domingo, 20 de dezembro de 2009

«Curiosidades» - Um bastião portista na capital

A história dos Dragões de Lisboa, a delegação do F. C. Porto na capital, está personalizada num homem: Álvaro Monteiro, 63 anos, empresário e comerciante de Alvite, Moimenta da Beira.

Chegou a Lisboa "com 13/14 anos" e sempre esteve ligado ao clube em Lisboa. A delegação foi inaugurada a 2 de Agosto de 1970, na altura na Avenida da Liberdade. Afonso Pinto Magalhães, presidente do F. C. Porto, na altura, inaugurou o espaço, já acompanhado por Pinto da Costa, director do clube, naquele ano. Hoje, a sede está na Avenida da República, perto da praça do Saldanha, no coração da cidade.

O crescimento dos Dragões de Lisboa é paralelo ao desenvolvimento do F. C. Porto nas últimas décadas. "Hoje, os Dragões de Lisboa têm cerca de 2300 sócios. Gostávamos de atingir, dentro de dois anos, a fasquia dos 5000", afirmou, ao JN, Álvaro Monteiro.

Pinto da Costa é presidente honorário e o associado vitalício número 154. O presidente dos Dragões de Lisboa tem o número 23 no cartão de sócio. Diz que por onde passa transporta o clube. Até na família: "Tenho quatro filhos, todos dragões, duas netas do F. C. Porto e até a minha mulher mudou do Benfica para o F. C. Porto."

Álvaro Monteiro recorda uma altura que quase não existiam adeptos portistas em Lisboa, mas refere que, hoje em dia, "é mais difícil ser adepto do clube em Lisboa do que naquela altura.

"É natural que as conquistas do clube tragam algum azedume aos nossos adversários. Mas os nossos aversários são os primeiros a reconhecer que o F. C. Porto é um clube diferente e que os nossos atletas se esfarrapam para ganhar", explica o empresário.

Álvaro Monteiro admite a existência de alguns problemas, ao longo dos anos, entre adeptos de outros clube de Lisboa (sem os querer identificar) e a delegação. "Já temos alguma experiência e optamos por não valorizar. No ano passado, estávamos a fechar as portas quando apareceu um grupo de 15 rapazes. Diziam que queriam festejar a vitória do F. C. Porto connosco. Tinham paus com perto de 60 centímetros e ainda existiram algumas escaramuças".

As paredes do espaço estão pintadas a azul e branco. Não faltam recordações de várias conquistas do emblema portista. Como as fotografias da equipa vencedora da Taça dos Campeões, em 1987, e de José Mourinho, que conquistou a Liga dos Campeões, em 2004.

"Isto enche sempre que há jogos internacionais, em canal fechado. Chegamos a ter aqui 300 pessoas e os empregados do bar nem têm espaço para trabalhar", refere Álvaro Monteiro.

Ser associado da delegação custa 25 euros, já com jóia e seis meses de quotas. Cada quota custa dois euros e meio por mês.

Em quase 40 anos de vida dos Dragões de Lisboa, Álvaro Monteiro já viu dezenas de jogos do F. C. Porto na zona. Elege os 0-5 na Luz, contra o Benfica, para a Supertaça (1995/96) como uma das principais recordações.

Além da filial lisboeta, fundou um museu pessoal sobre o F. C. Porto em Alvite, terra natal. Pinto da Costa inaugurou-o. Álvaro Monteiro tem enorme admiração pelo presidente portista e quer vê-lo mais três anos na liderança.

"Quando o F. C. Porto venceu a Taça dos Campeões, em 1987, alguns amigos disseram a Pinto da Costa para sair em glória e não continuar. Decidiu ficar e reparem no que aconteceu desse esse ano. Fiquei muito satisfeito com o anúncio do nosso presidente", concluiu o empresário.
Fonte:JN

Sem comentários: