segunda-feira, 26 de abril de 2010

«Notícias» - 25 de Abril com povo

O povo de Moimenta da Beira marcou presença nas comemorações do 25 de Abril. A efeméride, que celebrou também os 100 anos da República, foi das mais concorridas de sempre. E verdadeiramente popular. Fica ainda marcada por ter sido a primeira promovida pelo novo Executivo, liderado por José Eduardo Ferreira, que quer fazer da festa de Abril, um momento alto do calendário de comemorações do município. “Quero que se torne um hábito e quero também que o programa seja rico e diversificado, como aconteceu já desta vez”, explica.
O dia começou às 9 horas, com uma arruada pela Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua. Às 10, arranque do passeio de cicloturistas, organizado pela Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, em colaboração com o Pedaladas. Uma hora depois, às 11, cerimónia de hastear das bandeiras, na varanda dos Paços do Concelho, com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira. E ainda o acto solene de deposição de flores no monumento em homenagem ao 25 de Abril.
A seguir, no Salão Nobre, realizou-se a cerimónia oficial, com sala cheia e intervenções dos presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal. António Reis, em representação do CDS-PP, discursou também. Mas o momento maior, foi a comunicação de Felisberto Lima, professor e historiador, que enriqueceu a sessão solene e lhe deu mais saber. “Da primeira República ao 25 de Abril – Um caminho, dois percursos”, assim se intitulou a comunicação, que percorreu a história, desde o advento da República à Revolução dos Cravos. O currículo de Felisberto Lima foi apresentado por Francisco Cardia, vice-presidente da autarquia e responsável pela elaboração e coordenação do programa das comemorações.
A festa terminou a meio da tarde, com um concerto da Filarmónica de S. Mamede de Ribatua, na Praça Comandante Requeijo, a que assistiram muitas dezenas de pessoas. Fonte: www.cm-moimenta-pt

1 comentário:

manjerico disse...

Boa noite a todos.

Só um pequeno comentário:

Tenho muita pena que o "25 de Abril",já não nos diga muito.
Nas escolas já pouco se ensina a nossa História,e que nesta altura já pouca gente veja como foi IMPORTANTE, o grande FEITO.

Saudações.
J.A.