sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

«Notícia» - Nova variante à EN229 deverá ficar concluída em 2012

O estudo prévio da variante à Estrada Nacional (EN) 229 entre Viseu e Sátão vai ficar concluído no primeiro trimestre de 2010. A informação foi dada a conhecer já esta semana pela Estradas de Portugal (EP).
Segundo a EP, a nova estrada deverá dar "entrada em serviço" em 2012. De acordo com as previsões do Estudo de Tráfego da Variante, esta via terá um tráfego médio diário de cerca de 4.100 veículos.
A EN229 é uma das mais sinistras da região, razão que tem levado os autarcas de Viseu e de Sátão a pedir uma solução urgente. Já em 2007 tinha sido anunciada que a via iria ser duplicada, decisão que entretanto foi anulada, com o Governo a anunciar que em vez da sua duplicação iria ser feita uma requalificação. "Em troca", o Governo comprometia-se a avançar com um estudo prévio para a construção de uma variante que, segundo o presidente da Câmara de Sátão, "seria a solução ideal".
Os trabalhos de requalificação da EN229 iniciaram-se este ano, um investimento orçado em 4,7 milhões de euros e que estão actualmente a decorrer.
A intervenção, ao longo de 15 quilómetros, inclui a rectificação do traçado do Fojo, a construção de cinco rotundas e o reforço do pavimento.
Já a nova variante (com ligação à A25), e conforme anunciado há oito meses em Sátão pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, terá um investimento estimado de 15 milhões de euros, com quatro faixas de rodagem. Depois do Estudo Prévio, o projecto terá ainda que ser sujeito a Estudo de Impacto Ambiental.
Manuel Trindade, da Estradas de Portugal, lembrou que a intervenção na EN 229 vai ainda beneficiar o acesso à capital de distrito de concelhos vizinhos como Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono.
A EN 229 é percorrida diariamente, em média, por 10 mil viaturas. Trata-se de uma das vias com mais sinistros graves no último ano. (Fonte:DiáriodeViseu)

Sem comentários: