sexta-feira, 9 de abril de 2010

«Cultura» - Fundação Aquilino Ribeiro valorizada

A autarquia de Moimenta da Beira quer transformar a antiga casa do escritor, em Soutosa, num pólo de cultura mais dinâmico, mais aberto à comunidade e aos investigadores.

O primeiro esforço da Câmara de Moimenta da Beira passará pela alteração dos estatutos, que permitirá a entrada para o Conselho de Administração das três autarquias das Terras do Demo: Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva. O objectivo é fazer com que estes municípios possam assegurar, rotativamente, a presidência da Fundação.

«É decisivo que este passo seja dado, já que com o falecimento do filho do escritor, o juiz conselheiro Aníbal Aquilino Ribeiro, em 1999, e depois com a morte de sua mulher, Dr.ª Josefa Campos, em Fevereiro deste ano, criou-se um vazio de poder e, por via disso, a Fundação e o seu espaço físico quase ficaram à deriva», explica o edil José Eduardo Ferreira, segundo nota da Câmara.

O autarca, garante também que realizará, em breve, obras de manutenção na casa-museu, em Soutosa, sede da Fundação, onde estão expostos centenas de objectos pessoais do escritor, entre livros, postais e fotografias, pedaços da vida do mestre, autor de «Geografia Sentimental» ou «Quando os Lobos Uivam», dois dos seus mais conhecidos romances escritos durante o seu longo e profícuo labor literário de cinquenta anos e mais de sete dezenas de obras publicadas.

Recorde-se que a Fundação Aquilino Ribeiro foi criada em 1988, pelo juiz conselheiro, nascido em 1914, fruto do primeiro casamento de Aquilino com a alemã Grete Tiedmann.

Fonte: cafeportugal.net

Sem comentários: