segunda-feira, 12 de abril de 2010

«Notícias» - 100 anos da República revisitados


Leomil abriu o ciclo de conferências e exposições comemorativas do centenário da implantação da República, que a autarquia vai promover ao longo do ano. A iniciativa, que foi organizada em parceria com a Casa do Povo local, realizou-se no sábado passado, 10 de Abril, e teve sala cheia.

Realce para a excelência dos conferencistas, que contribuiu muito para o sucesso do evento. Jaime Gouveia, Manuel Rodrigues Vaz, Joffre Justino e Paulo Neto relembraram episódios, revisitaram a história e contaram os momentos chave que desencadearam o movimento que derrubou a velha monarquia portuguesa.

“O apodrecimento da monarquia fez o emergir a República”, como lembrou Jaime Gouveia, que exortou a memória de figuras moimentenses que tiveram papel de relevo durante aquele conturbado período da história. Um relevo tal que, recordou Rodrigues Vaz, um ano depois da sua instauração, Moimenta da Beira foi sede nominal de um círculo eleitoral, o número 20, que lhe dava direito a eleger cinco dos 279 deputados da Assembleia Constituinte de 1911, “o que é obra para um concelho aparentemente sem importância na altura”.

Joffre Justino, outro dos conferencistas, percorreu todo o século XIX, os movimentos revolucionários, a fuga da corte para o Brasil e todo o pulsar vivido entre na sociedade, até à implantação da República.

Aquilino Ribeiro foi um dos que efervesceu na primeira década do século XX. Paulo Neto recordou esses tempos, citando escritos do mestre e lendo passagens da obra de Aquilino.

Depois da conferência, tempo ainda para visitar a exposição de jornais da época, locais, regionais a nacionais, uma mostra que vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira, de 20 de Abril a 14 de Maio. Fonte: cm-moimenta

Sem comentários: