quinta-feira, 4 de março de 2010

«Arqueologia» - O pedestrianismo


O pedestrianismo é uma actividade com vertente lúdica e desportiva que consiste em realizar passeios em espaços rurais e naturais (montes, serras, planaltos, vales, florestas, bosques, costas, etc.) e não requer grandes conhecimentos, nem investimentos dos seus praticantes.
É sobretudo uma forma fácil de estar em contacto com a Natureza e com as populações locais através de percursos pedestres.
Atenta a esta realidade, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira solicitou a uma empresa de Arqueologia (ARQUEOHOJE) a criação do Circuito Pré-Histórico do Planalto da Nave, considerado um dos circuitos pré-históricos mais expressivos do país e, ao mesmo tempo, de uma excepcional biodiversidade florística e faunística.
Aqui, por duas vezes (em 2003 e em 2005 a convite da autarquia), acompanhei o Dr. Colin Burgess (University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra), Presidente do BASG – Bronze Age Studies Group – do qual fazem parte investigadores da Idade do Bronze (Dr. Michel Le Goffic e Mme. Odile Le Goffic, Service Archéologique de Finistère, Le Faou, França; Dr. Mª Isabel Martinez Navarrete, Centro de Estudios Históricos del CSIC, Madrid, Espanha; Dr. Virgílio Correia, Museu Monográfico de Conímbriga, Coimbra, Portugal… são apenas alguns nomes deste conceituado grupo).
Contudo, não tem sido feito aquilo que um percurso pedestre exige, que é a limpeza/manutenção periódica dos locais valorizados, assim como a substituição do equipamento de sinalização entretanto vandalizado.
Pois, que grande decepção terá o visitante ao deparar-se com um caminho em mau estado de conservação ou demasiadamente extenso, sinalização precária ou um sítio histórico/arqueológico que não é mais do que um amontoado de pedras totalmente abandonado e sem qualquer interpretação, e/ou sem quaisquer potencialidades naturais, históricas, etnográficas ou gastronómicas.
Portanto, a divulgação e promoção turística de percursos pedestres devidamente limpos, adequados e auxiliados pela respectiva sinalética, desdobráveis (ou brochuras), em articulação com as Juntas de Freguesia e outros elementos de dinamização local e regional (pousadas e unidades de turismo rural) são, na minha opinião, alguns dos objectivos que se deveriam alcançar nos próximos anos em prol do desporto dos que andam a pé que, cada vez mais, é praticado no nosso país e que, para além disso, tem vindo a assumir-se como um instrumento pedagógico extremamente eficaz na sensibilização de toda a comunidade para as questões patrimoniais e ambientais, assim como no desenvolvimento da actividade turística.
Autor:
José Carlos Sanots

1 comentário:

Nuno25 disse...

Boas,

Concordo com tudo aquilo que o Zé Carlos disse.

É pena esses caminhos pedestres não estarem minimamente limpos e em condições de as pessoas poderem usufruir deles.

Quem gosta da natureza e de caminhar, fica por vezes revoltado com essas situações.

Poderia-se fazer tanto nesta matéria do PEDESTERISMO...

Cumprimentos

Nuno Bondoso