terça-feira, 9 de março de 2010

Holocausto contado aos jovens de Moimenta da Beira

Cerca de 70 estudantes da escola secundária de Moimenta da Beira participaram numa conferência sobre a história do Holocausto. A iniciativa foi da Biblioteca Municipal e realizou-se no Auditório Padre Bento da Guia.

Na mesa estiveram Francisco Cardia, vice-presidente da autarquia, Felisberto Lima, professor de história, e os dois conferencistas convidados: Sandra Costa, da direcção da MEMOSHOÁ – Associação Memória e Ensino do Holocausto, e Jaime Gouveia, historiador, natural de Leomil.

O evento começou com a projecção do documentário “Para cada um há um nome”, produzido pelos alunos do 12º D, e que relatou os horrores do extermínio dos judeus pelos nazis durante a segunda Guerra Mundial de 1939/1945.

Sandra Costa analisou a história segundo o ponto de vista das vítimas, dos perpetradores e dos observadores passivos, tudo para conseguir refazer o período negro “do antes, durante e depois do holocausto”, explicou.

Falou dos guethos de Varsóvia, da política forçada de emigração de judeus imposta por Hitler, e das valas comuns, para onde terão sido lançados os corpos de centenas de milhares de pessoas, não só judeus, mas também ciganos, homossexuais, comunistas, entre outros. Relembrou ainda os campos de concentração e a solução final, que terá exterminado cerca de sete milhões judeus.

Jaime Gouveia, o segundo conferencista convidado, baseou a sua intervenção na história local de Moimenta da Beira, designadamente na existência dos judeus em Leomil desde tempos imemoriais. Apoiado em documentos e imagens, abordou também a política do regime nazi, a perseguição do povo judeu e o seu enquadramento no contexto histórico actual.
Fonte: ViseuMais

Sem comentários: