sábado, 28 de fevereiro de 2009

«Desporto» - Divisão de Honra

Anima-se a luta pela subida

Há cinco equipas candidatas à III Divisão Nacional. Umas mais assumidas que outras, mas os números não enganam: Mangualde, Santacombadense, Sampedrense, Moimenta da Beira e Oliveira de Frades, estão na corrida.

A 10 jogos do final do campeonato, apenas seis pontos separam os dois primeiros do quinto classificado e as últimas jornadas têm demonstrado que tudo pode mudar com relativa facilidade, tal o equilíbrio que existe. Excepção ao Pesqueira, visivelmente mais débil, em qualquer campo os ditos mais fortes podem deixar pontos. Até mesmo na Pesqueira, onde o Santacombadense venceu pela margem mínima.

Mangualde e Santacombadense, até porque comandam, são os mais sérios candidatos. Sampedrense e Moimenta da Beira estão na perseguição e também o Oliveira de Frades tem uma palavra a dizer.

No fundo, o Pesqueira parece irremediavelmente atrasado, mas há mais equipas aflitas.(Fonte:JornaldoCentro)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

«Vídeo» - Nova ambulância para os BV de Moimenta da Beira



Para ver o vídeo clique aqui! (Noticia do "Primeiro Jornal" da SIC no dia 27 de Fevereiro)

«Crónica-Arqueologia» - Arrochela

A Arrochela (ou Rochela) é uma estação arqueológica romana que se estende desde o limite Sudeste da povoação do Arcozelo da Torre (freguesia dos Arcozelos) até às povoações de Granja dos Oleiros e de Vide (freguesia de Rua).
A população local é unânime em considerar que esta área (de solos muito férteis e ricos em água) foi ocupada em tempos imemoriais por outros povos, devido aos vestígios que facilmente encontram durante os trabalhos agrícolas e que, na maioria das vezes, ignoram abandonando-os por não saberem o que significam.
Na verdade, têm sido detectados à superfície inúmeros fragmentos cerâmicos, incluindo olaria doméstica e de cobertura (tegula e imbrex), pesos de tear, mós, escória, etc.
Desse espólio arqueológico regista-se inclusive uma moeda de prata – antoniniano (antoninianus em latim), inserida cronologicamente no século III d. C.
No anverso, exibe a efígie coroada da Imperatriz Salonina e a legenda: SALONINA AVG.
No reverso, Ceres (deusa romana da fecundidade da Terra e dos cereais) dá a mão direita a uma criança, na mão esquerda segura a Cornucópia (símbolo de abundância) e a suposta legenda FECVNDITAS AVG.
AVG desdobra-se da seguinte forma: AVG(usta).
A moeda (em posse de particulares) mede 22 mm de diâmetro.
Salonina, Públia Licínia Júlia Cornélia, esposa do Imperador Galiano, teve quatro filhos: Valeriano II, Salonino, Julio Galieno e Galiena. Morreu juntamente com o marido em Milão (268).
O antoniniano foi criado durante o reinado de Caracala em 215 d. C. para suprir o desvalorizado denário e foi extinto pelo Imperador Constantino I (séc. IV). Foi cunhada inicialmente em prata, mas a sua progressiva desvalorização fez com que passasse a ser posteriormente em bronze. Esta moeda é também conhecida pelos numismatas de "radiante" devido à coroa da efígie.
Considerada, actualmente, a estação mais rica em vestígios romanos do concelho, a Arrochela necessita de um projecto de recuperação e valorização pois o seu espólio tem vindo a ser destruído ao longo dos tempos.

Autor: José Carlos Santos

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Slide Show - All Star Moimenta da Beira


Autor: Colaborador Rui Miguel Loureiro

«Norte» Investimento de 118,5 ME para recuperação de pequenos e médios centros urbanos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou o investimento de 118,5 milhões de euros na recuperação de vilas e cidades do Norte de Portugal, numa iniciativa de reabilitação inédita no país, que abrange 44 concelhos.

“Esta é a operação de reabilitação urbana mais vasta e mais ambiciosa que jamais se fez em Portugal ao nível dos centros urbanos de pequena e média dimensão”, anunciou hoje Carlos Lage, presidente da CCDR-N, em conferência de imprensa.

Este “mini-programa Polis” abrange 49 projectos e mais de metade dos concelhos da região (44), contando com o apoio de 83 milhões de euros (70 por cento) de fundos estruturais disponíveis no Programa Operacional Regional do Norte.

O investimento diz respeito à recuperação de centros históricos, frentes ribeirinhas e parques urbanos de pequenos e médios centros urbanos no Norte de Portugal (com menos de 8 mil eleitores).

“O nosso conceito de cidade não se limita a contabilizar cabeças. Quisemos proporcionar a todos os aglomerados urbanos a possibilidade de aceder ao Programa Operacional Regional. Este é o traço original da política de cidade definida para o Norte”, notou Carlos Lage.

Considerando que o programa é uma “vitamina para a reabilitação da economia local e regional”, Carlos Lage pediu “pressa” aos municípios para avançarem com os projectos.

“Sei que as Câmaras Municipais têm múltiplas solicitações e algumas têm margem de manobra financeira reduzida, mas para a aplicação de fundos comunitários podem recorrer a empréstimos bancários”, alertou o presidente da CCDR-N.

O responsável frisou que este programa “vai ajudar a melhorar a imagem do Norte&r dquo; e que se pretende mais do que uma mera operação de estética.

“Hoje é difícil separar a estética das outras dimensões sociais. Sabemos que quando melhoramos a imagem de uma rua a vivência das pessoas também se modifica”, esclareceu Carlos Lage, alertando para a componente ambiental de alguns projectos.

A longo prazo, a intenção deste investimento é permitir a fixação de população, em locais “onde a perda demográfica é muito considerável”, acrescentou.

“Não queremos só melhorar as coisas no presente. Queremos permitir a possibilidade de, eventualmente no futuro, com melhores condições financeiras, permitir a fixação de pessoas”, acrescentou o presidente da CCDR-N.

Também Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e do Conselho Regional do Norte, que esteve presente na conferência de imprensa em representação dos presidentes de câmara do Norte do país, considerou que o projecto vai “melhorar a atractividade” dos pequenos centros urbanos, contribuindo para “fixar população”.

Para além de Arcos de Valdevez, este programa vai abranger os concelhos de Alfândega da Fé, Alijó, Armamar, Arouca, Baião, Boticas, Cabeceiras de Basto, Caminha, Celorico de Basto, Felgueiras, Freixo de Espada à Cinta, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Melgaço, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mogadouro, Moimenta da Beira, Monção, Mondim de Basto, Murça, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Resende, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço, Tarouca, Terras de Bouro, Torre de Moncorvo, Valença, Valpaços, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vimioso e Vinhais. (Fonte:CorreiodoMinho)

«Últimas»

Empresário de Viseu na corrida à presidência da ANAREC

José Conceição Pinto Reis, empresário da área da distribuição de gás de Moimenta da Beira, Viseu, junta-se à lista de Virgílio Constantino na corrida à presidência da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).
O empresário concorre na qualidade de segundo vice-presidente, assegurando assim a representação da região naquela associação.
Sob o lema "ANAREC: recuperar a credibilidade, servir os associados", Virgílio Constantino tem como objectivos principais recuperar a credibilidade da ANAREC junto da opinião pública, muito posta em causa no decorrer do actual mandato, e aproximar os associados dos órgãos directivos. O preço dos combustíveis e derivados, a necessidade de travar a crescente taxa de desemprego no sector e de apoiar os revendedores dos postos de combustível fronteiriços são outros assuntos a merecer destaque para o próximo triénio.
O candidato conta com o apoio de empresários da área dos combustíveis, do Norte ao Sul do país. A campanha eleitoral para a presidência da ANAREC decorre até 14 de Março, data em que serão realizadas as eleições.
A candidatura de Virgílio Constantino é a primeira a ser apresentada publicamente. (Fonte:DiáriodeVISEU)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

«Prémio Super Bock Super Blog 2007/2008» - Chegou!!

Até que enfim!!!
Passados quase três meses após o anuncio dos vencedores do SPSB 2007/2008, eis que surge, "caído do céu", na caixa do correio o prémio pelo qual tanto esperámos.

Posto isto, e apesar de inumeras conversas com os colaboradores e algumas pessoas, a administração, mesmo tendo uma ideia, ainda não chegou a uma conclusão concreta.

Assim sendo, e como não existe ainda nenhuma decisão, queremos lançar aqui o repto para que os leitores deste blogue se registem (aqui) e deixem a sua opinião!

«Na sua opinião qual é a instituição indicada para receber o prémio?»

O que pensa?
Justifique.
Comente..." A sua simples opinião pode ajudar uma instituição! " (06/02/2009)

«Vídeo» Programa da SICNotícias "EcoEUROPA" visita Moinhos da Tia Antoninha

Para ver o vídeo clique neste link.

Agradecimento ao Colaborador Alexandre Monteiro.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

«Rescaldo» - All Star - 20ª Edição

Clique para ampliar. (Fonte: ABola)

«Últimas» - SportTv em Moimenta da Beira

«Últimas» All-Star encanta Moimenta da Beira

All-Star encanta Moimenta da Beira
ESTRELAS MASCULINAS E FEMININAS NA 20.ª EDIÇÃO

A cidade de Moimenta da Beira recebe, hoje, a festa do basquetebol sénior nacional, cujo ponto mais alto é a realização dos Jogos All-Star masculino e feminino, nos quais participam algumas das principais estrelas das equipas que militam na LPB e Proliga e na Liga feminina.

No All-Star masculino, mais uma vez vão estar frente a frente as seleções do Norte e Sul, lideradas respetivamente pelo treinador do Vagos, Costa Dias – Mário Leite, responsável da equipa do Norte mais bem classificada (Ovarense) declinou o convite – e por Henrique Vieira, técnico do Benfica, formação que lidera a LPB.

Este evento constitui uma festa da modalidade e uma oportunidade para observar-se, no mesmo local, os melhores jogadores que evoluem nos principais campeonatos portugueses. Contudo, numa escolha da responsabilidade dos treinadores, nota-se a ausência de jogadores que são referências em Portugal, nomeadamente Nuno Marçal e Kevin Martin, do FC Porto, e que foram inicialmente selecionados, acabando excluídos por intervenção dos responsáveis do seu clube, em protesto com a FPB devido aos incidentes na final-oito da Taça de Portugal.

Mesmo assim, o espetáculo está garantido, face à qualidade técnica dos jogadores selecionados, com o Benfica e Vagos a cederem o maior número de atletas (3). (Fonte:Record)

«C.D.R.» - Aposta de Resultados

Na tabela ao lado surge a classificação geral.

Os resultados desta jornada foram:
Séniores:
CDR [4-0] Resende
Juniores A:
CDR [2-1] Arrifanense
Próxima ronda de apostas:

Séniores: 01 Março 2009
Paivense vs CDR
Juniores A:
Acabou a fase do campeonato e, por sua vez, a fase de apostas.

Convém lembrar que a ronda de apostas fecha às 13 horas de Domingo, visto que, já não se contabilizam mais apostas dos juniores!
Boas Apostas.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"Actualidade" - SIMPLEX

Presidência do Conselho de Ministros

Gabinete do Ministro da Presidência

Municípios da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho aderem ao Simplex Autárquico

Secretária de Estado da Modernização Administrativa preside à cerimónia

O Simplex Autárquico chega quarta-feira aos Municípios da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), com o objectivo de facilitar a vida aos cidadãos, diminuir os custos de contexto que sobrecarregam as actividades económicas e modernizar a administração local, introduzindo a profundidade no processo de simplificação administrativa na Administração Pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

O Simplex Autárquico constitui uma boa oportunidade para fortalecer e conferir sentido estratégico às acções de simplificação e de modernização administrativa desenvolvidas pelas autarquias, sendo um compromisso de adesão voluntária dos Municípios nele participantes. O Simplex Autárquico veio introduzir profundidade no processo de simplificação administrativa na Administração Pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

Trata-se de um programa que está aberto a todas as autarquias que pretendam associar-se a este esforço conjunto de simplificação, regendo-se pelos mesmos princípios que nortearam o programa da administração central: consulta pública, transparência e prestação de contas.

As medidas estão agregadas em três módulos: medidas intersectoriais, que dependem de colaboração entre a administração central e local; medidas intermunicipais, que dependem da articulação entre os municípios participantes; medidas municipais, que dependem do exclusivo compromisso de cada autarquia.

Até ao momento já se associaram ao Simplex Autárquico 33 Municípios: Águeda, Cascais, Guimarães, Lisboa, Pombal, Portalegre, Porto, Redondo, Seixal, Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Cinfães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, Oliveira de Azeméis e Tavira.

Durante a cerimónia, a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e os Presidentes de Câmara dos Municípios que participam no projecto assinarão o protocolo de adesão ao Simplex Autárquico da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.


Fonte: Portal do Governo

Praça Pública - Semanal

Direito, liberdade e democracia «Sofia Galvão»

As suspeitas são graves e a investigação séria. No plano jurídico, reclamariam isenção, objectividade, rigor e tranquilidade. No plano político, sindicância atenta e maturidade cívica.

E, no entanto, a perturbação é absoluta e transversal. Desacredita-se a justiça, apodada de volúvel face a poderes ocultos. Os alegados factos convertem-se em atoardas de campanhas negras. O segredo de justiça estiola na rua. Surgem dúvidas sobre um eventual envolvimento dos serviços de informações e, em pleno contexto institucional, tal serve de pretexto a pretensas brincadeiras do próprio procurador-geral. No reverso disto, a comunicação social vai revelando diariamente novos dados da história. E as principais figuras do caso desdobram-se em intervenções mediáticas. O ambiente é esquizofrénico. Real e aparente confundem-se, num jogo de sombras de difícil decifração. Onde tudo acabará, ninguém sabe. Sabe-se apenas que o pior seria que não acabasse em lado nenhum.

Paralelamente, com outros pretextos, alguém fala em medo. Medo de falar, de tomar posição, de divergir, de levantar a voz. Numa denúncia que se repete e que paira sobre o espaço público. Há medo no ar. Trinta e cinco anos depois, há medo de incomodar, medo de ousar, medo de enfrentar.

Ora, Portugal tem fragilidades culturais que marcam, ancestralmente, a sua relação com o colectivo. Uma delas é uma imensa incultura jurídica. Outra é a sua difícil relação com a liberdade e a democracia. E daí a enorme gravidade do tempo que vivemos.

Ao contrário do que a esmagadora maioria das pessoas é levada a crer, a partir do desfile de desabafos que a comunicação social vai acriticamente veiculando, o Direito é um pilar absolutamente decisivo da nossa ordem social e política. Os direitos individuais e a cidadania são - sempre - o resultado daquilo que o Direito for e puder ser. Como serão sempre, também, o que as instâncias aplicadoras do Direito permitirem concretizar.

O Direito exprime uma partilha colectiva essencial de valores e de princípios. Num Estado de Direito, antes de mais, sobre a eliminação do arbítrio no exercício dos poderes públicos e a garantia dos direitos individuais perante aqueles poderes.

Neste radical assenta a nossa ideia de liberdade e de democracia. Não se trata, apenas, de conceber um indivíduo autónomo perante o poder, mas trata-se de conceber um indivíduo livre através da participação autónoma na vida colectiva. Um indivíduo capaz de uma intervenção plena e empenhada. Sem peias, sem constrangimentos, sem medo.

Justiça e política são, pois, o esteio de uma certa maneira de viver. E quem, como nós, tem ainda fresca a memória do tempo autoritário, deveria levá-las muito a sério. (Fonte:Expresso)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Baile de Carnaval

Hoje, a seguir ao Sporting - Benfica, não perca o Baile de Carnaval organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Moimenta da Beira no Pavilhão Gimnodesportivo (Pavilhão Velho de Moimenta da Beira).





O blogue MNN deseja à ACRMB uma boa organização e uma "casa" cheia.

«Crónica-História» - "História da nossa terra!"

Leomil… por António Alves Martins

Sobrinho do célebre bispo de Viseu, do mesmo nome, António Alves Martins nasceu em Viseu, no ano de 1894, cidade onde viria a morrer, em 1929, vítima de tuberculose. Distinguiu-se quer como poeta quer enquanto prosador. Ligado por laços familiares à família Ferreira Sèves, que teve uma implantação mais expressiva na vila de Leomil, é uma figura que convém rememorar neste concelho. Legou-nos cinco livros líricos de apurado interesse: Anunciação (1921), Mulher de Bênção (1923), Fogueira Eterna (1926), S. Francisco de Assis (1927) e o póstumo A Lança de S. Miguel (1965).
Do seu portentoso labor literário deixo aqui um extracto poético de um conjunto de estrofes que dirigiu à terra com a qual mantinha laços afectivos. As mesmas foram-me sugeridas por um amigo conterrâneo que, de Lisboa, persiste ao longo dos anos em compilar apaixonadamente tudo o que a Moimenta da Beira diz respeito. Trata-se do jornalista e crítico de arte Rodrigues Vaz que, na última Revista Contr’o Vento, fez publicar na íntegra este trecho poético.



Autor: Jaime Ricardo Gouveia

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

«Desporto» - Divisão de Honra

Cabazada das antigas

Há muito que não se via tamanha goleada na Divisão de Honra, principal campeonato da Associação de Futebol de Viseu. O Mangualde venceu o Pesqueira por 12 a 1, tornando-se a equipa mais realizadora da prova após a 19ª jornada.

Uma ronda que não trouxe alterações de maior no topo da classificação, onde apenas o Sampedrense se atrasou, depois da derrota sofrida am Alvite, campo emprestado do Tarouquense, devido aos estragos provocados pelo mau tempo no Municipal de Tarouca.

Aproveitou o Moimenta da Beira para subir ao terceiro lugar, em igualdade pontual com o Oliveira de Frades, enquanto o Santacombadense continua a ser o principal opositor aos mangualdenses.

A jornada 20 tem jogo grande em São Pedro do Sul com a equipa da casa a receber o líder. (Fonte:JornaldoCentro)

«Região» - Dívidas

Câmara terá de renegociar dívidas com fornecedores e empreiteiros

A Câmara de Mangualde recebeu apenas 4,190 milhões de euros dos sete milhões pedidos ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas (PRED) do Estado, o que, segundo o seu presidente, obrigará a renegociar dívidas com fornecedores e empreiteiros.
O presidente da autarquia, Soares Marques, disse que o pedido de sete milhões de euros correspondia a cerca de metade da dívida do município.
Segundo Soares Marques, a câmara tinha "capacidade financeira para assumir o compromisso de sete milhões de euros".
"Acabaram por dar quatro milhões, é melhor do que nada. Vou utilizá-los com muito critério, começando por pagar, por ordem de antiguidade, a fornecedores, empreiteiros e algumas colectividade do concelho, a que devemos dinheiro", explicou.
O autarca admitiu que, "a pequenas empresas locais, a câmara tem dívidas com 3/4 anos e a empresas de dimensão nacional, com dois anos".
"Teremos de renegociar a dívida com os fornecedores e os empreiteiros", acrescentou.
Dos 4,190 milhões de euros, a autarquia terá de pagar 2,514 milhões à instituição de crédito, que é a Caixa Geral de Depósitos e 1,676 milhões ao Estado.
"A grande vantagem deste empréstimo é que não conta para os limites de endividamento", frisou Soares Marques.
Segundo a Direcção-Geral do Tesouro, sessenta e nove autarquias viram aceitas as candidaturas ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PRED), num montante global de 415 milhões de euros.
No Distrito de Viseu, foram nove as autarquias contempladas, sendo a de Lamego a que receberá o montante mais elevado, 6,498 milhões de euros, correspondente à totalidade do pedido.
No caso de Moimenta da Beira, que receberá o segundo montante mais elevado no distrito, 4,778 milhões de euros, a autarquia apenas receberá menos 50 mil euros do que pediu.
"Deve ter sido algum acerto que fizeram, que não é significativo", afirmou o presidente da autarquia, José Agostinho Correia, justificando que a verba será usada para "regularizar a dívida e também para ajudar a atenuar os efeitos da crise".
Também a Câmara de S. Pedro do Sul recebeu os dois milhões de euros que pediu, segundo o seu presidente, António Carlos Figueiredo.
No Distrito de Viseu irão, também, receber verbas as autarquias de Tondela (1,126 mulhões de euros), Resende (1,067 ME), Castro Daire (931 mil euros), Tarouca (700 mil euros) e Nelas (540 mil euros). (Fonte:DiáriodeViseu)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

II BTT Demo no Campeonato de Maratonas FórumBTT

O II BTT Demo, evento organizado pelo Pedaladas Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira, vai estar inserido no Campeonato de Maratonas FórumBTT do ano 2009, este que é o maior fórum online português sobre o BTT, onde estão registados, à hora da publicação desta notícia, 23777 membros.

Ao fazer parte de tal campeonato, este evento sofrerá algumas alterações, das quais se destacam:

• Ambos os percursos do evento terão tempos cronometrados, assim como postos de controlo em locais desconhecidos dos atletas participantes.

• Apesar de se manter como Meia Maratona & Passeio, o II BTT Demo, será visto em termos "competitivos" como Maratona & Meia Maratona.

• Inicialmente prevista a entrega de prémios simbólicos aos 3 primeiros classificados do percurso maior, passará a existir também o mesmo trato no percurso menor.

O evento tem um limite máximo de 200 inscrições (podem ser feitas neste link)!


Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas (PRED)

Moimenta da Beira está entre os vários municípos que receberam empréstismos de emergência para regularização das dívidas.

A lista completa dos empréstimos pode ser consultada neste link.

O que é o PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE DÍVIDAS DO ESTADO?

O Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 191 -A/2008, de 27 de Novembro, aprovou o Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado, que veio estabelecer um conjunto de medidas que visam garantir os pagamentos a credores privados das dívidas vencidas dos serviços e organismos da administração directa e indirecta do Estado, das Regiões Autónomas e dos municípios. No âmbito deste Programa, foi decidida a criação de um balcão único junto do Ministério das Finanças e da Administração Pública, que funciona como última instância junto da qual os credores privados dos organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado podem solicitar o pagamento das dívidas certas, líquidas e vencidas. VER MAIS

O que pensam em relação a este tema? Comentem...


Ver notícias relacionadas - clique aqui.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

«Vídeo» - "Tia Marquinhas"

A fábrica de enchidos artesanais Tia Marquinhas, localizada em Moimenta da Beira (Viseu), fez a apresentação pública do novo catálogo onde constam mais de 20 produtos que comercializa. Na ocasião, Manuel Tomás, administrador da empresa explicou alguns métodos utilizados no processo de fabrico e deu como exemplo a forma como o edifício foi concebido para receber o ar da montanha que ajuda a secar os presuntos. (Fonte:TuriViajar-Youtube)

Agradecimento ao colaborador Nuno Requeijo.

«Região» - Resumo de Notícias

PORTISTAS NÃO VÃO
"O comunicado do FC Porto após a eliminação da Final8 da Taça de Portugal já fazia antever o que agora se confirma. Nuno Marçal e Kevin Martin, jogadores portistas escolhidos para o “All-Star Game”, não vão marcar presença em Moimenta da Beira(...)" LER MAIS
(Fonte:SCN.pt)

Atletas do Barreiro e Seixal convocados para o «Dia das Estrelas»
"A festa das estrelas realiza-se no próximo dia 24, em Moimenta da Beira.Do GD ESSA Barreiro estão convocadas Alexis Castro; Nordia Henry e Larisse Lima, que vão integrar a Selecção Sul Feminina.Para a Selecção Sul Masculina estão convocados - Bruce Brown, Chad Mckenzie e Tyrekus Bowman do FC Barreirense; assim como Timothy Bush, do Galitos FC do Barreiro; para além de Miguel Gomes e Braima Freire do Seixal FC(...)" LER MAIS
(Fonte:RostosOnline)

Dia das estrelas - Festa em Moimenta da Beira
"Será um dia de Carnavel em cheio para o basquetebol português. Dia 24, Moimenta da Beira junta as principais figuras da modalidade, no denominado Dia das Estrelas.
A partir das 10 horas e até à noite, o programa inclui os Concursos 3 Pontos e Afundanços, o Jogo das Estrelas Feminino e o Jogo das Estrelas Masculino. O tradicional encontro masculino, entre Norte e Sul, será às 17 horas(...)" LER MAIS
(Fonte:Infordesporto Sapo)

Um Carnaval mascarado de Estrelas
"Será um dia de Carnavel em cheio para o basquetebol português. Dia 24, Moimenta da Beira junta as principais figuras da modalidade, no denominado Dia das Estrelas. A partir das 10h00 e até à noite, o programa inclui os Concursos 3 Pontos e Afundanços, o Jogo das Estrelas Feminino e o Jogo das Estrelas Masculino.(...)" LER MAIS
(Fonte:OJogo)

Ministério da Agricultura concede ajudas para recuperação de estufas
"O Governo decidiu conceder ajudas para a reconstrução e reparação das estruturas e coberturas das estufas de hortofloricultura danificadas na sequência dos ventos fortes registados no distrito de Vila Real e também para a replantação e reposição das oliveiras afectadas pela geada.(...)" LER MAIS
(Fonte: NoticiasdeVilaReal)

Agradecimento ao Rui Requeijo pelo alerta para algumas noticias.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

«C.D.R.» - Aposta de Resultados

Na tabela ao lado surge a classificação geral.

Os resultados desta jornada foram:
Séniores:
CDR [3-2] Molelos

Juniores A:
Adiado para dia 21

Próxima ronda de apostas:
Séniores: 22 Fevereiro 2009
CDR Vs Resende

Juniores A: 21 Fevereiro 2009
CDR Vs Arrifanense

Convém lembrar que a ronda de apostas fecha às 13 horas de sábado!

Boas Apostas.

Praça Pública - Semanal

Que futuro, depois das eleições? «José Leite Pereira»

Nalguns sectores afectos ao PSD vai crescendo a ideia de que Manuela Ferreira Leite não deveria apresentar-se nas eleições como candidata a primeira-ministra. Deveria disputar as eleições como líder do partido, mas tendo a seu lado alguém mais jovem que o partido indicaria para chefiar o Governo.

Independentemente de quem seria o "outro", embora seja claro que, no momento actual, dificilmente poderia deixar de ser Passos Coelho, a proposta não é mais do que um acto desesperado condenado ao fracasso. Por um lado, uma coisa destas significaria uma enorme humilhação de Ferreira Leite, coisa que a própria só aceitaria se tiver perdido - o que não é provável - o último pingo de dignidade. Além disso, o "jovem" ficaria imediatamente queimado, pois não faltaria quem dissesse que não pode ser chefe do Governo quem não tem competência para liderar o próprio partido ou que não pode chegar-se a chefe do Governo pela mão de alguém que não consegue pôr ordem no seu partido.

O PSD precisa de mais do que isto. Possivelmente, a regeneração por que terão de passar os sociais- democratas não cabe no curto período que nos separa das eleições. É o mais certo. E depois do desastre eleitoral, mais do que provável, quase certo também, é preciso garantir que o PSD saiba perder e saiba sair da crise. Da última vez não soube. E isso não é importante apenas para o PSD. O espectro político português tem um buraco no centro-direita que o CDS-PP não é capaz de preencher e que o PS não pode cobrir na totalidade. A consequência disso tem-se visto: o PS foi encostando à direita e deixou ao PCP e ao BE muito espaço ao centro-esquerda para eles preencherem. A crise económica tem feito o resto: o PCP sempre congrega, entre nós, uma faixa jovem do eleitorado e outra mais larga do operariado; o Bloco consegue que a crise disfarce óbvias divisões internas e permite que o discurso de Louçã e Fazenda escondam raízes trotskistas e estalinistas que nem no auge da revolução conseguiram congregar eleitorado. Se nas próximas eleições esse eleitorado crescer como as sondagens prometem nada de muito saudável acontecerá ao nosso regime democrático, pois o que resta do PSD e o CDS não estão em condições nem de dar força nem de credibilizar qualquer Governo.

Do lado do Governo temos um primeiro-ministro fragilizado por dúvidas constante e habilmente lançadas para a praça pública. Um primeiro-ministro que parece continuar a preferir a arrogância a uma atitude mais incómoda, é certo, mas mais construtiva, de tudo explicar e abrir sobre si próprio sempre que é questionado. Um PS que parece só existir à medida do Governo que serve, não se constituindo nem como sua reserva e reforço moral, nem alimentando saudavelmente alternativas internas credíveis. Um partido que, estando no Governo, não consegue ser congregador de todos os seus.

Possivelmente, o PS ganhará as eleições. Na verdade, mais ninguém parece poder ganhá-las. Mas uma vitória por ausência da direita e com a extrema-esquerda em ascensão rápida não é garante de nenhuma estabilidade. (Fonte: JN)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Jogo de Convívio

Em dia dos namorados (risos) nada melhor que um jogo de confraternização e amizade entre a equipa de futsal, fortíssima, da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a equipa menos entrosada do Blogue MoimentaNaNet.
Apesar do resultado ser o menos importante a equipa da CMMB superiorizou-se, batendo por 9-3 a equipa MNN.
Contudo, o convívio foi excelente e a forma como todos os presentes encararam o jogo foi fantástica, demonstrando que nós, Moimentenses, quando queremos podemos ser UNIDOS e, acima de tudo, amigos.

Para finalizar, resta-nos mandar um grande abraço a todos os presentes e deixar o repto para a realização de um próximo jogo de desforra. Ass.: MoimentaNaNet







Dia de S.Valentim

O blogue MoimentaNaNet deseja a todos os seus utilizadores e em especial a todos os Moimentenses um Feliz DIA DOS NAMORADOS.

Se quiserem fazer uma dedicatória à vossa cara metade usem o espaço dos comentários. Surpreendam-nos!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"Agricultura"- Ajudas para recuperação de estufas agrícolas e replantação de oliveiras

Ministério da Agricultura concede ajudas para recuperação de estufas e replantação de oliveiras

As condições climáticas adversas que atingiram, no final de Dezembro do ano passado e início de 2009, vários concelhos do Norte e Sul do país, provocaram a destruição ou danos significativos em estufas de hortofloricultura, bem como a destruição de oliveiras.

O Governo, ciente da perda do potencial produtivo de alguns agricultores, decidiu conceder ajudas para a reconstrução e reparação das estruturas e coberturas das estufas de hortofloricultura danificadas na sequência dos ventos fortes registados nos concelhos de Alijó, Armamar, Boticas, Chaves, Lamego, Moimenta da Beira, Montalegre, Murça, Penedono, Sabrosa, Tarouca, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Alcoutim, Aljezur, Faro e Silves.

Porque as geadas registadas em Novembro e Dezembro de 2007 afectaram as oliveiras, o Governo decidiu igualmente conceder ajudas para as despesas com a replantação e reposição das oliveiras mortas.

Esta ajuda destina-se a explorações com densidades superiores a 200 oliveiras por hectare nos concelhos de Alfândega, Carrazeda de Ansiães, Chaves, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Moncorvo, Murça, Torre de Moncorvo, Vale Paços, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.

Os agricultores que pretendam beneficiar destas ajudas devem apresentar as suas candidaturas até 27 de Fevereiro de 2009 junto das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas da sua área.

Fonte: http://www.governo.gov.pt/

«Últimas» - Basquetebol em Mta da Beira (Continuação)

Estrelas da Liga e Proliga de Basquetebol jogam juntas.

O desafio fundamental que hoje se coloca ao Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Moimenta da Beira é o da criação de uma onda de envolvimento e comunicação com as populações, em que a mensagem da actividade física e do desporto estejam permanentemente associadas à cultura do tempo livre, à manutenção da condição física, à saúde individual, à valorização da qualidade de vida e à promoção do bem-estar
A organização deste evento constitui motivo de orgulho e de atracção para a divulgação da “Marca Desportiva Moimenta da Beira”, território que vê no desporto um inegável veículo promocional, materializado com a realização de mais um evento de âmbito nacional.
Assim, no trilho do percurso, Moimenta da Beira Fomenta o Desporto, que se constitui como uma valência prioritária no quadro de acções da autarquia, surgiu a oportunidade de se desenvolver o “Dia das Estrelas” de Basquetebol.
Este evento de grande relevo para o Município, vem, sem dúvida, contribuir para a afirmação de uma Cultura de Desporto no Concelho, que certamente proporcionará momentos de grande espectacularidade.
O dia 24 de Fevereiro foi o dia eleito para receber esta grande festa da modalidade que reúne os melhores atletas masculinos e femininos do Norte e Sul do país. O Concurso de “Triplos” e “Afundanços” constitui o momento ímpar deste evento.
Após o reconhecimento favorável da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), relativo às instalações do Pavilhão Municipal, para receber aquele que é um dos momentos altos da temporada basquetebolística, o Pelouro de Desporto da Câmara de Moimenta da Beira encetou contactos e agilizou todo o processo logístico inerente à realização desta iniciativa, por forma a garantir, com sucesso, que o Município continue no ranking dos Concelhos seleccionados para acolher eventos desta natureza.
Ao nível técnico, a FPB dividirá as equipas da Liga e da Proliga em dois grupos regionais (equipas do Norte e Equipas do Sul) e, nessa divisão, os treinadores das duas competições vão escolher um leque de 12 atletas das equipas nortenhas e outros tantos de formações sulistas.
Numa perspectiva de sensibilizar a comunidade local para a modalidade, o evento integra uma programação variada, iniciando às 09.30h com actividades de Minibasquete, seguido do Concurso de “Triplos” e “Afundanços” às 10H00. Às 12H30, será servido um almoço para as equipas, comitiva de apoio e organização na EB/2 de Moimenta da Beira, que conta com o apoio do Agrupamento Vertical de Escolas e da Cerdama.
O programa da tarde inicia às 15H00 com o Jogo das estrelas Femininos Norte/Sul, sendo realizado no intervalo as Finais dos Triplos Femininos. O Jogo das estrelas Masculinos Norte/Sul ocorre às 17H00, sendo realizado no intervalo as Finais dos Triplos e Afundanços Masculinos, terminando, assim, as acções desportivas.
A finalizar este evento de cariz nacional, decorrerá às 19H00 a Cerimónia de Encerramento com entrega de prémios. Ler mais em http://www.cm-moimenta.pt/
(Fonte do texto:www.cm-moimenta.pt)


Ver convocatória

«Casa F.C.P. Mta Beira» - VI Torneio de Sueca

A pedido da casa do Futebol Clube do Porto de Moimenta da Beira passamos a publicar a classificação actual (à 6ª jornada) do VI torneio de sueca.

(clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

«Últimas» - Basquetebol em Moimenta da Beira

Leia a análise em Palavras em Viagem. Agradecimento especial ao António Bondoso pelo alerta para esta notícia.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

«Crónica-Arqueologia» - Epígrafe BALBVS

Em 2003, no âmbito da elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Moimenta da Beira, foi identificada uma epígrafe reaproveitada no pavimento da Capela de Nossa Senhora de Fátima, Granja dos Oleiros (freguesia de Rua).
A inscrição apresenta grandes desgastes e a moldura que a rematava desapareceu quase por completo, permitindo apenas uma leitura hipotética e muito incompleta.
No entanto, através de um método adequado, foi possível ler algumas linhas. Crê-se que seja uma inscrição funerária para memorar um defunto, pois podemos detectar algumas características das epígrafes funerárias romanas.
As inscrições funerárias romanas (as mais completas) contêm os seguintes dados: a invocação aos deuses Manes (divindades a quem, a partir de meados do século I da nossa era, os túmulos passaram a ser consagrados, mediante adequada cerimónia), a identificação do defunto, a idade com que morreu, a identificação da(s) pessoa(s) que erigiu (erigiram) a memória, seguida de F(aciendum) C(uravit ou curaverunt) (mandou ou mandaram fazer) e a fórmula final: «aqui jaz» (H.S.E.) e o voto «que a terra te seja leve!» (S.T.T.L.).

A sua inscrição reza o seguinte:
BALBVS
MANI
FCOLA […]
NN […]N ?
LXX […]
EVS […]
TRI.S ? VO ?


Traduzir-se-á:
AQUI JAZ BALBO,
FILHO DE MANO,


DE 70 ANOS

QUE A TERRA TE SEJA LEVE!

A onomástica e a filiação parecem ser indígenas. O primeiro nome (1.ª linha) estará no nominativo e o segundo (2.ª linha) no genitivo. A 3.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª e 7.ª linhas apresentam problemas de tradução. Na 3.ª linha, crê-se que seja a fórmula F(aciendum) C(uravit ou curaverunt). Na 4.ª e 5.ª linha, supõe-se que seja a idade com que morreu. Na 7.ª linha, crê-se que seja uma das fórmulas finais das inscrições funerárias.
A lápide mede aproximadamente 85 cm de altura e 42 cm de largura. O campo epigráfico tem 70 cm de altura.
A altura das letras varia entre 6/7cm. A altura dos espaços interlineares varia entre 2/3cm.

Numa época marcada pela dominância do audiovisual, é importante que também pelo caminho da investigação histórica e arqueológica se dê importância à escrita dos homens e mulheres de outros tempos e de outras civilizações. Os romanos e outros povos que aqui viveram antes de nós tiveram sentimentos semelhantes aos nossos. Também nasceram, cresceram, conviveram, constituíram família e sonharam.
A epigrafia (ciência que estuda as inscrições em materiais duradouros: pedra, cerâmica, metal, etc.) permite-nos dar esse testemunho.

Autor: José Carlos Santos

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Praça Pública - Semanal

O erro do CSI «Francisco Moita Flores»

Costuma-se dizer que dentro de cada um de nós existe um treinador de futebol e um árbitro. Intermináveis conversas de café discutem os erros tácticos e os penáltis que aqueles ceguinhos, mesmo junto à bola, não conseguem ver.
Por outro lado, na sequência do sucesso de séries policiais, como o CSI, emitida pela SIC, e dos amplos noticiários sobre crimes e criminosos, fomos invadidos por outras duas figuras. Em cada um de nós existe um detective e um juiz. Exactos, rigorosos, justiceiros, vingadores, donos de verdades judiciárias tão definitivas que qualquer investigador, procurador ou juiz a sério teme afirmar. É a moda. E veio para ficar.
Escrevo depois de ver um episódio de Poirot, outra excelente série policial, emitida na RTP Memória, e não consegui deixar de lembrar Edmond Locard, o grande organizador da investigação criminal como hoje a conhecemos. No início do séc. XX, escreveu um ensaio no qual comparava os polícias de laboratório e os de romance, naquela época dominados pelos feitos de Sherlock Holmes. Chegava a uma conclusão bem simples. Os novos métodos da polícia científica tinham um único objectivo: produzir prova material que secundarizasse a prova testemunhal e terminasse com a necessidade da confissão.
Durante séculos, a tortura ganhara legitimidade como instrumento que permitia a tranquilidade de haver um réu confesso. Torturar até confessar. Foi contra esta afronta à dignidade humana que os pioneiros da investigação criminal criaram os novos métodos que haveriam de ganhar maior consistência científica (sem nunca ser uma ciência) ao longo de toda a centúria até aos nossos dias. Os polícias de romance, segundo Locard, contribuíram para os novos métodos com a divulgação da dedução e da análise meticulosa dos indícios. O caminho estava aberto. O erro de Poirot é descobrir crimes apenas pela análise e dedução dos comportamentos dos suspeitos.
O erro do CSI é, depois de tanta ciência, existir sempre a confissão do autor do crime. E os dois erros, afinal de contas, são o verdadeiro fascínio da investigação criminal. Não sendo ciência que dela se alimenta e, agora, de milhões de detectives de bancada que hesitam entre chamar nomes ao árbitro ou denunciar calorosamente o criminoso das suas crenças.
De facto, estamos mais perto da Inquisição do que muitas vezes nos julgamos. (Fonte: CorreirodaManhã)

domingo, 8 de fevereiro de 2009

«C.D.R.» - Aposta de Resultados

Na tabela ao lado surge a classificação geral.

Os resultados desta jornada foram:
Séniores:
Canas [0-0] CDR

Juniores A:
Feirense [3-0] CDR

Próxima ronda de apostas:
Séniores: 15 Fevereiro 2009
CDR Vs Molelos

Juniores A: 14 Fevereiro 2009
CDR Vs Arrifanense

Convém lembrar que a ronda de apostas fecha às 13 horas de sábado!
Boas Apostas.

«Crónica-História» - "História da nossa terra!"

A desaparecida capela de S. Plácido

O facto histórico que se apresenta neste esparso, não é ainda do conhecimento do vulgo. Um dos que mais chamou à atenção para a necessidade de se procederem a investigações no sentido de se recuperar mais este fragmento da História desta vila foi Monsenhor Bento da Guia. Não é possível proceder à identificação de todas as pedras desta desaparecida capela, como fez o padre Bento em relação ao pelourinho de Moimenta. Porém, aqui fica apenas a rememoração de mais um monumento que existiu na vila, que atesta não apenas ecos da religiosidade da altura, como também a vitalidade e riqueza monumental de Moimenta da Beira.
Não se sabe exactamente onde se localizava a capela de S. Plácido. Sabemos que existia na casa de Caetano Alexandre da Fonseca Pinto e Albuquerque que deveria ficar situada no espaço envolvente à Fonte da mesma invocação, de S. Plácido, que o mesmo mandou construir. Olhando hoje para esta fonte e espaço envolvente, poder-se-á pensar que o mesmo se destinava a usufruto das freiras do convento beneditino de N. Sra. da Purificação. Nada mais falso, pois a cerca do convento não chegava até aí! As freiras de Moimenta eram freiras de clausura e o espaço que calcorreavam era apenas o da cerca com os seus claustros, também desaparecidos. Todos os terrenos que hoje vemos por detrás do mosteiro, pertencentes à família dos Sarmentos, não eram no passado pertença de um mesmo proprietário. Por conseguinte, resultaram da junção de três propriedades diferentes, as casas e a cerca do Convento, a casa da propriedade do Conde Taverede e a Tapada que foi do Conde de Lobata.
Por conseguinte, a fonte de S. Plácido e capela da mesma invocação, eram pertença da casa de Caetano Albuquerque, capitão-mor de Trancoso que laborava em Moimenta, onde casou com D. Maria José de Araújo Meneses, e fidalgo da casa real. Para que qualquer indivíduo pudesse ter capela privada era necessária uma licença episcopal, o que Caetano conseguira obter com facilidade, pois o bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos Pereira, era seu tio. Foi o próprio D. Manuel que se encarregou de mandar vir de Roma o corpo do mártir para figurar na capela do seu sobrinho. Uma vez que faleceu no ano da vinda da imagem, em 1786, altura em que já se construía uma capela magnífica para albergar, foi Caetano Albuquerque quem a recebeu e manteve no seu oratório doméstico, onde era visitada pelo povo da região em virtude da fama que tinha de produzir milagres. Quem no-lo confirma é D. Joaquim de Azevedo, na sua História Eclesiástica do Bispado de Lamego. Poderemos conferir credibilidade às palavras deste autor? Sem dúvida. Lembre-se que o referido D. Manuel, bispo de Lamego entre 1773 e 1786, natural de Castro Daire, que mandou vir a imagem de Roma para a capela do seu sobrinho, foi quem proveu o Pe. Joaquim de Azevedo como reitor de Várzeas de Trovões e posteriormente abade de Cedovim e arcipreste de um dos distritos eclesiásticos de Entre Côa e Távora. O seu testemunho é, por isso, a tradução do seu conhecimento real experienciado.
Já depois de erigida a capela de S. Plácido, aí foi baptizada a filha dos proprietários, em 2 de Setembro de 1791. Teve pouco tempo de vida esta capela. Alvo das invasões francesas, foi totalmente destruída em 1808, na sucessão do que aconteceu com outros monumentos da vila e actual concelho de Moimenta da Beira. Dela restam duas colunas que sustentam um alpendre atrás do convento e outras pedras talhadas que figuram por ali não apenas nos muros da fonte da pipa, como noutros. Diz-se mesmo que há largos anos atrás os miúdos que brincavam no terreiro das freiras sabiam bem identificar a “porta capela e o cu da Canoa”, mulher anã que vivia junto à capela de Nossa Senhora do Amparo.

Autor:
Jaime Ricardo Gouveia

sábado, 7 de fevereiro de 2009

«Desporto» - Divisão de Honra

Se há jogos empolgantes, este é um deles. O primeiro da tabela, que conquistou esse posto na ronda anterior, recebe o antigo 'comandante' da prova, num choque de titãs e entre os principais candidatos à subida. As duas formações estão separadas por um ponto e é a liderança que está em causa. Como se de um Porto - Benfica se tratasse (que curiosamente joga-se no mesmo dia), a Santacombadense, de José Branquinho e o Mangualde, de Jorge Valente, terão em si grande parte das atenções.
Emocionante também promete ser o encontro entre Sampedrense e Oliveira de Frades. Os dérbis da região de Lafões, por si só, já costumam ser muito aguardados, mas este tem 'condimentos' especiais. As duas equipas estão empatadas no terceiro lugar e ambas querem ganhar vantagem nesse posto. Por outro lado, a perspectiva de que os adversários da frente (pelo menos um), perderão pontos, dá ainda outra motivação a estes dois rivais.
Jogos muito interessantes para acompanhar já amanhã e que poderão ajudar a definir a classificação final da Divisão de Honra, ainda que faltem doze rondas.
Mas há muito mais para assistir este domingo. O quinto classificado, o Moimenta da Beira, tem um jogo complicadíssimo. A formação, treinada por Jorge Paiva, visita o Canas de Senhorim, sétimo da tabela, numa partida em que os oito pontos que separam os dois emblemas pouco ou nada dizem relativamente ao seu valor, já que ambas têm grande potencial.
Entretanto o Sporting de Lamego recebe o Parada. Os dois conjuntos têm 22 pontos cada e poderão beneficiar de algum deslize de Lamelas, Tarouquense ou Canas de Senhorim para subir algumas posições na contagem. Neste ponto importa referir que o Lamelas recebe o Paivense enquanto a Tarouquense viaja até S. João da Pesqueira.
Por fim, referir ainda que o Campia é anfitrião do Sporting de Santar e que o Resende visita Molelos. (Fonte: Mangualdeonline)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

«Notícia» - Acidente na EN 323 - Caria

Aparatoso acidente na EN 323 - Caria, Moimenta da Beira

Ontem por volta das 13:15, houve um despiste de uma carrinha de mercadorias na EN 323, na localidade de Caria. Do acidente não resultou qualquer ferido, estando só envolvido o motorista da carrinha. De registar o aparato deste acidente, conforme se pode comprovar pelas fotos.






Informação: Nuno Requeijo Bondoso

«Últimas» - Magalhães retidos nas escolas

As queixas sobre a distribuição dos computadores Magalhães pelos alunos do primeiro ciclo continuam a multiplicar-se, mesmo com o reforço de entregas que estava previsto para Janeiro. De acordo com uma notícia da TSF, mesmo alguns dos equipamentos entregues estão a ser retidos pelas escolas para evitar discriminação entre os alunos.

A reportagem da rádio refere várias situações em que a entrega de um número limitado de portáteis Magalhães nas escolas criou situações de desigualdade, pelo que os professores e conselhos directivos tomaram a decisão de não usar os equipamentos nas aulas, enviando-os para casa dos alunos ou reencaminhando-os para as sedes de agrupamento por uma questão de segurança.

Esta última foi a opção de uma escola no concelho de Moimenta da Beira onde foram entregues 8 computadores para 26 alunos. Outro caso referido é o de uma escola em Cinfães onde chegaram 42 Magalhães para 156 alunos.

A gestão do interesse e os desequilíbrios entre alunos tem sido complicada, já que algumas crianças reagiram mal à desigualdade criada, refere a coordenadora do complexo de escolas da sede do concelho de Cinfães à TSF.

Recorde-se que os últimos números divulgados pelo Ministério da Educação relativos ao Programa e-escolinha, que integra a distribuição dos portáteis Magalhães, referia que já tinham sido recebidas 300 mil inscrições e que já tinham sido entregues cerca de 120 mil portáteis, a uma média de 7 mil equipamentos por dia.

Na mesma altura o Ministério reforçou a ideia de que todos os Magalhães encomendados deverão ser entregues até à Páscoa, como a J.P. Sá Couto já tinha prometido. (Fonte:teksapo)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Newsletter Fevereiro - Biblioteca Municipal MBR



Clique na imagem para aumentar a resolução.

Câmara Municipal - Lista das adjudicações de 2008

Ficam aqui imagens da publicação de ontem do Diário da República sobre a lista das adjudicações das empreitadas efectuadas durante o ano de 2008.

(para ver as imagens em melhor qualidade cliquem sobre elas)



Se preferirem, cliquem neste LINK e vejam o ficheiro em PDF.

Comentem estas adjudicações feitas pela CM no ano passado.

(Muito Obrigado ao Colaborador Nuno 25 pela referencia feita a este "artigo")

«Nós por cá - Moimenta» - Séc. XXI ?









Após recerbermos um e-mail dos moradores de alguns dos prédios da Rua Prof. Dr. Cardoso Inácio, vamos expor aqui os problemas denunciados. (Clique nas fotos para as ampliar)

Apesar da rua, onde estão implantados os prédios em causa, ter excelentes condições, quer de acesso, quer de estacionamento, os acessos às garagens e à parte de trás dos mesmos são feitas em condições miseráveis.

Este caso surge, porque os construtores após terem a licença de habitabilidade e terem vendido os apartamentos fogem, constantemente, à sua responsabilidade e ao que está no projecto(construir acessos às garagens e parque infantil). Além disso, não limparam o local após as obras e deixaram de parte questões de segurança fundamentais.

Os moradores deixam a questão: "Onde anda a fiscalização municipal?"

Enquanto nada se faz, os moradores têm de passar diariamente pelo local cheio de lama e água, que causa por vezes atolamentos, perda de tempo e, claro, não permite que tirem o proveito daquilo que pagaram.

Já sabe, se tiver conhecimento de alguma situação que ache relevante para o "NÓS POR CÁ - MOIMENTA", envie um e-mail para blogmoimentananet@gmail.com.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Praça Pública - Semanal

Suspeita, conspiração e jornais «Henrique Monteiro»

Os jornais, ou para citar os antigos, "a rapaziada dos jornais", são, já se sabe, os grandes culpados do que por aí anda. Esta é uma ideia espalhada por quem não vê, ou não quer ver, a função essencial do jornalismo numa sociedade livre.

Sobre o caso Freeport, a comunicação social tem revelado alguns factos concretos, confirmados por intervenientes: buscas, relações familiares, mails comprometedores, controvérsias na aprovação dos terrenos. Também difundiu, é claro, informações parcelares sobre uma carta rogatória que, tal como uma pintura abstracta, pode ser interpretada ao gosto de cada um.

Mas o caso é interessante e parece constituído por peças de um puzzle que encaixam na perfeição. Houve, de facto, controvérsia nos terrenos, houve reuniões internacionais entre investigadores ingleses e portugueses, houve mails de um primo, buscas a um tio e há uma carta que, em todo o caso, não é a coisa mais simpática que poderia acontecer a Sócrates.

Esconder estas realidades seria negar que vivemos numa sociedade livre onde os temas podem ser discutidos sem serem imediatamente catalogados.

E, se é certo que todos são inocentes até sentença transitada em julgado, não é menos certo que - ao tratar-se de uma figura política tão elevada - nós não esperamos que reaja apenas passivamente, clamando contra "campanhas negras" ou como aqueles maridos apanhados que apenas respondem "querida, não é o que parece". De Sócrates e do seu dinamismo espera-se proactividade, tomada de liderança e vontade de tudo esclarecer. Desde o envolvimento familiar até às peripécias com o terreno.

Quero com isto dizer que penso ser útil o primeiro-ministro tomar a iniciativa de provar, sem margem para qualquer dúvida, a sua inocência e o seu afastamento de todo este processo. Abrindo as portas e divulgando o que lhe for possível divulgar: contas, negócios (se os tem), contratos. A bem de todos e, é claro, dele próprio. Os cargos políticos têm os seus inconvenientes, e este é um deles. Porque não basta dizer que se está à disposição da Justiça, é preciso que Sócrates esteja também à disposição dos cidadãos e da comunicação social.

O papel do jornalismo nestas questões é - em duas palavras - ser chato. Não largar o caso, querer tudo esclarecido. Não digo que não haja enviesamentos, manipulações e mentiras, que também as há. Mas limitar-se a culpar o mensageiro ou reduzir tudo a uma conspiração (que não se sabe também se existe), é não entender o direito que a imprensa e a opinião pública têm de controlar os actos do Governo. (Fonte:Expresso)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

«C.D.R.» - Aposta de Resultados

Na tabela ao lado surge a classificação geral.

Os resultados desta jornada foram:
Séniores:
CDR [3-1] Lamelas

Juniores A:
CDR [1-3] Tourizense

Próxima ronda de apostas:
Séniores: 08 Fevereiro 2009
Canas Senhorim Vs CDR

Juniores A: 07 Fevereiro 2009
Feirense Vs CDR

Convém lembrar que a ronda de apostas fecha às 13 horas de sábado!
Boas Apostas.