domingo, 25 de abril de 2010

DE VEZ EM QUANDO !

OS SENTIDOS DO 25 DE ABRIL !

Primeiro foi o sentido branco da Primavera, correspondente à pureza ingénua dos jovens capitães, desejosos de terminar com uma guerra de guerrilha interminável.

Depois foi o sentido vermelho ideológico, de Leste carregado – o aproveitamento “enquadrado” das organizadas estruturas da Guerra-Fria.

Pelo meio um sentido amarelo de aviso Outonal para repor os ideais do sonho – dos sonhos!

Ainda um sentido verde de esperança, próprio do rasgo, da vontade, da atitude de quem começa um caminho novo.

Finalmente o sentido azul “obrigatório” da adesão à CEE – o único que “oferecia” sustentabilidade para um futuro democrático e em liberdade.

Mas, como em tudo na vida, também as regras de trânsito são violadas. Os limites de velocidade, os sentidos proibidos, os sinais de informação.

E, assim, somos hoje confrontados com um sentido obrigatório de contornar as inúmeras rotundas que se espalham pelo país. De tanto contornar andamos tontos, à espera que o trânsito fique completamente interrompido. Aí será o caos quase absoluto, e não sei se haverá sentidos que possam indicar a necessária inversão de marcha.

2 comentários:

Alex disse...

"Pelo meio um sentido amarelo de aviso Outonal para repor os ideais do sonho – dos sonhos! "

Fracos sonhos que pariram tão fraca realidade...e deixe-me que lhe diga, que os verdadeiros e desafiantes sonhos de mudança não se esgotavam no lado vermelho da guerra fria, nem na ditadura "democrático-representativa" do outro lado,que foi imposta com submarinos ás portas de Lisboa para instalar a "democracia".

manjerico disse...

Parabéns ao Sr António Bondoso.

A sua crónica tem tudo a ver com o que se passou,e se passa,no nosso pequeno rectângulo.

Muitos dos sonhos nunca foram concretizados,e mais ainda quando nos deparamos com a gravidade da situação de desemprego que existe no nosso País.
Por isso cada vez mais,os jovens deixam de sonhar por uma vida melhor.

E é verdade Sr. Alex:
FRACOS SONHOS QUE PARIRAM TÃO FRACA REALIDADE.

Saudações para todos.
J.A.