domingo, 8 de novembro de 2009

«Debate» - Câmara Municipal - Quais são as prioridades?

Agora que o novo executivo tomou posse, o que acha que deve ser feito no imediato?

Agricultura / florestas; Acessibilidades; Turismo; Desporto; Cultura / Educação; Redução de desigualdades; Preservação do ambiente; Juventude; Urbanismo / ordenamento do território; Modernização administrativa; Comércio e indústria; Gestão económica e financeira.

Leia os compromissos pré-eleitorais e comente.

11 comentários:

Luís André sá disse...

Boa Tarde,

Parabéns pelo tópico amigos, é uma boa forma de se analisar estatisticamente as falhas que os munícipes mais sentem.

Desenvolvendo o tópico, acho que numa fase inicial é PRIORITÁRIA uma revisão a fundo das contas públicas. é necessário que o executivo que agora tomou posse, conheça o estado real desta CM e que saiba com aquilo que pode contar para desenvolver na prática os projectos a que se propôs ao concelho no seu programa eleitoral.

Depois e acreditem que não é "puxar a brasa à minha sardinha", mas acho que logo a seguir a esse estudo de contas é hora de todas as autarquias e seus executivos, se aperceberem do impacto que o pelouro da cultura irá ter neste desafogar da crise que todos vivemos. É no meu ponto de vista, imediata a criação de uma casa municipal da cultura, onde decorram através de uma agenda cultural cuidada e específica para o tipo de público que nos caracteriza, espectáculos e performances em geral. Inúmeros concelhos de zonas mais debilitadas a nível de localização geográfica (como é o caso de Moimenta (interior Beirão)) se aperceberam da evolução que uma sociedade e até mesmo um concelho, poderão ter num investimento calculado na área da cultura, um ponto fixo de rentabilidade e mais importante um investimento fixo para as novas educações das sociedades de género.

Depois é importante dar continuidade ao Pólo Desportivo que foi iniciado pelo antigo executivo. Esta é também uma obra urgente, no ponto de vista, que é prioritária a fixação das camadas jovens no concelho.

E por aí a fora...há imensa coisa e imensos problemas que decerto este executivo vai encarar...

Por isso, chegamos à conclusão que não é um pelouro em específico que este executivo se tem de centrar. Moimenta está desfalcada em relação a muitos concelhos de Portugal, e precisa que se invista em prol do seu futuro, um pouco em cada pilar.

Abraço a todos.

P.S. - acabaram-se as campanhas e as cores partidárias, regressem as participações activas a este blog, sejamos cívicos e não tiremos o mérito a este blog LIVRE, só porque ficamos feridos ou porque saímos vencedores destas eleições.

Luís André Sà

manjerico disse...

Olá boa noite.

Subscrevo inteiramente a mensagem aqui deixada pelo amigo André Sá.

Há muito que fazer no Concelho,portanto tudo é prioritário.

Espero que (para já)ninguem comece o "deita abaixo"para que este novo Executivo da Câmara possa elevar Moimenta,ao lugar que merece:

Uma terra onde toda a gente se sinta bem,com trabalho e bom ambiente,para não deixar "fugir" os nossos jovens,para lugares que nem sempre serão os melhores.

Saudações para todos.

Unknown disse...

Boa noite:
Não é apenas o parque desportivo que foi começado pelo anterior executivo. A Casa da Cultura de que o Luís fala já tinha sido projectada também. Ao que consta já compraram a antiga casa do povo e já há financiamento assegurado... Também se fala da compra de uma outra casa mais abaixo. Portanto será mais uma obra não nascida agora mas a continuar.
A barragem também deve ir para a frente com este executivo. Os amigos do governo reporão a injustiça antes criada com fins eleitorais.
Também está já projectado o novo troço da estrada que vem do satão até vila nova. Irá continuar até Soutosa. Vejamos quem irá aparecer como senhor desse projecto.
Continuar projectos deixados... será bom... não poderá haver é enganos quanto à autoria... à programação...
Moimenta não passará da pasmaceira que era a cidade apenas com projectos dos outros. Em que ficamos?

Unknown disse...

Além do mais estou curioso para ver como é que se vai reduzir o défice da autarquia e ao mesmo tempo fazer evoluir Moimenta. Deve ser como faz o Sócrates para reduzir o défice nacional: espeta-o em 8% com a continuação de projectos como TGV e aeroporto.
E em Moimenta como será? Só aguardando...

Bruno Santos disse...

Boa tarde...já vi que vai haver sempre que fuja aos temas e venha aqui desabafar e aliviar o stress diario falando mal deste e daquele... em relação ao que realmente interessa penso que, tal como já foi dito aqui e bem, esta nova equipa que agora ingressou na CM terá que intervir não só numa área mas em várias, uma vez que não há necessidades e falhas a colmatar num só campo.
Agrada-me a idei da casa da cultura, assim como me agradaria ver a estrada do Sátão ligada a Soutosa, da mesma maneira que me agradaria ver os nossos bombeiros com uma casa nova mas atenção, se tal não for feito por optarem por estabilizar financeiramente a Câmara Municipal numa primeira instancia não criticarei, uma vez que Roma não se fez num dia...Desejo felicidades nas vária áreas de intervenção e discernimento na hora de decidir para não vivermos anos a chorar sobre obras excusadas como o matadouro por exemplo. Numa área que me interessa de uma forma especial como o desporto, espero que, consigam dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo executivo anterior em geral, e com o Sr Dr Luis Carlos na frente desse trabalho, não falo de politicas aqui por isso não quero que me venham já insultar srs anónimos cobardes porque não tenho cor politica, estou só a constatar factos e, no meu ponto de vista foram trazidas para a nossa vila eventos de alguma importancia por parte da equipa liderada pelo Dr José Agostinho, falo por exemplo do jogo da selecção nacional de andebol, do All Star game...Deixo uma questão, qual é, no vosso ponto de vista a obra ou as obras urgentes na nossa vila? E umas que não sejam urgentes mas que nos ajudariam a desenvlver enquanto vila, trazendo mais pessoas a moimenta?
Cumprimentos

Hugo Santos disse...

Boa tarde,

Concordo em tudo o que falas Bruno.

Concordo quando dizes que um quartel novo para os Bombeiros Voluntários (tal como estava nos programas eleitorais) iria ser importante mas também concordo que não é um caso "extremo" e que se for pra estabilizar as finanças se pode "esperar" algum tempo.

Quanto às áreas a investir, (e sem querer falhar ou esquecer-me de coisas importantes) acho que se deveria continuar a apostar na área do desporto tal como foi feito até aqui (essencial para cativar jovens a fixarem-se no concelho), deveria-se apostar (ainda mais) no Turismo, na Cultura e nas ligações rodoviárias (refiro-me à ligação VN Paiva - Peva/Soutosa e ao IC 26 (se bem que é extremamente dificil este último).

Na própria vila, acho importante (e penso que é da opinião de várias pessoas) a criação de um circuito de manutenção, ciclovias e circuitos pedonais.

Ah, e em relação à área da Saúde, convém lembrar que tem de se investir no Centro de Saúde porque, ainda nem a SUB começou a funcionar mas já temos de pensar que aquilo não pode ficar pra sempre em "contentores".

Cumprimentos a todos

manjerico disse...

Boa noite Srs.

Prioridades,todos sabemos que há muitas,mas tambem sabemos que há umas mais que outras.

No caso da saúde,falta-nos muito, e essa é concerteza uma das MAIS,cada vez há mais idosos, e com poucos recursos,acho que essa, é que é uma das grandes.

As rodoviárias,é mais uma grande necessidade,por exemplo o que muita gente já aqui falou; terminar a estrada de V.N de Paiva-Moimenta.
E claro tambem falta muito na área desportiva para concentrar os jovens.
Estou de acordo que o Quartel dos bombeiros, não é propriamente uma necessidade premente.
Vamos ter fé que agora alguma coisa venha a ser feita.

Já agora só um pequeno à parte.
Obrigado ao Sr. amitaf,por tomar a minha defesa em relação ao que o Sr. António disse sobre o que se passou nas eleições de 2005 em Paradinha.

Mas não "havia necessidade"já vi que o Sr é conhecedor das trapalhadas que há por lá.

Saudações a todos.
J.A.

MF disse...

Boa tarde a todos!

Já há algum tempo que por aqui não escrevia nada! Tenho-me limitado a "adorar" o que por aqui se vai escrevendo e, na maioria dos casos, muito bem!

Esta minha intervenção nada tem a ver com o tópico!
Apenas quero deixar uma palavrinha para o sr. esquerdista:

HUMILDADE...já ouviu falar?
É que a sua escrita repugna-me pela sua falta de humildade e intelectualidade!

Abra os seus horizontes!

O 25 de abril aconteceu em Portugal a 25 de Abril de 1974...
e em Moimenta foi a 11 de Outubro de 2009!

A partir daqui Moimenta (por pouquissimo que o novo executivo camarario venha a fazer) vai evoluir mais do que nos ultimos 16 anos de estagnação governativa autarquica, onde só se governava em prol de alguns e não em prol do concelho!

Pois tou certo que desde o dia 11 de Outubro passado, passamos a ter um concelho de todos e para todos!

Tenho dito!
Saudações atodos!

Hugo Santos disse...

Boas

Não percebo como precisamente 1 mês e 1 dia depois da eleição de um novo executivo já se pense "(por pouquissimo que o novo executivo camarario venha a fazer)".

Quando um executivo é eleito pela população não é a pensar que vai fazer pouquíssimo mas sim que vai fazer muitíssimo (pelo menos quem votou nesse executivo)...digo eu.

Pensar assim um mês depois não é boa ideia. Todos esperam e querem que o actual executivo faça muito por Moimenta, ou pelo menos assim é que deveria ser.

Bom trabalho para o novo executivo.

Abraço

RMLR disse...

Boa Noite,
Estou de boca aberta com certas frases que aqui se escrevem!
“MF”, claro que o 25 de Abril foi no dia 25 de Abril, ou podia ser outro dia? :)
E já agora, onde estava você nesse dia de 1974? :)
Mas comprar o 25 de Abril de 74 com o dia das eleições, é de muito baixo nível e de pouca imaginação. Uma coisa nada teve a ver com a outra. Até porque nem tudo foi bom depois do 25 de Abril, percebe! Vejo pelos dias que correm na sociedade actual.
E fazer uma comparação com os “15” dias de poder do novo Presidente com “16” Anos passados, parece que agora veio o “Super Homem”. Sim, até pode ter muita capacidade para mudar muita coisa e fazer coisas diferentes, mas milagres meu caro, isso não acredito!


Cumprimentos para todos!

Bruno Santos disse...

Há pessoas tão limitadas intelectualmente que em vez de virem aqui deixar criticas construtivas ou opiniões como o Sr Luis sa e outros srs que que se referiram ao tema do tópico veem falar de 25 de abril e voltar ao mesmo a que nos habituaram, olhar para a sua cor partidaria disparando em todas as direcções, a campanha ja acabou, ajudem com opiniões ou a unica coisa que querem mudar são as escadas da junta ou o parque da escola para votarem novamente daqui a 4 anos? Só conhecem Moimenta para votar? De resto está tudo bem? Há aqui pessoas que vivem asfixiadas intelectualmente e que não desenvolvem...comentem o que vem nos tópicos...