do Alto Tâmega e do vale do Douro Sul.

A Resinorte é a responsável pela exploração e gestão do sistema, até 31 de Dezembro de 2039. A concessionária resultou da fusão da Rebat - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega, Resat - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e Residouro - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

A criação do novo sistema, bem como a fusão das concessionárias actualmente existentes, irá proporcionar a obtenção de sinergias, com reflexo positivo nas tarifas, bem como na sustentabilidade económica e financeira do conjunto, de acordo com o diploma. Prevê-se que da integração dos sistemas do Douro e Tâmega venham a resultar ganhos para a globalidade dos municípios envolvidos da ordem dos 366 milhões de euros até ao final da concessão.

Capital social de 8 milhões

O capital social inicial, no montante de 8 milhões de euros, resulta da soma dos capitais sociais da Rebat, Resat e Residouro, que totalizam 6,5 milhões de euros. Acresce 1,5 milhões de euros decorrente da participação no capital social da Resinorte das Associações de Municípios do Vale do Ave e do Vale do Douro Norte, bem como da participação da EGF (Empresa Geral de Fomento).

O novo sistema integra como utilizadores originários os municípios de Alijó, Amarante, Armamar, Baião, Boticas, Fafe, Guimarães, Lamego, Marco de Canaveses, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Trofa, Valpaços, Vila Nova de Famalicão, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Vizela.

Fonte: Portal do Ambiente

Sem comentários: