sábado, 20 de fevereiro de 2010

«Região» - Foz Côa na Comunidade Intermunicipal do Douro

A Câmara de Vila Nova de Foz Côa integra a mesa da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIR), sendo parte do novo corpo directivo da estrutura.

Uma vez criada por escritura pública, em 15 de Janeiro findo, na Biblioteca Municipal de Vila Real, e depois de se ter procedido à sua eleição com base numa lista consensual, os órgãos sociais foram recentemente instalados. A Comissão Instaladora é composta pelo presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, por Francisco Lopes (edil da Câmara de Lamego) e Aires Ferreira (Câmara Municipal de Torre de Moncorvo). A comissão executiva é presidida por Artur Cascarejo, presidente da Câmara de Alijó. Na Assembleia Intermunicipal, preside Maria Chaves, representante da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, enquanto os restantes membros da mesa são António Graça, represente a AM de Sabrosa, e Agostinho Marafão, primeiro secretário da da AM de Vila Nova de Foz Côa.

A CIMDOURO terá a sede em Vila Real e delegações em Lamego e Torre de Moncorvo. Após o acto de instalação e posse dos respectivos titulares, foram apreciados e votados favoravelmente o Orçamento para 2010 e o Mapa de Pessoal da CIMDouro, bem como a proposta para a designação do secretário executivo e sua remuneração. De seguida procedeu-se à assinatura de contratos de financiamento dos empreendimentos aprovados pela CIMDouro, ao abrigo da delegação de competências da Autoridade de Gestão do ON2.

De referir que a CIR substitui, em definitivo, a Comunidade Urbana do Douro, criada em 2004 e com morte anunciada em Fevereiro de 2005 para realmente desaparecer em Setembro de 2008. Esta nova Comunidade abrange praticamente o território da NUT III Douro e agrupa actualmente 19 municípios, agrupando assim uma população residente que, segundo os censos de 2001, é superior a 220 mil habitantes.
(Fonte:Jornal O Interior)

Sem comentários: